Questões sobre NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

Lista completa de Questões sobre NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a “NR 32 - NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE”, no que concerne ao descarte de artigos pérfuro-cortantes, assinale a alternativa correta.

  • A. O limite máximo de enchimento do recipiente deve estar localizado 10cm abaixo do bocal.
  • B. O recipiente pode ser mantido próximo da realização do procedimento.
  • C. O recipiente deve ser posicionado de forma que a abertura não necessite ser visualizada pelos trabalhadores.
  • D. Os trabalhadores que utilizarem objetos pérfuro-cortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
  • E. É vedado o reencape de agulhas, desde que se use técnica correta.

A regulamentação do trabalho, realizada pelo TEM, em sua NR 32 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE, tem por inalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Nela estão caracterizados, em seu item 32.2, os Riscos Biológicos, como a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. Por sua vez, consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modiicados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. A classiicação dos agentes biológicos encontra-se no anexo I desta NR 32.

Assim, os riscos provenientes dos agentes biológicos são classiicados em:

  • A. Classe de risco 1: alto risco individual para o paciente e para a coletividade, com probabilidade de causar doença ao ser humano.
  • B. Classe de risco 5: risco coletivo elevado para os trabalhadores e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eicazes de proilaxia ou tratamento.
  • C. Classe de risco 4: risco individual baixo para o trabalhador e com probabilidade moderada de disseminação para o público. Apresenta poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios de proilaxia ou tratamento.
  • D. Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eicazes de proilaxia ou tratamento.
  • E. Classe de risco 3: risco pessoal elevado para o agente de saúde e com probabilidade moderada de disseminação para o coletivo de trabalho. Podem causar doenças e infecções médias ao ser humano, para as quais existem meios duvidosos de proilaxia ou tratamento.

Considere um estabelecimento de saúde onde trabalham 20 empregados. Esse estabelecimento atende pessoas com doenças infectocontagiosas, em regime ambulatorial e de internação, e possui instalações para a realização de pequenas cirurgias. Desde o início de seu funcionamento, há três anos, houve uma média de afastamentos por licença médica de dois a três casos por semestre. Em agosto de 2013, no entanto, cinco pessoas apresentaram licenças médicas, pelas seguintes causas:

- acidente de trabalho típico;

- acidente de trajeto;

- dor cervical;

- dengue;

- doença febril, cujo agente não pôde ser determinado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No PCMSO desse estabelecimento, deve constar relação de estabelecimentos de assistência à saúde, depositários de imunoglobulinas e vacinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere um estabelecimento de saúde onde trabalham 20 empregados. Esse estabelecimento atende pessoas com doenças infectocontagiosas, em regime ambulatorial e de internação, e possui instalações para a realização de pequenas cirurgias. Desde o início de seu funcionamento, há três anos, houve uma média de afastamentos por licença médica de dois a três casos por semestre. Em agosto de 2013, no entanto, cinco pessoas apresentaram licenças médicas, pelas seguintes causas:

- acidente de trabalho típico;

- acidente de trajeto;

- dor cervical;

- dengue;

- doença febril, cujo agente não pôde ser determinado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se o agente causador do quadro de doença febril indeterminada manifestado por um dos empregados apresentar comprovadamente limitado potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente, ele será classificado na classe de risco 1 para agentes biológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A exposição a riscos biológicos é uma constante para trabalhadores de serviços de saúde. Em relação a esse tema, tratado na Norma Regulamentadora 32 (NR-32), assinale a alternativa correta.

  • A.

    A Comunicação de Acidente Trabalho (CAT) deve ser emitida apenas quando houver afastamento do trabalho.

  • B.

    A verificação do ambiente e dos processos de trabalho não é objeto da avaliação de risco biológico a que os trabalhadores de saúde estão expostos.

  • C.

    Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.

  • D.

    É permitido ao empregador vedar o ato de fumar nos postos de trabalho, quando a empresa estiver em um ambiente livre de tabaco, sendo facultativo nos casos contrários.

  • E.

    O empregador deve informar aos trabalhadores e aos seus representantes, após concluída a investigação do evento, qualquer acidente ou incidente grave, que possam provocar a disseminação de um agente biológico suscetível de causar doenças graves nos seres humanos, as suas causas e as medidas adotadas ou a serem adotadas para corrigir a situação.

Em relação à NR 32, o empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, devendo: ser ministrada sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos; ser realizado durante a jornada de trabalho; ser administrado por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos. Assinale a incorreta, em relação ao que deve ser incluso nessa capacitação:

  • A.

    Medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.

  • B.

    Descrição do ambiente físico de trabalho.

  • C.

    Normas e procedimentos de higiene.

  • D.

    Os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde.

Ainda, na NR 32 define-se que os quimioterápicos antineoplásicos somente devem ser preparados em área exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A seguir descrevemos aspectos que a área deve dispor, exceto:

  • A.

    Sala de preparo dos quimioterápicos.

  • B.

    Vestiário de barreira com dupla câmara.

  • C.

    Local destinado para as atividades administrativas.

  • D.

    Local de armazenamento compartilhado para estocagem.

Ainda segundo a NR 32 – Segurança e Saúde no trabalho em serviços de saúde, especifica que todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Sobre o tema, assinale a incorreta:

  • A.

    A vestimenta deve ser fornecida sem ônus para o empregado.

  • B.

    Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.

  • C.

    O empregador deve providenciar locais apropriados para fornecimento de vestimentas limpas e para deposição das usadas.

  • D.

    Os trabalhadores poderão, em curtas distâncias, deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.

Segundo material divulgado pelo COREN-SP, relativo à NR 32, em 2009, apresentam-se algumas informações, assinale a incorreta:

  • A.

    O objetivo de vedar o reencape de agulhas está vinculado à significativa ocorrência de acidentes pérfuro-cortantes ao realizar esse tipo de procedimento.

  • B.

    A frequência de acidentes pérfuro-cortantes é menor entre auxiliares e técnicos quando comparados a profissionais de nível de escolaridade superior.

  • C.

    Entre 60 a 80% dos acidentes pérfuro-cortantes ocorrem após a realização do procedimento.

  • D.

    Entre 30 a 35% dos casos de exposição percutâneas estão associados à retirada de sangue ou de punção venosa periférica.

Ainda segundo a NR 32 – Segurança e Saúde no trabalho em serviços de saúde, assinale a incorreta:

  • A.

    Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, somente com afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.

  • B.

    Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.

  • C.

    Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

  • D.

    O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...