Questões de Serviço Social

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Pode-se destacar como uma forma de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, em igualdade de oportunidades, com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e a comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural, a:

  • A.

    terapiaemgrupo.

  • B.

    atividade de lazer.

  • C.

    inserçãoemgrupo de apoio.

  • D.

    acessibilidade.

  • E. instalação de veiculos especializados.

  • A.

    Plano, Projeto, Programa e Política.

  • B.

    Plano, Programa, Política e Projeto.

  • C.

    Programa, Projeto, Plano e Política.

  • D.

    Projeto, Política, Plano e Programa.

  • E.

    Política, Plano, Programa e Projeto.

Julgue os itens subsequentes, relacionados à política de saúde no Brasil. Nesse sentido, considere que as siglas CNS e SUS, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Sistema Único de Saúde.

De acordo com a Lei n.º 8.080/1990, vigilância sanitária representa o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas questões de números 40 e 41, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas dos textos.

A única solução viável e eficaz para evitar os riscos e os perigos decorrentes da especialização crescente das disciplinas é a cooperação dos especialistas em um trabalho realizado em equipe. O trabalho interdisciplinar em equipe deve ser orientado pela perspectiva de ____________ , com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida.

  • A.

    emancipação

  • B.

    singularidade

  • C.

    totalidade

  • D.

    atualidade

  • E.

    consciência

Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

  • A.

    assistência social, previdência social, educação e saú

  • B.

    proteção social básica, proteção social especial, educação e vigilância social.

  • C.

    vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

  • D.

    educação, saúde, assistência social e defesa institucional.

  • E.

    defesa social e institucional, educação e proteção social.

Em relação ao planejamento em Serviço Social, pode-se afirmar:

I. O planejamento pode ser considerado como um processo de reflexão preparatória da ação e como uma disciplina que instrumentaliza transformações a serem alcançadas na realidade social.

II. O planejamento está implícito em algumas etapas das atividades a serem desenvolvidas pelos Assistentes Sociais.

III. O processo de planejamento pressupõe algumas fases básicas e fundamentais: escolha e delimitação do objeto, estudo da situação, identificação de prioridades, definição de objetivos, análise de alternativas, planificação, implementação, implantação e execução, controle, avaliação e retomada do processo.

IV. O planejamento é elemento importante e estratégico de uma práxis democrática.

V. O planejamento, analisado por todas as vertentes teórico-metodológicas, imprimirá sempre à prática profissional eficiência, eficácia e efetividade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Acerca da dimensão investigativa no exercício da profissão de assistente social, julgue os próximos itens.

Consoante o que determina a lei que regulamenta a profissão de assistente social, a pesquisa deve ser elemento constitutivo do trabalho desse profissional, exigência considerada precondição para o exercício profissional competente e qualificado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cabe ao Serviço Social – em uma ação necessariamente articulada com outros segmentos que defendem o aprofundamento do Sistema Único de Saúde (SUS) – formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nessa área que efetivem o direito social à saúde. Como atenta Bravo (2009), o trabalho do Assistente Social na saúde que queira ter como norte o projeto ético-político-profissional tem que estar, necessariamente, articulado ao projeto de reforma

  • A.

    do estado.

  • B.

    psiquiátrica.

  • C.

    atual.

  • D.

    sanitária.

  • E.

    ambiental.

Os Benefícios Assistenciais integram a Política de Assistência Social e se configuram como direito do cidadão e dever do Estado. São prestados de forma articulada às seguranças afiançadas pela Política de Assistência Social, por meio da inclusão dos beneficiários e de suas famílias nos serviços socioassistenciais e de outras políticas setoriais, ampliando a proteção social e promovendo a superação das situações de vulnerabilidade e risco social. Assim, os benefícios assistenciais se dividem em duas modalidades direcionadas a públicos específicos:

  • A.

    Assistência Social Básica e Assistência Social Especializada.

  • B.

    Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e Benefícios Eventuais.

  • C.

    Segur idade Assistencial e Segur idade Previdenciária.

  • D.

    Seguro Social e Seguro de Saúde e Educacional.

  • E.

    Benefícios Regulares e Assistência Social Especializada.

É frequente a afirmação de que o Serviço Social se torna profissão quando impõe uma base técnico-científica às atividades de ajuda, à filantropia. Em outros termos, quando se processa uma tecnificação da filantropia. Esse é o foco do discurso dos pioneiros e de grande parte da literatura especializada. Como afirma Iamamoto (2004), essa é uma visão de dentro e por dentro das fronteiras do Serviço Social, como se ele fosse fruto

  • A.

    de uma evolução interna e autônoma dos sujeitos que a ele se dedicam.

  • B.

    do padrão justo e igualitário de ações voltadas à pobreza.

  • C.

    do modelo de atendimento específico de uma dada realidade.

  • D.

    da expressão de desejos da classe dominada.

  • E.

    de um modelo exclusivamente liberal para conquista de isonomia social.

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