Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O período de 1970 a 1980 marca um momento importante no desenvolvimento do serviço social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético‐político. Os projetos profissionais inscrevem‐se no marco dos projetos coletivos aqueles relacionados às profissões – especificamente as profissões que, reguladas juridicamente, supõem uma formação teórica e/ou técnico‐interventiva, em geral de nível acadêmico superior. Considerando o contexto anterior, assinale a alternativa que expressa de forma INCORRETA uma das características dos projetos profissionais supracitados.

  • A. São construídos por um sujeito coletivo; o respectivo corpo (ou categoria) profissional.
  • B. Os projetos profissionais têm dimensões políticas elimináveis, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão).
  • C. São estruturas dinâmicas, respondendo às alterações no sistema de necessidades sociais sobre o qual a profissão opera, às transformações econômicas, históricas e culturais, ao desenvolvimento teórico e prático da própria profissão, ademais, às mudanças na composição social do corpo profissional.
  • D. Apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas.

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. Na análise da influência das redes de relações primárias no processo de inclusão social, recomenda-se observar as particularidades de cada família no tocante a tempo e espaço social, configuração, percurso transgeracional e localização territorial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria social crítica (e, com esta designação, referimo‐nos à tradição marxista) já demonstrou que a sociedade não é uma entidade de natureza intencional ou teleológica, isto é, a sociedade não tem objetivos nem finalidades; ela apenas dispõe de existência em si, puramente factual. A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses, implica sempre um projeto que, em poucas palavras, é uma antecipação ideal da finalidade que se pretende alcançar, com a invocação dos valores que a legitimam e a escolha dos meios para lográ‐la. Os projetos societários são projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá‐la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá‐la. Em relação aos projetos societários supracitados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc.).

( ) Nos projetos societários não há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder.

( ) Tendo em seu núcleo a marca da classe social cujos interesses essenciais respondem, os projetos societários constituem estruturas flexíveis e cambiantes.

( ) Seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. V, F, F, F.
  • D. F, V, F, V.

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. A intervenção em situações familiares especiais, tais como prisão, desemprego e morte, possui caráter essencialmente preventivo, uma vez que seu objetivo consiste em dar sustentabilidade aos processos de reorganização das famílias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando assistimos a uma propaganda na mídia nos mostrando uma relação amorosa onde o amor é sinônimo de um objeto, de uma joia, ou um objeto de consumo como um automóvel, passa a ser incorporado ao seu possuidor que adquire poder e virtudes em função de seu objeto, estamos assistindo às formas peculiares de reprodução ideológica do ethos burguês, que contribuem com a construção de uma sociabilidade orientada pela ideia de que a liberdade de um impede a liberdade do outro e que a competição impõe a cada um obter mais vantagens sobre os outros. Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das formas peculiares de reprodução ideológica do ethos burguês supracitado.

  • A. Egoísmo ético.
  • B. Valorização do interesse público.
  • C. Mercantilização das relações humanas.
  • D. Posse incessante de bens de consumo.

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsequentes. Na investigação social, a criatividade do pesquisador corresponde a sua capacidade pessoal de análise e de síntese teórica, bem como a seu nível de comprometimento com o objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Até o final da década de 70, o pensamento de autores latino‐americanos ainda orienta, ao lado da iniciante produção brasileira (particularmente divulgada pelo CBCISS), a formação e o exercício profissional no país. Situação que, aos poucos, se vai modificando com o desenvolvimento do debate e da produção intelectual do serviço social brasileiro e que resulta de desdobramentos e da explicitação de vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação. De acordo com o contexto anterior, em relação à vertente de análise inspirada na fenomenologia, analise as afirmativas a seguir.

I. Emerge como metodologia dialógica, apropriando‐se também da visão de pessoa e comunidade de E. Mounier (1936).

II. Não é dirigida ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências.

III. Coloca para o serviço social a tarefa de “auxiliar na abertura do sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas”. (Almeida, 1980)

IV. Prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos); é analisada por Netto (1994) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsequentes. As críticas sobre o uso de métodos quantitativos para a interpretação de informações sociais referem-se a crenças do senso comum de que as distorções na abordagem da realidade podem ser evitadas pela codificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsequentes. A respeito da dicotomia entre abordagens quantitativas e qualitativas, a concepção dialética marxista considera que a qualidade dos fatos e das relações sociais é sua propriedade inerente e que as referidas abordagens são inseparáveis e interdependentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsequentes. Na definição da amostra em uma pesquisa qualitativa, deve-se adotar a representatividade numérica para garantir a generalização dos conceitos teóricos que estiverem sendo testados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...