Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Enquadra-se corretamente em determinação das Normas Regulamentadoras (NR):
Nos postos de trabalho, em processamento eletrônico de dados, as distâncias olho-tela e olho-teclado devem ser aproximadamente iguais e equivalentes a dois terços da distância olho-documento.
O nível de ruído permitido para ambientes onde se desenvolvem atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes está, em princípio, regulamentado no Anexo 1 da NR-15.
Em trabalhos executados na posição sentado, o suporte para os pés, adaptado ao comprimento das pernas do trabalhador, só pode ser exigido após análise ergonômica que o justifique.
É de responsabilidade do médico do trabalho e do engenheiro de segurança do trabalho a definição do adicional a ser concedido ao trabalhador em atividade simultaneamente insalubre e perigosa.
O peso e a altura do trabalhador são medidas a serem consideradas no exame admissional, a fim de atender aos parâmetros mínimos especificados para a organização do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Segundo a Norma da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e NR - Norma Regulamentadora N° 23 do MTE − Ministério do Trabalho e Emprego, os extintores de CO2 devem ser pesados
mensalmente e recarregados semestralmente.
trimestralmente e recarregados anualmente.
semestralmente e recarregados anualmente.
anualmente e recarregados semestralmente.
semestralmente e recarregados quando a perda de peso for maior que 10% do peso original.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
É início de expediente no Tribunal. O Técnico de Segurança faz sua primeira ronda pelo edifício e percebe que há fumaça no corredor e forte cheiro de queimado. Ele localiza um princípio de incêndio provocado por equipamento elétrico em uma das salas do 2o andar. Considere as providências abaixo.
I. Identificar o foco e utilizar, preferencialmente, o extintor de água.
II. Fechar portas e janelas para evitar que o fogo se propague.
III. Manejar o extintor, dirigindo e movimentando o jato sempre para a base do fogo.
IV. Acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
V. Orientar funcionários e usuários a se retirar do local, utilizando o elevador.
Estão corretas APENAS
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
São 14h, um Técnico Judiciário, especialidade segurança, está atendendo o público na portaria do Tribunal, e recebe um telefonema proveniente da secretaria do 6º andar, informando que uma fumaça sai de um grande quadro elétrico. Como medidas emergenciais ele deve
chamar o Corpo de Bombeiros, visto tratar-se de um foco de incêndio com potencial para destruir o prédio e colocar em risco a integridade das pessoas e solicitar que fechem imediatamente as janelas.
acionar o alarme de evasão do prédio, desligando a rede elétrica e pedir que cada coordenador lidere a imediata saída de pessoal, por andar e combater as chamas com extintores de espuma química.
comunicar-se imediatamente com a Brigada de incêndio central do prédio, que verificaria a abrangência do princípio de incêndio e, se de pequeno porte, iniciaria o combate com extintores de CO2.
solicitar que a Brigada de incêndio abra imediatamente o registro do sistema de chuveiros automáticos (sprinklers), e faça a evasão ordenada e com calma das pessoas até o piso térreo.
solicitar que a Brigada de incêndio combata o fogo utilizando-se de extintores de água-gás de 10 litros, e que o Corpo de Bombeiros cuide da evacuação do prédio.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Com relação à prevenção de incêndio é correto afirmar que
as campainhas ou sirenes de alarme podem emitir um som idêntico aos outros alarmes do estabelecimento, não necessitando ser diferenciado.
os botões de acionamento do sistema de alarme devem ser colocados dentro das salas, em locais de acesso restrito, com a inscrição Quebrar em caso de emergência.
uma área de 1,0 × 1,0 m, deverá ser pintada no piso, de vermelho, embaixo do extintor, podendo ser armazenados, neste local, outros objetos.
exercícios de alerta a incêndios devem ser realizados periodicamente, sob a direção de um grupo de pessoas, devidamente treinadas em combate a incêndios, de acordo com as características do estabelecimento
a evacuação do prédio deve ser feita de forma rápida, podendo-se autorizar a reentrada para buscar pertences pessoais esquecidos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Um princípio de incêndio tem início na sala de arquivos onde estão guardados, em prateleiras metálicas, pastas contendo processos. Esse tipo de incêndio deve ser apagado, preferencialmente, com
extintores de CO2 (gás carbônico).
extintor de água pressurizada de 10 litros.
espuma química.
hidrantes de alta pressão.
sprinklers
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Sobre as classes de incêndio é correto afirmar que o
extintor tipo Espuma será utilizado nos fogos Classes A, B e C.
extintor tipo Dióxido de Carbono será utilizado, preferencialmente nos fogos das Classes B e C, embora seu uso seja recomendado também no início dos fogos de Classe D.
extintor tipo pó Químico Seco deverá ser utilizado nos fogos das classes B e C e também para os da Classe D, nesse caso, com o pó químico especial para cada material.
extintor tipo Água Pressurizada ou Água-Gás deverá ser utilizado em fogos classe B, com capacidade variável entre 10 e 18 litros.
método de abafamento por meio de areia (balde areia) poderá ser utilizado como variante nos fogos das classes A e C.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Quando ficar caracterizado o nexo causal entre os danos observados nos trabalhadores e a situação de trabalho, a empresa deverá adotar medidas protetoras obedecendo a seguinte hierarquia em ordem decrescente de prioridade
medidas de proteção coletiva, medidas de caráter administrativo e utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual.
medidas de caráter administrativo, medidas de proteção coletiva e utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual.
utilização de EPI - Equipamento de Proteção Individual, medidas de proteção coletiva e medidas de caráter administrativo.
medidas de proteção coletiva, utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual e medidas de caráter administrativo.
utilização de EPI - Equipamentos de Proteção Individual, medidas de caráter administrativo e medidas de proteção coletiva.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Quanto à segurança patrimonial e à proteção contra incêndio das instalações prediais, deve-se, como medida preventiva,
sobrecarregar instalações elétricas, por meio do uso de benjamins.
armazenar líquidos inflamáveis em recipientes plásticos, inquebráveis e tapados dentro dos armários dos escritórios.
desprezar líquidos inflamáveis somente na bacia sanitária, uma vez que a mistura com água evitará riscos de incêndio.
armazenar botijões de gás em locais abertos, ventilados e sinalizados, com a devida autorização da chefia.
acender de imediato a luz e, em seguida, abrir todas as portas e janelas ao sentir cheiro de gás num ambiente fechado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Revestimentos e materiais muito comuns em escritórios são: tecidos, madeira, carpete, papel e papelão. Caso um incêndio irrompa-se nesses materiais, o Técnico Judiciário, especialidade segurança, poderá utilizar, como meio de extinção,
CO2, pois atua por abafamento eliminando as chamas.
pó químico seco, pois além de manter o ambiente limpo, combate as chamas por resfriamento.
água-gás com pressão injetada, pois trata-se de um incêndio em que os materiais queimam em profundidade deixando cinzas.
espuma química, por tratar-se de incêndio com material inflamável.
pó químico especial, pois incêndios em determinados tipos de tecidos não podem ser apagados com água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...