Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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De acordo com a NR32, que tem a finalidade de estabelecer diretrizes para implementar medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, é correto assegurar:

  • A. O empregador deve vedar: a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; o ato de fumar; o uso de calçados abertos e o uso de adornos nos postos de trabalho, inclusive tatuagens.
  • B. A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, hepatite B e meningite.
  • C. Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve, obrigatoriamente, ser afastada das atividades com radiações ionizantes e antecipar a licença maternidade.
  • D. Na ocorrência de acidente de trabalho envolvendo riscos biológicos, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser emitida após a confirmação do afastamento do trabalhador.
  • E. Com relação à exposição acidental aos agentes biológicos, a identificação dos responsáveis para a aplicação das medidas pertinentes deve estar registrada no PCMSO.

A empresa ZZZ descreveu, genericamente, um programa de segurança da seguinte maneira: “Engloba providências destinadas a prevenir ou minimizar os impactos de uma ocorrência ou evento não desejado.” Tal programa NÃO corresponde

  • A.

    aos procedimentos emergenciais.

  • B.

    à análise de risco.

  • C.

    ao gerenciamento de crises.

  • D.

    ao gerenciamento de riscos.

  • E.

    ao planejamento de contingências.

Com relação à Análise de Riscos, é correto afirmar:

  • A.

    Se ocorreu um evento não desejado, diagnosticado em análise de riscos, então tal análise de riscos apresentou falha em um ou mais de seus processos.

  • B.

    Riscos são variáveis que podem ser reduzidas ou eliminadas, com certa probabilidade de ocorrência e potencialidade para causar ou não danos; sendo assim, o objetivo da análise de riscos é a eliminação dos riscos.

  • C.

    Risco difere conceitualmente de ameaça pelo fato de, em ocorrendo o evento não desejado, no caso do risco poderá ou não haver uma perda; já com relação à ameaça, a perda é real e ocorrerá em função do evento não desejado.

  • D.

    Engloba métodos de avaliação, como o diagrama de espinha de peixe e o diagrama de árvore, que são métodos gráficos para a análise de causa e efeito e análise de causas, respectivamente.

  • E.

    O prognóstico é uma das ferramentas a ser executada na análise de riscos, fornecendo a avaliação da situação pregressa da área a ser avaliada de uma empresa.

Para uma atividade moderada onde se obteve o IBUTG = 27 ºC (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo), o limite de tolerância para exposição ao calor, em regime de trabalho intermitente, e o período de descanso no próprio local de prestação de serviço, no intervalo de uma hora, devem ser, respectivamente, de

  • A.

    15 minutos de trabalho e 45 minutos de descanso.

  • B.

    30 minutos de trabalho e 30 minutos de descanso.

  • C.

    40 minutos de trabalho e 20 minutos de descanso.

  • D.

    45 minutos de trabalho e 15 minutos de descanso.

  • E.

    60 minutos de trabalho e 15 minutos de desconto.

Uma atividade é realizada em área externa, sem carga solar, da qual se conhecem os seguintes parâmetros:

I. Temperatura de bulbo úmido natural = 25 °C.

II. Temperatura de bulbo seco = 30 °C.

III. Temperatura de globo = 35 °C.

Neste contexto, o valor, em °C, do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) do ambiente avaliado é

  • A.

    25,4

  • B.

    28,0

  • C.

    27,5

  • D.

    31,5

  • E.

    29,9

A Norma Regulamentadora NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, em seu item sobre

Escadas, Rampas e Passarelas, estabelece:

I. A escada fixa, tipo marinheiro, com 8,00 (oito metros) ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora a partir de

3,00 m (três metros) acima da base até 1,00 m (um metro) acima da última superfície de trabalho.

II. As rampas provisórias usadas para trânsito de caminhões devem ter largura mínima de 4,00 m (quatro metros) e ser

fixadas em suas extremidades.

III. As escadas de mão poderão ter até 7,00 m (sete metros) de extensão e o espaçamento entre os degraus deve ser

uniforme, a partir da adoção de uma medida que esteja entre 0,25 m (vinte e cinco centímetros) a 0,30 m (trinta centímetros).

IV. A transposição de pisos por meio de escadas ou rampas deve ser feita quando a diferença de nível for superior a 0,60 m

(sessenta centímetros).

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre a necessidade de instalação da Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA, prevista na Norma Regulamentadora No 5 – NR 5, em órgão público, ou empresa pública, onde haja trabalhadores admitidos com vínculos de emprego regidos pela CLT e outros com vínculos estabelecidos conforme o estatuto do servidor público, é correto afirmar:

  • A.

    A CIPA deve ser constituída para a melhoria das condições de trabalho, considerando o total de trabalhadores, porém estabelecendo condições para aqueles regidos pelo regime da CLT, a fim de que sejam os únicos a receber determinados tipos de equipamentos.

  • B.

    A CIPA deve ser constituída levando-se em consideração o número de empregados efetivamente vinculados ao regime celetista, sendo que somente esses devem ser candidatos e somente esses devem votar.

  • C.

    A instalação da CIPA é desnecessária, visto que dois sistemas regem o processo admissional e a relação de emprego neste órgão, situação que por si só caracterizaria condições discriminatórias frente à Constituição Federal, sujeitando o organismo às penas previstas na legislação.

  • D.

    A decisão de instalação da CIPA ficaria a cargo de uma comissão eleita pelos trabalhadores de ambos os regimes instalados, que se encarregaria de definir quais empregados poderiam participar da votação para definição das melhorias que poderiam ser implementadas na organização.

  • E.

    O dimensionamento da CIPA, no caso, deverá considerar todos os trabalhadores naquele estabelecimento, celetistas e estatutários. Não deve englobar, entretanto, os prestadores de serviços que estejam em atividades no estabelecimento e que sejam contratados por outra empresa.

Em relação à aplicação do PPRA e das medidas de higiene industrial, é correto afirmar que

  • A. o nível de ação para minimizar a exposição ao cloreto de vinila deve ter início no momento em que o limite de tolerância ambiental for excedido.
  • B. os níveis ambientais de benzeno inferiores a 1 ppm não acarretam danos à saúde dos trabalhadores, não sendo necessário o monitoramento periódico da exposição.
  • C. a identificação da utilização de tricloroetileno para a limpeza de chapas metálicas é um risco potencial à saúde dos soldadores, devido à possibilidade de liberação de fosgênio durante o processo de soldagem.
  • D. o nível de ação estabelecido para a exposição a ruído industrial é indicado para níveis de ruído 50% superiores aos limites de exposição estabelecidos na NR15, sendo que o instrumento de medida de pressão sonora deve ser colocado junto às fontes de ruído.
  • E. a exposição a agentes cancerígenos caracteriza-se por uma correlação estreita entre a dose de exposição e a resposta do organismo, devendo ser iniciado o monitoramento biológico da exposição o mais rápido possível.

Dentre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, aquela que estabelece as atividades de Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da saúde entre a saúde e o trabalho é a

  • A.

    NR 04.

  • B.

    NR 05.

  • C.

    NR 07.

  • D.

    NR 09.

  • E.

    NR 24.

Um laboratório credenciado junto ao SINMETRO elaborou laudo técnico concluindo que o EPI analisado não atende aos requisitos mínimos especificados em normas técnicas, encaminhando-o ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, que deverá

  • A.

    denunciar a empresa ao PROCON, não cabendo recurso, suspender a comercialização e o registro do EPI no órgão do Ministério do Trabalho e Emprego e na Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho – FENATEST.

  • B.

    recolher os produtos do comércio e expedir ato suspendendo a fabricação do equipamento referenciado, publicando a decisão no Diário Oficial da União – DOU.

  • C.

    lavrar multa contra o estabelecimento comercial, apreender o equipamento em desacordo com as especificações, encaminhá-lo ao fabricante para recuperação e correção e liberá-lo ao mercado, após publicação do ato no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia − CREA.

  • D.

    expedir ato suspendendo a comercialização e a utilização do lote do equipamento referenciado, publicando a decisão no Diário Oficial da União – DOU.

  • E.

    impedir o uso do equipamento não conforme, ficando reservado à parte interessada o direito de testemunhar a realização dos ensaios, sendo que a Secretaria de Inspeção do Trabalho − SIT, quando julgar necessário, poderá liberar os lotes do EPI, antes de proferir a decisão final.

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