Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a NR10 segurança em instalações e serviços em eletricidade , a intervenção em instalações elétricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme o anexo I desta mesma NR, somente pode ser realizada mediante a desativação também conhecida como bloqueio dos conjuntos e dispositivos de religamento automático do circuito, sistema ou equipamento. Alta tensão (AT) deve ser entendida como:
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou mil e quinhentos volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a dez mil volts, em corrente alternada, ou mil e quinhentos volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou quinhentos volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a cem volts, em corrente alternada, ou mil volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a duzentos e vinte volts em corrente alternada, ou quinhentos volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A NR10 segurança em instalações e serviços em eletricidade -, não é aplicável às instalações elétricas alimentadas por extrabaixa tensão, ou seja, com:
Tensão não superior a cento e cinquenta volts, em corrente alternada, ou duzentos e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão não superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou duzentos e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou cento e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão não superior a cinquenta volts, em corrente alternada, ou cento e vinte volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Tensão superior a mil volts, em corrente alternada, ou trezentos e oitenta volts, em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a NR4 serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho e em medicina do trabalho , engenheiro de segurança, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, quantas horas, por dia para as atividades dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, conforme a legislação pertinente em vigor?
2 horas (tempo parcial) ou 4 horas (tempo integral).
3 horas (tempo parcial) ou 6 horas (tempo integral).
4 horas (tempo parcial) ou 8 horas (tempo integral)
1 hora (tempo parcial) ou 2 horas (tempo integral).
1,5 horas (tempo parcial) ou 3 horas (tempo integral).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a NR12 segurança no trabalho em máquinas e equipamentos -, os postos de trabalho das máquinas e equipamentos devem:
I. Ser projetados para permitir a alternância de postura e a movimentação adequada dos segmentos corporais, garantindo espaço suficiente para operação dos controles nele instalados.
II. Ter suas superfícies com cantos vivos.
III. Permitir o apoio integral das plantas dos pés no piso.
IV. Ter suas dimensões de modo a atender às características antropométricas e biomecânicas do operador, com respeito aos alcances dos segmentos corporais e da visão.
V. Atender a NR25 - Ergonomia.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e II.
As afirmativas I e IV.
Apenas a afirmativa V.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a NR12 , segurança no trabalho em máquinas e equipamentos , os condutores de alimentação elétrica das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança:
I. Oferecer resistência mecânica compatível com a sua utilização.
II. Possuir proteção contra a possibilidade de rompimento mecânico, de contatos abrasivos e de contato com lubrificantes, combustíveis e calor.
III. Facilitar e impedir o trânsito de pessoas e materiais ou a operação das máquinas.
IV. Ser constituído de materiais que não propaguem o fogo, ou seja, autoextinguíveis, e que não emitam substâncias tóxicas em caso de aquecimento.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, IV.
Apenas a assertiva IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
De acordo com a Resolução RDC n. 50, de 21 de fevereiro de 2002, as escadas de incêndio que servem como vias de escape podem ser dos seguintes tipos:
Escada normal e escada protegida.
Escada protegida e escada enclausurada ou à prova de fumaça.
Escada de marinheiro e escada de quebra peito.
Escada à prova de fumaça e escada à prova de água.
Escada enclausurada e escada de abrir.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A norma regulamentadora NR-7, do Ministério do Trabalho e Emprego, descreve o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), do qual faz parte o enfermeiro, que deve seguir rigorosamente sua execução. Compete ao enfermeiro do trabalho:
Coordenar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
No exame admissional, empregar o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para os adolescentes e/ou menor aprendiz.
Não entregar ao trabalhador o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) com a sua vida profissional, bem como os riscos a que foram expostos, no caso de dispensa, pois esse documento deverá ficar na empresa.
Encaminhar ao médico do trabalho o preenchimento do laudo de monitorização biológica.
Desenvolver o processo de enfermagem direcionando e planejando cada exame que o trabalhador executar.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A rotulagem preventiva do produto químico classificado como perigoso à segurança e saúde dos trabalhadores deve utilizar procedimentos definidos pelo sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas. De acordo com a NR26, a rotulagem preventiva:
I. Deve conter identificação e composição do produto químico.
II. Deve conter pictograma(s) de perigo.
III. Não deve conter palavra de advertência.
IV. Deve conter frase(s) de perigo.
V. Não deve conter frase(s) de precaução.
VI. Deve conter informações suplementares.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e V.
Apenas a afirmativa V.
Apenas a afirmativa III e IV.
Apenas as afirmativas I, II, III e V.
Apenas as afirmativas I, II, IV e VI.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre a cor na segurança do trabalho avalie as assertivas a seguir:
I. Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.
II. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
III. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
IV. O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a assertiva I.
Apenas a assertiva IV.
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva III.
Apenas as assertivas II e IV.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, pode-se afirmar que:
A eliminação ou neutralização da insalubridade, tal como especificado na NR-15, deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância e com a implantação do programa nacional de uso de EPI.
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, utilizado individualmente pelo trabalhador, destinado a proteger este dos riscos que ameaçam a sua segurança e a saúde no trabalho. Compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e aos trabalhadores usuários recomendar o EPI adequado ao exercício de determinada atividade.
A norma regulamentadora que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é a NR-17 Ergonomia.
O enfermeiro do trabalho deve elaborar, implementar e avaliar o plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecida na NR-32.
Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de mil empregados deverão contratar um enfermeiro em tempo integral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...