Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A investigação de um acidente, incidente ocupacional ou de um quase-acidente deve preocupar-se com a identificação dos fatores que conduziram ao mesmo (comumente mencionada como "árvore de falhas"). Para as ações em Investigação de Acidentes, deve-se considerar que:
os planos de ação corretivos devem ser baseados nos efeitos (conseqüências) do acidente ou incidente e nunca nas causas identificadas.
é relevante, tendo em vista o resguardo da Responsabilidade Civil e Criminal do empregador, atribuir preferencialmente ao acidentado as responsabilidades pela ocorrência do acidente.
as ações corretivas envolvem controles de engenharia, tais como: mudanças de processo, colocação de anteparos ou proteção nos equipamentos, ou aplicação de medidas punitivas severas em funcionários com alta incidência de comportamentos inseguros.
para a investigação do acidente ou incidente, devem ser formadas comissões com os profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, evitando-se incluir os níveis operacionais e de manutenção, pois tendem a suprimir informações necessárias.
os esforços investigatórios devem ser documentados, utilizando-se fotos ou declarações de testemunhas, e os resultados das investigações dos incidentes ou acidentes comunicados através de um relatório de abrangência a todos os funcionários ou contratados potencialmente afetados, treinando-os de forma a evidenciar o alerta.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 35 - Trabalho em Altura - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O telhado do prédio que abriga o Tribunal Regional do Trabalho apresenta goteiras, sendo necessária uma manutenção adequada. O Engenheiro de Segurança decide participar com a análise de risco das tarefas, visto que segurança é ponto de honra e todo acidente deve ser evitado. As boas práticas e normas de segurança determinam que
o trabalho em telhado com chuva e vento, pode ser tolerado, desde que haja um cabo guia prendendo o cinto de segurança, podendo concentrar cargas num mesmo ponto.
a instalação do cabo-guia, para ancoragem do cinto de segurança tipo pára-quedista, pode ser executada no próprio andaime de acesso à obra, com suporte de aço inox ou equivalente.
o trabalho em telhado, onde existam fornos ou outros equipamentos, pode ser executado sem o prévio desligamento dos equipamentos. Os pontos próximos à saída de exaustores devem funcionar como ancoragem.
é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo páraquedista, ligado à trava-quedas em cabo guia independente.
a sinalização nos níveis e pisos inferiores somente se justifica se houver a movimentação de cargas suspensas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Segurança é ponto de honra e todo acidente deve ser evitado. Como norma de segurança adequada, na manutenção de um telhado, deve-se considerar que
o uso de cinto de segurança tipo pára-quedista, ligado a trava-quedas em cabo guia independente é obrigatório, nesse caso.
o trabalho sem equipamento de segurança é tolerado, desde que autorizado pelo engenheiro da obra.
a ausência de equipamento de segurança é possível desde que os pisos e áreas inferiores estejam sinalizados.
o trabalho com chuva e vento pode ser tolerado, desde que haja cuidado.
a sinalização e o isolamento nos níveis e pisos inferiores não são necessários, visto ser a obra de curto prazo de duração.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
De acordo com o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o trabalhador deve ser encaminhado para exame médico
periódico a cada 2 anos quando menor de dezoito anos de idade.
admissional após decorridos os 3 meses de experiência de trabalho.
demissional até a data da homologação, nas empresas de grau de risco 3 e 4, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias.
de retorno ao trabalho após ausência por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença.
de mudança de função após 3 meses de adaptação à nova função.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A assistência médica ao acidentado do trabalho é feita nos
hospitais conveniados com o Ministério do Trabalho.
hospitais do INSS quando portador de carteira de trabalho assinada.
hospitais que atendem exclusivamente pelo seguro saúde da empresa onde o acidente ocorreu.
Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, apenas.
hospitais do SUS ou aqueles com ele conveniado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 19 - Explosivos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Na avaliação de uma substância com LIE (Limite Inferior de Explosividade) e LSE (Limite Superior de Explosividade), respectivamente, de 1,4% e 8,0%, obtevese, no dial de um explosímetro, a leitura de 80%. É correto afirmar que
a concentração da substância explosiva no ar é 80% do LSE.
existe no ar 80% da substância explosiva.
a concentração da substância explosiva no ar é 80% do LIE.
a concentração da substância no ar está entre 1,4% e 8,0%.
a substância não é explosiva.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Normas sobre Saúde Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
As questões em Saúde do Trabalhador, no âmbito da Saúde Pública, devem ser resolvidas por ações em diferentes segmentos, sendo o de menor influência o
da Administração.
da Economia.
da Ciência e Tecnologia.
da Política.
do Terceiro Setor.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Como medida de segurança, convenciona-se utilizar nas redes de hidrantes e em equipamentos de combate a incêndio, a cor
alumínio.
laranja.
azul.
verde.
vermelho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Um Engenheiro de Segurança está verificando as condições de segurança de uma nova instalação de máquinas e equipamentos no tocante à adequação da proteção das transmissões de força. De acordo com a Norma Regulamentadora no 12 devem ser protegidas todas as transmissões de força que estejam
na faixa de 0,70 a 1,30 metros de distância do trabalhador.
ao alcance do trabalhador, considerando-se os membros superiores esticados, em qualquer direção, a partir do posto de trabalho.
próximas aos corredores de circulação de pessoas.
a 1,20 metros do ponto de operação do trabalhador.
ao alcance do trabalhador, podendo ficar expostas se acima de 2,50 metros de altura e desde que distantes de plataformas de trabalho ou áreas de circulação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
As medidas de segurança relativas às instalações elétricas representam importante ação na prevenção de acidentes por contato acidental. Dentre outras medidas, inclui-se como medida de proteção tecnicamente adequada:
Não deve existir nenhuma instalação elétrica descoberta, isto é, não coberta por material isolante e, caso exista, em trabalhos de manutenção devem ser utilizadas luvas apropriadas contra choques elétricos.
Somente os condutores de pára-raios devem ser aterrados, no caso de trabalhos de manutenção.
Somente os condutores e conduítes devem ser aterrados.
Toda instalação ou peça condutora que não faça parte dos circuitos elétricos mas que, eventualmente, possa ficar sob tensão, deve ser aterrada, se estiver em local acessível a contatos.
A prática de aterramento deve ser utilizada como medida de proteção apenas quando envolvendo transformadores de alta tensão, em atividades de manutenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...