Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, pode-se afirmar que:
A norma regulamentadora que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é a NR17, Ergonomia.
A eliminação ou neutralização da insalubridade, tal como especificado na NR15, deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerâncias e com implantação do programa nacional de uso de EPI.
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, utilizado individualmente pelo trabalhador, destinado a proteger este de riscos que possam ameaçar a sua segurança e a saúde no trabalho. Compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e trabalhadores usuários recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
O engenheiro do trabalho deve elaborar e implementar somente o plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas na NR32.
Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de mil empregados deverão contratar um engenheiro de segurança do trabalho em tempo integral.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Durante a jornada de trabalho um profissional se encontra exposto diariamente durante 4 horas a 91 decibéis de ruído contínuo intermitente. É correto afirmar que a exposição, segundo a NR 15 :
Excede o máximo permissível, exigindo o uso de EPI durante 2 horas.
Excede o máximo permissível, mas não se recomenda o uso de EPI.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Qual das seguintes substancias é considerada cancerígena, de acordo com A NR 15 (Anexo 13), não devendo ser permitida nenhuma exposição ou contato?
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
De acordo com a NR 20, qual a definição de líquido inflamável?
Ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor inferior a 2,8 kgf/cm2 absoluta a 37,7ºC.
Ponto de fulgor superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC e pressão de vapor superior a 5 kgf/cm2
Ponto de fulgor superior a 60ºC.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Qual das alternativas abaixo é correta em relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI):
Deve ser utilizado apenas para situações de emergência.
Cabe ao empregado comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
Deve ser utilizado obrigatoriamente, inclusive fora do âmbito da empresa, em qualquer situação de risco.
Seu uso é de responsabilidade única do empregado.
Cabe ao empregado responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 19 - Explosivos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Qual dos compostos abaixo se caracteriza como "explosivo secundário" ?
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Em relação à NR 10 – Instalações e serviços em eletricidade, podemos dizer sobre MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL:
I - Em todos os serviços executados em instalações elétricas devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis,mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
II - As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelece a NR 10 e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão em 220 V.
III - O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.
IV - Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas.
V - É tolerado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Assinale a alternativa que apresenta dispositivos de segurança obrigatórios para uma motoserra segundo a NR 12:
Proteção fina de laterais e sistema anti-travamento.
Pino pegacorrente e trava de segurança do acelerador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Para efeito da Norma Regulamentadora NR 17 (Ergonomia), com relação a levantamento, transporte e descarga individual de materiais, podemos dizer que:
I - Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
II - Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 16 (dezesseis) anos.
III - Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
IV - Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, não aquelas leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
V - Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser igual àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Relacione as cores de sinalização de acordo com a NR 26 e apresente a seqüência correta:
I ) vermelho ( ) canalizações com ácidos
II ) verde ( ) chuveiros de segurança
III) cinza escuro ( ) hidrantes
IV) laranja ( ) eletrodutos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...