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Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,
No cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem o serviço.
Para atender as competências profissionais, as possibilidades de pesquisa são de extrema relevância, e estão também na apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais realidade, podendo-se, para tanto, deixar de lado, por exemplo, as análises das sequelas deixadas pela relação de exploração de uma classe sobre a outra.
Na compreensão de como as relações de fato se dão não exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo.
Para se conhecer determinada realidade pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, oriundos da intuição ou do entendimento da razão crítica, que se constituem em momentos distintos porém nunca complementares.
No Brasil, no século XXI, a instituição família é referência a mudanças e padrões difusos de relacionamentos. A partir dessa afirmação, ao realizar trabalho com famílias, o assistente social deve considerar que
os acontecimentos a ela ligados vão além de respostas biológicas universais às necessidades humanas, configuram-se diferentes respostas sociais e culturais, disponíveis a homens e mulheres em contextos históricos específicos.
o Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe profunda alteração no que se refere à família com o estabelecimento da chefia conjugal sob a responsabilidade do homem que possui direitos e deveres.
o Estatuto da Criança e do Adolescente cristalizou a sacralização da família a ponto de introduzir a ideia da necessidade de protegê-la legalmente, independentemente de seus atos em relação à criança.
a doutrina da proteção integral aos direitos da criança e do adolescente, promulgada em 1990, garantiu a equidade na atenção às crianças e adolescentes e estabeleceu a diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.
as referências para o atendimento à família constituiu-se, a partir dos modelos que historicamente foram delineando a composição familiar, como uma unidade biológica composta segundo leis da natureza, poderosa força simbólica.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando temas historicamente articulados, a questão social e os direitos de cidadania, julgue os itens subsequentes.
No marco da teoria social crítica, a questão social é considerada um fenômeno recente, típico do trânsito do padrão de acumulação no esgotamento dos trinta anos gloriosos da expansão capitalista.
Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social é competência do:
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS);
Conselho Regional de Serviço Social (CRESS);
Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS);
Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, bem como do projeto ético e político-profissional do serviço social.
No serviço social, a tendência de se priorizarem as concepções de pessoa, diálogo e transformação social dos sujeitos reflete a vertente marxista.
Um dos pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para a profissão foi a utilização do referencial teórico da Fenomenologia, apresentado pelo grupo do Rio de Janeiro no Encontro de Sumaré, em 1978. Nesta perspectiva, o Serviço Social é visto ao mesmo tempo como processo de aprendizagem, de ajustamento e de mudança. As categorias chaves da Fenomenologia usadas pelo Serviço Social são:
Linguagem, Ajustamento e Transformação individual.
Diálogo, Profissão e Método.
Questão social, Transformação social e Sociedade.
Diálogo, Pessoa e Transformação Social.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta a respeito da intervenção em situações familiares por assistentes sociais.
A intervenção em famílias vulneráveis deve fundamentar-se necessariamente no modelo de família nuclear.
Na intervenção junto a famílias, é necessário adotar a concepção de que os momentos de transição provocados pelos acontecimentos próprios da vida familiar geram mudanças nas suas formas de inserção na sociedade.
A intervenção em situações familiares especiais é de caráter eminentemente terapêutico, na medida em que seu objetivo é dar sustentabilidade ao processo de reorganização das famílias.
As intervenções em situações sintomáticas são, em sua grande maioria, de baixa complexidade e exigem uma conduta mais flexível do profissional.
O principal objetivo da intervenção em situações familiares complexas é a adaptação das famílias às normas da instituição a que está vinculada.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando temas historicamente articulados, a questão social e os direitos de cidadania, julgue os itens subsequentes.
A relação entre questão social e direitos exige o reconhecimento do indivíduo social, com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas.
São considerados Serviços sócios-assistenciais de Proteção Social Especial de Alta Complexidade:
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Serviço de Acolhimento institucional em Casas de Passagem e em família acolhedora;
Serviço de Proteção a domicilio para pessoas com deficiência e idosas, serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos e Serviço de Acolhimento em abrigo Institucional;
Serviço de Acolhimento em Família acolhedora, Serviço de Acolhimento institucional em Casa lar e abrigo institucional e Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
Serviço de Proteção em situações de Calamidades públicas e de Emergências; Serviço de Acolhimento em família Acolhedora, Serviço de Acolhimento em República e Serviço de Acolhimento Institucional nas modalidades abrigo institucional, casa lar, casa de passagem e residência inclusiva;
Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua, Serviço de Acolhimento Institucional em Albergues e residência inclusiva, Serviço de Proteção em situações de Calamidades públicas e de Emergências e Serviço de Acolhimento em república.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às formas de violência e às reflexões realizadas a esse respeito, assinale a opção correta.
Bullying é um conceito utilizado para definir maus-tratos entre iguais ou violência interpessoal entre iguais.
Os casos de violência praticada por pessoa que apresenta quadro patológico de personalidade devem ser conduzidos sem nenhuma expectativa de tratamento e de recuperação.
A codependência é geralmente compreendida como um importante aspecto de proteção devido ao alto potencial de cuidado que a vítima de violência requer.
Crises em que o indivíduo quebra utensílios e mobílias da casa e rasga documentos pessoais são consideradas violência física direta.
A negligência caracteriza-se apenas quando identifica a ocorrência reiterada e contínua de aspectos relacionados ao cuidado físico.
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