Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Maria já convivia desde pequena com a questão da drogadição, pois sua mãe, Sra. Joana naquela época fazia uso de substância psicoativa. Maria foi morar na rua aos 12 anos de idade. Atualmente está com 50 anos de idade, mãe de 5 filhos, trabalha esporadicamente como diarista na residência de uma família, é analfabeta, mora em uma ocupação com 4 filhos, de 5, 9, 15, 16 anos de idade. Os dois filhos menores estudam. Os filhos de 15 e 16 anos fazem uso de substância psicoativa e frequentaram a escola até o 4o ano do ensino fundamental. O filho de 18 anos saiu de casa e Maria não tem notícias deste filho.
O assistente social, compreendendo a realidade social enfrentada por essa família, a partir do contexto, conclui que
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens que se seguem, relativos aos instrumentais técnico-operativos utilizados pelo assistente social. A socialização das informações apoia-se na garantia do direito de cidadania, constituindo alternativa à tradicional orientação vinculada à normatividade legalmente instituída e ao enquadramento institucional dos usuários.
No espaço ocupacional, em uma perspectiva histórico-crítica, o assistente social, exercerá sua prática
Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. A orientação e o acompanhamento realizados por assistentes sociais que adotem o atual projeto ético-político da profissão têm caráter educativo e interferem diretamente na formação de condutas e de subjetividades dos usuários dos espaços sócio-ocupacionais.
São elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social:
I. A análise dos fenômenos e das políticas sociais, e o estudo da dinâmica institucional.
II. Os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social na formulação de projetos de intervenção profissional.
III. As demandas postas ao Serviço Social nos espaços ocupacionais da profissão, nas esferas pública e privada e as respostas profissionais a estas demandas.
Está correto o que consta em
Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. O papel do facilitador no trabalho em grupo é o de conduzir o processo, conforme sua expertise, com especial atenção para não direcionar a tomada de decisão do grupo de acordo com seu posicionamento.
Para Maria Carmelita Yazbek a análise do serviço social enquanto profissão necessita identificar:
I. as tendências de análise derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e que não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.
II. a compreensão teórico/metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constituiu a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano, processo construído na interlocução com o próprio movimento da sociedade.
III. as matizes históricas de fundamentação das ideias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização como o aspecto mais fundante e essencial para a análise do serviço social brasileiro.
Está correto o que se afirma em
No âmbito da formação profissional, a universidade, no contexto da sociedade capitalista contemporânea, também funciona como uma empresa, com sua divisão social do trabalho manual e intelectual e não está isenta, como as demais instituições, das determinações do mercado. Nos marcos da crise do capitalismo e das reformas neoliberais que incidem sobre as condições de vida da maioria da população, por um lado, e sobre a educação, de modo específico, a universidade também tem reproduzido objetivamente uma perda de conquistas históricas valiosas que implicam em uma negação de suas potencialidades emancipadoras. Segundo Marilena Chauí, nesse sentido, a universidade pode negar a si mesma. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma INCORRETA uma das situações em que a universidade pode negar a si mesma, conforme contexto anterior.
Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. O envolvimento dos integrantes de um grupo, estimulado pela igualdade de oportunidades e pela delegação de poder, tanto nas decisões como nas discussões, caracteriza a natureza participativa de uma proposta de ação.
O assistente social, no exercício de sua função deve sempre considerar os novos marcos civilizatórios e, com eles, os avanços no campo dos direitos sociais. Desse modo, ao atender os cidadãos destinatários dos serviços, o profissional deve primar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...