Lista completa de Questões sobre NR 12 - Máquinas e Equipamentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à prevenção e ao controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, julgue os itens a seguir.
As áreas de circulação nos locais de instalação de maquinas e equipamentos devem ser devidamente demarcadas, em conformidade com as normas técnicas oficiais, bem como as vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20 m de largura.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos vários aspectos relacionados à segurança do trabalho, julgue os itens que se seguem.
É permitida a existência, nas máquinas e nos equipamentos, de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia elétrica, desde que devidamente sinalizados.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.
É vedada a utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos de máquinas e equipamentos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à segurança do trabalho, julgue os itens de 109 a 116.
O acionamento de máquinas e equipamentos por pessoas não autorizadas deve ser restringido por meio de sistema de bloqueio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
De acordo com a Norma Regulamentadora 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos,
são consideradas medidas de proteção aquelas de caráter coletivo ou do posto de operação, as medidas administrativas e de capacitação da mão de obra e a adequada prescrição de equipamentos de proteção individual.
os condutores de alimentação elétrica que sejam justapostos às partes móveis das máquinas deverão possuir proteções adequadas e serem constituídos de materiais que não propaguem fogo e sejam autoextinguíveis.
nas máquinas operadas por dois ou mais dispositivos de comando bimanuais e cujo ponto de operação apresente riscos, exige-se a atuação síncrona dos dispositivos, incluindo-se aqueles de natureza diferente, que deverão manter a simultaneidade entre si.
nas máquinas e equipamentos cuja operação requeira a participação de mais de uma pessoa, o número de dispositivos de acionamentos simultâneos deve corresponder ao número de operadores expostos aos perigos decorrentes de seu acionamento.
entre os dispositivos de segurança classificados como de intertravamento, têm-se as chaves de segurança eletromecânicas, com ação e ruptura positiva, magnéticas e eletrônicas programáveis, sensores condutivos de segurança e travas mecânicas específicas para cada operação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Na avaliação de equipamentos dotados de baterias, o engenheiro de segurança do trabalho identificou a necessidade de se proceder a manutenção dos mesmos e para isso viu que deve-se garantir requisitos mínimos de segurança para as baterias conforme previsto na Norma Regulamentadora 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), dentre os quais:
cuidar da localização de modo que sua manutenção e troca possam ser realizadas facilmente a partir do solo ou de uma plataforma de apoio.
possibilitar a constituição e fixação de forma que, deslocamentos acidentais provocados quando em operação, permita o deslizamento das bases sobre os barramentos até alcançar uma posição de neutralidade de risco de acidente para o operador.
proceder a proteção do terminal negativo, a fim de prevenir contato acidental por parte do operador ou outro funcionário que opere equipamentos situados nas imediações, para que não sejam desencadeadas tensões de curto-circuito.
garantir a existência de comandos de partida ou acionamento das máquinas por meio de dispositivos que permitam seu funcionamento automático ao serem energizados os acumuladores instalados.
promover a inclusão de sinal de entrada que seja bloqueado quando houver desligamento de qualquer dos polos, oferecendo flutuação da energia que promova a atuação dos comandos de alimentação das baterias.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Segundo a NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), as manutenções preventivas e corretivas devem ser registradas em livro próprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados, EXCETO:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à prevenção e ao controle de riscos na utilização de máquinas e equipamentos, julgue os próximos itens.
A concepção das máquinas utilizadas em empresas deve atender ao princípio da falha segura, que consiste na garantia de que o sistema da máquina entrará em estado seguro caso ocorra a falha de um dos componentes relevantes para a segurança.
Tendo como base a NR 12, esta diz, em seu tópico Meios de acesso permanente, que é proibida a construção de rampas com inclinação superior a :
5º (cinco) graus em relação ao piso.
10º (dez) graus em relação ao piso.
15º (quinze) graus em relação ao piso.
20º (vinte) graus em relação ao piso.
50º (cinquenta) graus em relação ao piso.
Tendo como base a NR 12, esta diz que devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco. Assim, os serviços em máquinas e equipamentos que envolvam risco de acidentes de trabalho devem ser precedidos de ordens de serviço (OS) específicas, contendo, no mínimo:
A descrição do serviço e a data de realização.
A descrição do serviço, a data e o local de realização.
A descrição do serviço, o nome e a função dos trabalhadores, a data e o local de realização, bem como os responsáveis pelo serviço e pela emissão da OS, de acordo com os procedimentos de trabalho e segurança.
O nome e a função dos trabalhadores, além da descrição dos serviços.
Os responsáveis pelo serviço e pela emissão da OS, de acordo com os procedimentos de trabalho e segurança, e o nome e a função do trabalhador que executa a atividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...