Questões de Serviço Social

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Ao compor a equipe de trabalho no Ministério Público, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalização em uma instituição para idosos de longa permanência, de caráter não governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliação que tem por objetivo

  • A.

    conhecer o desenvolvimento das ações de um determinado serviço de forma a ultrapassar a dimensão aparente dos resultados, buscando compreender melhor as propostas previstas e as ações empreendidas, considerando para além das dimensões meramente operacionais, mas também sua dimensão política, que perpassa todo o processo desde a proposição até o alcance de metas e objetivos.

  • B.

    realizar uma atividade teórica, cuja concepção da proposta e a realidade da ação não permitem introduzir novos elementos que não tenham sido compostos no projeto inicial, permitindo assim uma análise simétrica e administrativa dos componentes de análise institucional.

  • C.

    aferir resultados pautados em metas quantitativas, pois estas expressam a realidade de forma mais concreta. Não se pode considerar neste tipo de ação as evidências da dimensão política, pois contribuiriam para ofuscar a realidade concreta das metas contratadas, na medida em que expressam o convênio firmado com o Poder Público Local em relação ao cumprimento do direito do idoso.

  • D.

    cumprir os reclamos do cidadão requerente e, para tanto, se deve elaborar um plano de visitas sequenciais às quais só podem acontecer com a presença da equipe técnica, o CMDCA e as demais autoridades que tratam dessa política setorial no âmbito do Poder Local.

  • E.

    construir um dossiê com informações pautadas pela orientação técnica e administrativa, pois num processo avaliativo de serviços socioassistenciais não pode ser considerada a dimensão política da avaliação que se expressa pelas estratégias de intervenção previstas na atenção aos direitos sociais.

Segundo Iamamoto (2009, p. 19), os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas. A atuação dos assistentes sociais tem lugar em vários espaços ocupacionais. A autora mostra que os espaços ocupacionais encontram-se junto ao/a

  • A.

    Estado, empresas privadas capitalistas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, na assessoria a organizações e movimento sociais.

  • B.

    empresas de comunicação, empresas de fundo social, movimentos sociais, fundos privados.

  • C.

    espaço público-estatal, empresas sociais, organizações sociais, movimentos sociais, fundos públicos.

  • D.

    poder público, empresas de fundo sociais e comunitário, movimentos sociais.

  • E.

    empresas privadas, empresas públicas, movimentos sociais, organizações políticas.

A definição de Serviço Social deve ser entendida em uma perspectiva histórica e teórica, levando em conta o contexto em que foi formulada e seus pressupostos. A articulação entre a ação paliativa, curativa e preventiva fez parte da definição de Serviço Social, tendo como valor a justiça social principalmente fundada na construção de uma profissão cristã. Nessa visão da profissão, predominam as questões da ____________ do sujeito a seu meio, a suas condições de trabalho, aos valores dominantes, ou da ___________ consigo mesmo.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A. identificação ... intervenção
  • B. adaptação ... melhora da satisfação
  • C. inclusão ... recuperação do equilíbrio
  • D. autonomia ... insatisfação
  • E. reintegração ... reflexão

O planejamento constitui-se como um importante instrumento no cotidiano profissional do assistente social. A formulação e a escolha das alternativas de intervenção podem ser definidas tomando por base diferentes caminhos, cabendo ao planejador analisar uma proposta considerando suas vantagens e desvantagens. Esse estudo deve considerar

  • A.

    as consequências sociais da ação que implicaria medir a transposição dos segmentos mais vulneráveis para uma nova classe social, como foi o caso daqueles que saíram das classes E e D para a classe C.

  • B.

    as operações que se referem aos procedimentos adotados especialmente em relação aos aspectos financeiros e materiais no que concerne à proposição do projeto.

  • C.

    a análise das operações que considera o grau de envolvimento dos sujeitos atribuindo-lhe valor quantificado com indicadores previamente definidos.

  • D.

    a análise do rendimento político que considera a legalidade e a legitimidade política das alternativas e perceber as potencialidades para aglutinar alianças e provocar rupturas.

  • E.

    as alternativas referentes apenas a procedimentos de natureza técnica relativos ao modo de confronto do objeto do planejamento, sem que expresse uma intencionalidade de cunho político e ideológico.

Na avaliação de programas sociais há especificidades que podem ser destacadas com relação

I. à metodologia: possibilita a avaliação do desempenho do programa, por meio da obtenção, combinação e comparação dos dados e metas.

II. à finalidade: que permite identificar a efetividade e eficácia dos programas.

III. ao papel: atua na verificação de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, além de aferir os méritos do programa durante sua elaboração.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O plantão social é um espaço de trabalho do Serviço Social que tem sua origem atrelada à gênese da profissão. Porém sua visão tem se metamorfoseado de acordo com as transformações ocorridas nas características do Serviço Social. Ao observarmos criticamente a prática de alguns assistentes sociais que trabalham em plantão, detectamos muitas vezes a não sistematização de tal prática, a subordinação em relação aos objetivos institucionais, a falta de planejamento e a limitação na execução de tarefas meramente burocráticas. A manutenção do plantão social em alguns serviços de proteção social especial carece de sistematização da prática profissional, o que, uma vez efetivada, traria a possibilidade de

  • A. desenvolver um trabalho na perspectiva sistêmica, agregando o grupo familiar em torno da problemática atendida.
  • B. consolidar a abordagem individual como uma ação de excelência do Serviço Social em vista de sua eficiência.
  • C. resgatar a metodologia do estudo de caso, em sua perspectiva original, como única técnica eficaz no atendimento social.
  • D. reiterar práticas vinculadas ao atendimento psicossocial que incidam sobre o subjetivo dos indivíduos atendidos.
  • E. trabalhar as demandas coletivas desses usuários, por meio da criação de programas e projetos específicos.

Dentre as atribuições previstas para o assistente social está a avaliação de política e projetos sociais. Existem diferentes linhas que explicam a concepção de avaliação. A chamada emancipatória tem como pressuposto

  • A.

    a descrição, a análise e a crítica de uma dada realidade visando transformá-la, permitindo que as pessoas envolvidas em uma ação possam gerar suas próprias alternativas e se colocar como sujeitos dessa história.

  • B.

    a apreciação do cumprimento de objetivos, metas e análise das metodologias adotadas, assim como a possibilidade de avanços dos caminhos metodológicos.

  • C.

    o processo sistemático de análise isolada de atividades, fato ou coisas, entendendo-os de forma contextualizada para estimular seu aperfeiçoamento.

  • D.

    a leitura pautada no impacto social, assim como nos processos de eficiência, eficácia e efetividade social, considerando a realidade cotidiana e as normas institucionais que regulamentam as instituições e os projetos sociais.

  • E.

    a avaliação do grau de consecução de determinados objetivos, considerando o tempo de sua execução, os indivíduos envolvidos, e o custo dos seus resultados.

O assistente social, em sua atuação profissional, possui a competência de elaborar projetos sociais. Esses projetos, podem ser compreendidos pela

  • A.

    pequena abrangência que podem alcançar, não obtém impactos com mudanças mais perenes.

  • B.

    elaboração de forma isolada, não fazem parte de programas e políticas mais ampliadas.

  • C.

    sua realização em curto prazo, não permite reformulação, sendo uma solução de âmbito estritamente técnico.

  • D.

    praticidade e agilidade, possibilitam participação de vários atores, estabelecimento de parcerias e o enfrentamento de problemas sociais com organização.

  • E.

    objetividade de sua intervenção, sendo adequada para situações mais complexas que envolvem mudança nas relações sociais.

Apesar de toda a complexidade que envolve a questão dos valores do Serviço Social, trata-se de tema de fundamental importância. Na perspectiva fenomenológica, a existência dessa dimensão filosófica determina maior consistência à prática profissional do Serviço Social já que possibilita ao profissional, no nível

I. reflexivo, interagir com saberes de outras áreas;

II. de decisão, considerar todas as variáveis presentes em dada situação;

III. teórico, questionar o valor do mundo;

IV. de gestão, incorporar técnicas e instrumentos específicos;

V. da prática, agir com responsabilidade em relação a esse mundo.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

O Planejamento pode ser tratado sob diferentes perspectivas e dimensões, assim compreendidas:

I. a perspectiva lógico-racional: refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.

II. a dimensão política: decorre do fato de ser um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder.

III. a perspectiva científica: aponta para a necessidade da neutralidade axiológica, desprovida de valores ético-políticos.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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