Lista completa de Questões sobre NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.
A doença degenerativa enquanto doença do trabalho é aquela relacionada diretamente às condições especiais de execução do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.
O exame médico de retorno do trabalhador afastado por trinta dias devido a acidente de trabalho deve ser realizado em até quarenta e oito horas úteis após o dia da volta.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.
Cabe ao empregador a elaboração e a implementação do PCMSO, cabendo ao empregado a participação, quando necessário, no custeio do ônus decorrente do referido programa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
De acordo com os Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a alguns Agentes Químicos descritos na NR 7, o agente químico e o indicador biológico (material biológico e análise) correspondentes estão indicados em
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Entende-se por perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados as alterações dos limiares auditivos do tipo sensorioneural, decorrente da exposição ocupacional sistemática a níveis de pressão sonora elevados. Essa perda auditiva tem como características principais, de acordo com a NR 7, a
idade do trabalhador e sua capacitação profissional no período de exposição.
irreversibilidade e a progressão gradual com o tempo de exposição ao risco.
limiares auditivos iguais a 10 dB(NA) nas frequências de 250 Hz e 500 Hz.
reversibilidade e o retrocesso gradual com a diminuição do tempo de exposição ao risco.
história clínica e o resultado da otoscopia do trabalhador exposto ao risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Com relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assinale a alternativa correta.
Todas as empresas, independentemente de seu grau de risco, devem indicar um médico coordenador do PCMSO.
Os procedimentos do PCMSO são sempre padronizados para todas as empresas, englobando serviços de informação e registro que assegurem o pleno desenvolvimento do plano.
Se após análise dos riscos, não se detectar risco ocupacional específico, o controle médico poderá resumir-se a uma avaliação clínica global em todos os exames exigidos: admissional, periódico, demissional, mudança de função e retorno ao trabalho.
A principal articulação normativa do PCMSO dá-se com o disposto no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na Norma Regulamentadora no 05 (NR 05).
O PCMSO é um documento que deve ser homologado ou registrado nas delegacias regionais do trabalho e deverá ficar arquivado no estabelecimento à disposição da fiscalização.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
De acordo com a Norma Regulamentadora 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional,
as empresas com mais de 25 (vinte e cinco) empregados, até 50 (cinquenta) empregados, enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro I da Norma Regulamentadora 4, poderão estar desobrigadas de indicar médico coordenador em decorrência de negociação coletiva.
caberá à empresa contratante de mão de obra prestadora de serviços, informar à empresa contratada quais os riscos existentes, exigindo desta que seus empregados cumpram as mesmas rotinas de acompanhamento médico previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa contratante.
o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deverá considerar as questões incidentes sobre o ambiente de trabalho e a coletividade, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre saúde e as condições de trabalho.
o exame médico demissional será realizado obrigatoriamente até a data da homologação da demissão, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 120 (cento e vinte) dias para as empresas classificadas como de graus de risco 1 e 2.
o relatório anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve ser apresentado e discutido no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou, na inexistência deste, com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do estabelecimento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considerada como ciência básica da saúde coletiva, a Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas e os fatores determinantes desses padrões, sendo de importante aplicação no estudo da saúde dos trabalhadores. Dessa maneira,
tem-se, entre os critérios de causalidade, a consistência da associação, que é observada em estudos realizados em diferentes populações ou utilizando diferentes metodologias, fazendo com que associações consequência do acaso sejam claramente identificadas em resultados de estudos posteriores.
para que se possa acompanhar a morbidade na população e traçar paralelos entre a morbidade de um local em relação a outros, é preciso que se tenha medidas- -padrão de morbidade, sendo as mais utilizadas as medidas da prevalência e medidas da incidência, que pode ser cumulativa (acumulada) ou densidade de incidência.
a plausibilidade biológica, que já se mostrou um entrave ao estabelecimento da força de associação e sua respectiva magnitude em estudos transversais da relação trabalho- doença, deve ser entendida como uma oportunidade para o avanço dos estudos da fisiologia do trabalho.
o estudo de caso-controle, assim como o estudo de coorte, é um estudo prospectivo em que se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição) em indivíduos que integram uma população vivendo em condições ambientais homogêneas.
a incidência de uma doença depende da prevalência dessa mesma doença (quanto maior for a ocorrência de casos novos, maior será o número de casos existentes), como também da duração da doença, sendo que a mudança da incidência pode ser afetada tanto pela velocidade da ocorrência do óbito como pela modificação da duração da doença.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Sobre as diretrizes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR 7, pode-se dizer que o PCMSO deverá ser planejado e implementado com base:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Sobre o trabalho em turnos, assinale a alternativa incorreta:
Trabalhadores em turnos e trabalhadores noturnos estão sujeitos a sofrerem maiores riscos de doenças cardiovasculares, gastrointestinais e transtornos mentais. Portanto, os transtornos de ciclo sono-vigília podem ser acompanhados de outros efeitos à saúde.
No tratamento de transtorno do ciclo sono-vigília recomenda-se que o início do sono diurno após o trabalho noturno deve ser, na medida do possível, postergado.
Em função dos horários de trabalho em turnos e noturno somente ocorre o atraso de fases do ciclo sono-vigília.
Na suspeita ou diagnóstico de um transtorno de ciclo sono-vigília relacionado ao trabalho cabe promover acompanhamento médico, psicológico e social do indivíduo e a mudança do horário de trabalho, em turno fixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...