Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Segundo a NR 5, deve ser fornecido ao trabalhador respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido de demanda com pressão positiva tipo peça facial inteira, combinado com cilindro auxiliar para proteção das vias respiratórias, em atmosferas com concentração de oxigênio menor ou igual a:
11%
9%
15%
17,5%
12,5%
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Para a extinção do fogo e evitar a sua propagação, deve-se realizar a quebra da combustão, usando-se equipamentos e instalações adequadas. Assim sendo, pode-se afirmar que:
as proteções ativas contra o fogo são: extintores, hidrantes, alarme, saídas de emergência, sistema de controle manual da fumaça.
os extintores de dióxido de carbono devem ser recarregados sempre que sua carga nominal for inferior a 50% e caso não seja possível pesá-los, não devem ser recarregados.
as escadas enclausuradas devem ser à prova de fumaça e devem ter ventilação de exaustão que resista a duas horas de fogo sem interrupção.
os hidrantes são compostos de reserva de incêndio, bomba de recalque, tubulação, abrigo de mangueira e registro de recalque.
o extintor de água pressurizada é utilizado em materiais sólidos, equipamentos elétricos energizados e gases inflamáveis.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O golpe de aríete ocorre nos condutores forçados quando a velocidade e vazão do líquido variam. Portanto
a transformação de energia cinética do fluido em energia potencial leva a variações da pressão interna nos tubos, que se propagam velozmente ao longo desses, desde a válvula de controle até sua origem, de onde retornam.
os fenômenos devidos aos golpes de aríete se originam nas variações lentas da velocidade média do escoamento.
o fechamento brusco da válvula de controle produz uma rápida diminuição de pressão junto a essa.
as pressões anormais devidas ao golpe de aríete dependem somente do tempo de fechamento da válvula de controle.
as válvulas de alívio são ligadas em derivação às linhas de recalque e se abrem para a atmosfera quando a pressão interior ultrapassar em 60% a pressão de funcionamento da elevatória.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas é constituído por pára-raio, cuja instalação deve atender à seguinte prescrição técnica:
o pára-raio deve se situar, pelo menos, à meia altura da edificação.
a haste do pára-raio deve ter altura entre 2 m e 5 m, e deve ser de cobre.
o aterramento do pára-raio deve se situar a pelo menos 1 m da edificação.
os tubos de cobre do aterramento devem ter no máximo 2 m de comprimento.
a resistência do pára-raio deve ser no máximo 20 ohms.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 01 - Disposições Gerais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A manutenção predial é um conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, a fim de atender às necessidades de segurança dos seus usuários. Portanto, sabe-se que
a responsabilidade principal da manutenção predial é do proprietário do imóvel, ou de seu representante legal, o síndico.
a manutenção preventiva tem um custo aproximado ao custo da manutenção corretiva.
a manutenção preventiva recupera, por meio de atividades corretivas planejadas, apenas aspectos de segurança relativos à segurança estrutural.
a manutenção é uma garantia imobiliária das construções somente quando tem idade superior a 10 anos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A normalização brasileira prescreve para as instalações elétricas que
somente fios condutores com isolamento plástico ou equivalente podem ser colocados no interior de eletrodutos rígidos.
num circuito elétrico, a seção do fio condutor fase é sempre igual à seção do fio condutor neutro.
a seção mínima para condutores de aparelhos de ar condicionado é 6 mm2.
a seção mínima para um fio condutor de fase para tomadas em quartos, salas residenciais e dormitórios é 6 mm2.
os disjuntores devem ter capacidades maiores que as correntes elétricas resistidas pelos cabos ou fios que neles estão ligados e protegidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...