Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O serviço brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história. MV Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS / ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).
A partir do texto acima como referência inicial, analise os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.
I. Estudos revelam que, na análise das particulares condições particulares de trabalho do assistente social, recoloca-se o clássico dilema entre causalidade e teleologia, bem como entre momentos de estruturas e momentos de ação. II. A ruptura com o conservadorismo histórico, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico-metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade. III. Os desdobramentos das mudanças societárias ocorridas ao longo dos anos 90 do século passado, e as repercussões dessas mudanças nos dias atuais, manifestam-se, no âmbito do exercício profissional do assistente social, na alteração de suas condições de trabalho, as quais refletem as novas demandas encaminhadas à profissão e as respostas mobilizadas para respondê-las.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Apenas I está correto.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III estão corretas.

    D) Apenas I e III estão corretas

    E) Todas as afirmativas estão corretas.

No que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de uma postura investigativa permanente é condição precípua:
I. Daqueles que desejam obter financiamento de projetos; II. Para algumas áreas de atuação, um exemplo da Saúde; III. Que diz respeito à pós-graduação stricto sensu; IV. Para poder supervisionar estudantes em estágio; V. De todo o processo de formação profissional. Marque a alternativa correta:

    A) Há apenas uma afirmativa correta.

    B) Há duas afirmativas corretas.

    C) Há três afirmativas corretas.

    D) Há quatro afirmativas corretas.

    E) Há cinco afirmativas corretas.

Um dos objetivos da Política Nacional Sobre Drogas (2005) consiste em assegurar dotação orçamentária e efetivo controle social sobre os gastos e ações preconizadas nesta política, em todas as etapas de sua implementação, contemplando os preceitos estabelecidos pelo CONAD, incentivando a participação da sociedade. As ações de controle social para essa política poderão ser exercidas apenas:

    A) em nível federal, com participação de toda a sociedade;

    B) em nível federal e estadual, com participação de toda a sociedade;

    C) em nível federal e municipal, com participação de delegados eleitos pela sociedade civil organizada;

    D) em nível federal e estadual, com participação de delegados eleitos pela sociedade civil organizada.

    E) em nível federal, estadual e municipal, com participação de toda a sociedade

São objetivos da Rede de Atenção Psicossocial, exceto:

    A) Prevenir o consumo de álcool e outras drogas.

    B) Articular e integrar a rede de atenção à saúde nos territórios.

    C) Promover capacitação dos profissionais da área de saúde.

    D) Promover cuidados em saúde.

    E) Implantar Unidade Básica de Saúde.

Quanto aos deveres do assistente social, em conformidade com o código de ética temos:
I - Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão; II - desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor; III- Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. IV - Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes; V - integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões às políticas institucionais
Estão corretas:

    A) Apenas I, II, IV e V

    B) Apenas I, II e III

    C) Apenas II, III e V

    D) Apenas I, II, III e IV

    E) Todas estão corretas

Sobre os requisitos da Gestão Básica municipal, quanto à estruturação dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), observe os seguintes critérios:
I. Grande Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 5.000 famílias referenciadas. II. Médio Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 5.000 famílias referenciadas. III. Grande Porte - mínimo de 8 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas. IV. Metrópole - mínimo de 8 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas. V. Médio Porte - mínimo de 2 CRAS, cada um para até 3.500 famílias referenciadas.
Marque a alternativa que indica a afirmativa correta.

    A) Apenas a afirmativa I está correta.

    B) Apenas a afirmativa II está correta

    C) Apenas a afirmativa III está correta

    D) Apenas a afirmativa IV está correta

    E) Apenas a afirmativa V está correta

O Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, de 1993, possui princípios fundamentais. Com relação a esses princípios, analise as proposições abaixo.
I. Defesa da democracia com a restrição dos espaços institucionais de participação política. II. Reconhecimento da liberdade, como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e expansão dos clientes sociais. III. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo. IV. Compromisso com a seletividade dos/as usuários/as nos serviços prestados à população. Está (ão) correta (s), apenas:

    A) uma proposição.

    B) duas proposições

    C) três proposições

    D) quatro proposições

    E) nenhuma proposição

De acordo com o PNAS-2004, o conceito de Base de Organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) compreende:
I. Um modelo de gestão, descentralizado e participativo, com regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais. II. Serviços, programas, projetos e benefícios, tendo como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que dele necessitam e sua complexidade. III. Gestão compartilhada e cofinaciamento da política pelas três esferas de governo, com participação e mobilização da sociedade civil. IV. Definição clara de competências técnico- - políticas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. V. Serviços, programas e projetos de atenção a famílias e indivíduos, organizados em rede, tendo em vista o atendimento de metas setoriais, de acordo com as especificidades do território.
Assinale a alternativa que indica a quantidade de afirmativa (a) correta (s).

    A) Há uma afirmativa correta.

    B) Há duas afirmativas corretas.

    C) Há três afirmativas corretas.

    D) Há quatro afirmativas corretas.

    E) Há cinco afirmativas corretas.

A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos, EXCETO:

    A) a proteção à família, à maternidade e à infância.

    B) a promoção da integração ao mercado de trabalho e a habilitação das pessoas portadoras de deficiência.

    C) a garantia de um salário mínimo de mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, independente de comprovação de hipossuficiência, em razão da característica da universalidade da assistência social.

    D) a proteção à adolescência e à velhice.

    E) promover a reabilitação e integração à vida comunitária das pessoas portadoras de deficiência.

A Proteção Social Especial é uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Assinale a alternativa que contém a ocorrência de tais situações para que haja a proteção social especial.

    A) Pobreza, maus tratos físicos e/ou psíquicos e abandono

    B) Fragilização de vínculos afetivos, abuso sexual e situação de rua.

    C) Situação de trabalho infantil, abandono e uso de substâncias psicoativas.

    D) Ausência de renda, discriminação por deficiência e cumprimento de medidas sócio-educativas.

    E) Maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual e nulo acesso aos serviços públicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...