Questões de Serviço Social

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A Lei Nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, caracteriza as atribuições privativas. Sobre estas atribuições analise as proposições seguintes:


I- treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários do espaço sócio-ocupacional no qual atue.

II- coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Assistência Social.

III- assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

V- planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.


Constitui atribuição privativa do Serviço Social o que se afirma apenas em:

    A) V.

    B) IV.

    C) IV e V.

    D) I, III e IV

    E) II, III e V.

Conforme a Lei Nº 8.662/93, é condição para exercer a profissão de Assistente Social:

    A) Possuir diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, desde que conveniado com o governo brasileiro.

    B) Possuir diploma em curso de graduação presencial em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

    C) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social, cuja formação tenha se baseado na perspectiva crítico-dialética e tenha ocorrido em instituição pública na modalidade presencial ou à distância.

    D) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social ou graduação em áreas afins, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

    E) Possuir diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.

Acerca das competências do Assistente Social previstas na Lei Nº 8.662/93, analise a proposições a seguir:


I- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

II- Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

III- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

IV- Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

V- Dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.


Constituem competência do Assistente Social o que está descrito em:

    A) I, II, III, IV e V.

    B) I, II, III e IV apenas.

    C) I e V apenas.

    D) II e V apenas.

    E) II, III e V apenas.

Associe as duas colunas, relacionando as 3 dimensões que constituem o Serviço Social à sua respectiva caracterização.


1. Dimensão técnico-operativa.

2. Dimensão teórico-metodológica.

3. Dimensão ético-política.


( ) Capacita as (os) assistentes sociais a operar a passagem das características singulares de uma situação que se manifesta no cotidiano profissional para uma interpretação à luz da universalidade, da teoria e do retorno a elas.

( ) Constitui-se na forma de apresentação do Serviço Social, refletindo no modo como a profissão é conhecida e reconhecida. Com efeito, dessa dimensão, emana a imagem social da profissão e sua autoimagem.

( ) Explicita que toda intervenção profissional é uma ação teleológica que implica uma escolha consciente das alternativas objetivamente dadas e a elaboração de um projeto no qual o profissional lança luzes sobre os fins visados e busca os meios que, ao seu juízo, são os mais adequados, de modo que fica evidente que toda intervenção imbui-se de um conjunto de valores e princípios.

    A) 2, 3 e 1.

    B) 1, 3 e 2.

    C) 1, 2 e 3.

    D) 2, 1 e 3.

    E) 3, 1 e 2.

A partir da década de 1990 no Brasil, a defesa de um padrão universalista e redistributivo de proteção social foi fortemente tensionado, apresentado-se uma tendência geral de restrição e redução de direitos. Nesse contexto, o ideário neoliberal passa a apresentar um trinômio articulado para as políticas sociais. Este trinômio se configura da seguinte forma:

    A) Diversidade, focalização e descentralização.

    B) Privatização, dívida pública e seletividade.

    C) Privatização, focalização e descentralização.

    D) Focalização, descentralização e dívida pública.

    E) Focalização, descentralização e uniformidade.

Dentre os princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social está a indissociabilidade entre o estágio e a supervisão acadêmica e de campo. Esse princípio está elucidado em qual alternativa?

    A) Por potencializar a interlocução entre estudantes, professores(as) e assistentes sociais dos campos o estágio possibilita a identificação e análise das demandas, desafios e respostas mobilizadas no cotidiano de trabalho dos(as) assistentes sociais e fomenta a construção/socialização de conhecimentos e reflexões, bem como o desenvolvimento de competências profissionais.

    B) Enquanto atividade didático-pedagógica, o estágio pressupõe a supervisão acadêmica e de campo, numa ação conjunta, integrando planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do(a) estudante, na perspectiva de desenvolvimento de sua capacidade de investigar, apreender criticamente, estabelecer proposições e intervir na realidade social.

    C) O estágio se constitui como um elemento potencializador da relação entre universidade e sociedade, fomentando o conhecimento acerca da realidade e contribuindo na identificação e construção de respostas às demandas e desafios contemporâneos.

    D) Como atividade acadêmica, do estágio evidencia a unidade entre teoria e prática como processo dialético entre dimensões que não se equalizam, mas são indissociáveis.

    E) O estágio se efetiva nos diversos espaços de intervenção profissional, possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva de totalidade.

No que diz respeito às atribuições e instâncias envolvidas no estágio supervisionado, cabe aos supervisores de campo.

    A) Inserir, acompanhar, orientar e avaliar o estudante no campo de estágio, em conformidade com o plano de estágio, elaborado em consonância com o projeto pedagógico e com os programas institucionais vinculados aos campos de estágio; garantindo diálogo permanente com o(a) supervisor(a) acadêmico(a), no processo de supervisão.

    B) Orientar os estagiários e avaliar seu aprendizado, em constante diálogo com o (a) supervisor (a) de campo, visando a qualificação do estudante durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnicooperativas da profissão, em conformidade unicamente com os objetivos institucionais.

    C) Conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo de ensino-aprendizagem, construindo conhecimentos e experiências coletivamente que solidifiquem a qualidade de sua formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as benesses da política social.

    D) Elaborar o plano de estágio com os (as) estagiários (as) e zelar por seu cumprimento e para que não haja modificações no referido plano, ao longo da realização do estágio.

    E) Ensinar ao (a) estagiário (a) as atribuições e competências profissionais referentes ao espaço sócio-ocupacional no qual o estágio será realizado, quando solicitado pelo supervisor acadêmico.

Acerca dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, analise as proposições a seguir:


I- Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - dependência, sujeição e relativa expansão dos sujeitos sociais.

II- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito a diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

III- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

IV- Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure aos que necessitarem o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

V- Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.


Constitui princípio fundamental do citado Código de Ética o que se afirma apenas em:

    A) II, III e V.

    B) II, IV e V.

    C) I.

    D) I, II, III e V.

    E) II, III, IV e V.

Acerca do processo de profissionalização do Serviço Social brasileiro, é CORRETAafirmação presente na alternativa:

    A) A profissionalização do Serviço Social no Brasil é um processo que se consolida através da inserção da profissão na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, na qual seus agentes atuam sem relacionar-se com a produção e/ou reprodução das relações sociais.

    B) A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas se dá quando o capitalismo monopolista requisita um conjunto de agentes para atuar frente a questão social. Todavia, esta requisição é realizada após o processo de laicização dos citados agentes.

    C) A profissionalização do Serviço Social no Brasil não está relacionada à evolução da ajuda, nem a racionalização da filantropia, mas à dinâmica do capitalismo monopolista, que requisita um conjunto de agentes o que, posteriormente, se laicizam.

    D) A Igreja Católica teve atuação unilateral no processo de profissionalização da profissão no Brasil, pois ela fornece os quadros profissionais que o Serviço Social requer em seu surgimento.

    E) A profissionalização do Serviço Social no Brasil vincula-se ao processo de renovação profissional, marcado pela vertente de Intenção de Ruptura.

No que diz respeito ao processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil e sua relação com o surgimento das grandes instituições assistenciais, é CORRETO afirmar que

    A) a Igreja Católica teve espaço central no processo de legitimação e institucionalização da profissão no Brasil, em virtude de as primeiras escolas de Serviço Social terem surgido atreladas ao catolicismo.

    B) a institucionalização do Serviço Social brasileiro se vincula à qualificação do laicato da Igreja Católica, que passa a assimilar pressupostos científicos para a formação de seus agentes.

    C) as grandes instituições assistenciais, no Brasil, se desenvolvem em um momento no qual o Serviço Social já estava legitimado na divisão social e técnica do trabalho, de forma que as referidas instituições não apresentam forte impacto sobre a legitimação e a institucionalização da profissão.

    D) o processo de surgimento e desenvolvimento das grandes entidades assistenciais legitima e institucionaliza o Serviço Social brasileiro, pois foi neste processo que a profissão se consolidou no mercado de trabalho sendo englobada, com os seus agentes, na esfera das estruturas institucionais.

    E) a legitimação e institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorre durante a autocracia burguesa, momento no qual o mercado de trabalho para os (as) assistentes socais se expande.

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