Questões de Serviço Social

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Os estudos de avaliação da implementação de programas sociais indicam que a realização da avaliação significa uma ocasião para melhorar as capacidades das instituições da gestão social. Neste sentido, são oportunidades para tal implementação.

I explicitação ou reforço dos objetivos e da cadeia de valor do programa

II criação ou fortalecimento do sistema de informação e monitoramento

III aprendizado institucional

IV análise da interação entre os atores institucionais no processo de execução

Estão corretos os itens

  • A. I e II, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. I, II e III, somente.
  • D. II, e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

Os programas neoliberais que, desde os anos 1990, ocupam lugar prioritário nos discursos e agendas políticas dos governos constituem uma nova logística de proteção social. Esses programas

  • A. obrigam o beneficiário a trabalhar, ou a se submeter a treinamentos para tal, em troca de assistência.
  • B. são os de transferência de renda, que limitam o acesso aos direitos e diminuem à desigualdade social.
  • C. são os de convivência e fortalecimento de vínculos, que possibilitam a integração na sociedade.
  • D. promovem o welfare mix ou welfare pluralism, ou seja, o bem-estar pluralista ou pluralismo de bem-estar.
  • E. reforçam o viés socioeducativo e de cidadania, em troca da assistência.

Marque a alternativa CORRETA: Vianna (2008) analisa duas estratégias que constituem os pilares de uma “nova” concepção de política social. São elas:

  • A. Desresponsabilização do Estado; focalização nos pobres.
  • B. Empreendedorismo a Yunus; assistencialismo a la Madre Tereza de Calcutá.
  • C. Mercadorização das políticas sociais; ampliação do escopo assistencial do Estado.
  • D. Privatização; ampliação do escopo assistencial do Estado.
  • E. Focalização; gestão compartilhada.

A reestruturação capitalista, que a partir dos anos 1940, estabeleceu uma outra forma de organização sociopolítica, foi resultante de um pacto entre Estado, mercado e setores organizados da classe trabalhadora para enfrentar a crise que se estendia desde 1929. Esse pacto foi denominado de

  • A. fordismo.
  • B. toyotismo.
  • C. liberalismo.
  • D. keynesianismo.
  • E. neoliberalismo.

Constituem ações e metas propostas pelo Plano Viver sem Limite – Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, EXCETO:

  • A. Qualificação dos serviços existentes que, associados a outros pontos de atenção da Rede SUS de urgência e emergência, atenção básica e hospitalar, compõem a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência.
  • B. Criação de diretrizes terapêuticas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento, controle e acompanhamento em relação aos cuidados de agravos à saúde.
  • C. Produção de informações detalhadas que contribuam para estabelecer parâmetros clínicos e garantir a prescrição segura e o tratamento eficaz em todo o território nacional.
  • D. Identificação e intervenção precoce de deficiências para detectar e classificar, o mais cedo possível, as principais doenças e fatores de risco que afetam crianças de cinco a dez anos de idade.

Várias formas de proteção social se apresentaram e se sucederam na história, em grande parte de inspiração piedosa, de benemerência, filantropia e assistência privada, como virtudes ou deveres morais de ajuda voluntária e solidária aos desvalidos. No sistema capitalista as formas de proteção social vão se modificando, assumindo características próprias. Nesse sentido, classifique/relacione os modelos de proteção social de acordo com o enunciado, sendo 1 para modelo bismarckiano e 2 para modelo beveridgiano:

( ) Originalmente pensado como medida defensiva e reparadora de proteção social aos trabalhadores formalmente empregados e cuja a integração ao sistema social dominante se fazia por questão de ordem pública.

( ) Visava a garantia de um rendimento que substituía os salários quando se interrompessem pelo desemprego, por doença ou acidente.

( ) O seguro social foi incorporado a um sistema mais amplo, que, somado ao seguro, atendia inclusive a não trabalhadores.

( ) Não visava à solidariedade vertical (entre classes), e nem à redistribuição de renda, mas inovou ao transformar inseguranças individuais em assunto público, por meio da socialização dos custos da proteção com toda a sociedade.

( ) Pressupunha a formação de um sistema complexo e completo de proteção social na ausência do salário que deveria ser fruto do pleno emprego.

A ordem correta dos modelos, de cima para baixo, é:

  • A. 1 − 1 − 2 − 1 − 2
  • B. 2 − 1 − 2 − 1 − 1
  • C. 1 − 2 − 2 − 1 − 2
  • D. 2 − 1 − 1 − 2 − 1
  • E. 1 − 2 − 1 − 2 − 1

O Brasil se destaca no ranking mundial de acidentes trabalhistas, ocupando o quarto lugar. Os acidentes de trabalho no período de 2011 a 2013 totalizaram 2.152.524 registros. Destes, 1.649.192 foram efetuados por meio da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) e 503.332 sem CAT. Do total, 8.503 são óbitos, ou seja, em média, no Brasil, 2.800 pessoas morrem anualmente em decorrência de acidente de trabalho, o que significa 236 mortes ao mês, sete mortes diárias e uma a cada três horas. Contudo, estes dados, segundo Lourenço (2015) são incompletos frente às reais condições de trabalho. Acerca das dificuldades em desvelar a real situação em relação aos agravos à saúde dos trabalhadores encontram-se:

I. A subnotificação.

II. As dificuldades dos trabalhadores provarem a existência do sofrimento psíquico.

III. A forma de gestão do trabalho que impõe metas de produtividade e o maior envolvimento dos trabalhadores com os ideais das empresas.

IV. A adoção de estratégias empresariais de aportes toyotistas, que organizam o trabalho promovendo bonificações para o “presenteísmo” no universo laboral.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.

As aproximações e interlocuções entre setores do Serviço Social e a tradição marxista são significativas na medida em que oferecem elementos que conferem legitimidade a este referencial teórico, a fim de

I. compreender o significado social da profissão;

II. renovar as ações tradicionais;

III. iluminar a intervenção socioprofissional;

IV. articular a teorização das ciências sociais à teoria do serviço social;

V. dinamizar a elaboração teórica dos assistentes sociais.

Estão corretos os itens

  • A. I, II, III, IV.
  • B. I, III, V.
  • C. II, III, IV.
  • D. III, IV, V.

O modelo de família nuclear burguesa, composta basicamente pelo triângulo pai, mãe e filhos, com independência em relação à parentela, e por uma complexa combinação de autoridade e amor conjugal, ainda é hegemônico na contemporaneidade. Contudo, esse modelo vem perdendo muito de sua legitimidade, e convive com uma série de novos arranjos familiares, e novos padrões internos de estrutura familiar e concepções de família (Teixeira, 2008). O arranjo familiar caracterizado por “famílias formadas por pessoas que, por diversos motivos, acolhem novos membros, geralmente crianças, que podem ser multiculturais ou birraciais”, são denominadas:

  • A. Famílias adotivas temporárias.
  • B. Famílias extensas.
  • C. Famílias adotivas.
  • D. Famílias de casais.
  • E. Famílias de várias pessoas vivendo juntas, sem laços legais, mas com forte compromisso mútuo.

Com base no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, publicado em 2014, compreende-se que as estratégias institucionais de garantia da permanência na educação escolarizada construídas no interior da política educacional não se traduzem em programas e projetos comuns a todos os níveis e modalidades.

As possibilidades de atuação profissional na educação se constituem:

  • A. no reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta.
  • B. na ruptura com perspectiva de contribuição para emancipação humana.
  • C. nos discursos hegemônicos com base na pedagogia das competências.
  • D. na abordagem individual restrita ao segmento estudantil.
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