Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência da ONU, fica determinado que os Estados Partes tomarão todas as medidas apropriadas de natureza legislativa, administrativa, social, educacional e outras, para proteger as pessoas com deficiência, tanto dentro como fora do lar, contra todas as formas de exploração, violência e abuso, incluindo aspectos relacionados com:
a geração.
o gênero.
a habitação.
a liberdade.
a economia.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Algumas ações de natureza socioeducativa, realizadas por assistentes sociais, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias. Enquanto estas ações estiverem alinhadas ao atual projeto ético-político da profissão, podem contribuir, segundo (LIMA, 2006), para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e à vivência da realidade, sendo ela também facilitadora de processos democráticos. Diante destas afirmações, pode-se inferir que as ações são de __________.
assistencialismo e acompanhamento.
orientação e acompanhamento.
imediatismo e aconselhamento.
educação e paternalismo.
mobilização e de controle.
A categoria trabalho é estruturante para a compreensão da constituição da humanidade, pois a natureza e sua transformação pelo trabalho mantêm vivos os membros de uma sociedade. Em uma perspectiva crítica, é correto afirmar sobre o trabalho:
realiza-se cumprindo determinações genéticas, cujas habilidades e conhecimentos podem ser dispensados.
opera de forma imediata sobre a matéria sem a intermediação de instrumentos, dispensando todo o tipo de aprendizado, mesmo os advindos de repetição e experimentação.
é capaz de satisfazer um elenco limitado de necessidades com um elenco de atividades determinada pela natureza.
exige habilidades e conhecimentos, instrumentos que cada vez mais se interpõem entre os que executam e a matéria, além de implicar o desenvolvimento de novas necessidades.
não é próprio da natureza humana, pois pode ser executado por toda a espécie animal dependendo apenas de treinamento e desenvolvimento de habilidades.
Pode ser considerada entidade e organização de assistência social aquela sem fins lucrativos que atua na forma de
atendimento esporádico e periódico, prestação de serviços, execução de programas ou projetos e concessão de benefícios de proteção social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
assessoramento apenas pontual para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.
defesa e garantia de direitos àquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, dirigidos ao público da política de assistência social.
defesa e garantia de direitos humanos em geral para a construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com órgãos públicos de defesa de direitos.
assessoramento aos movimentos sociais, organizações sindicais e organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos aos trabalhadores rurais e urbanos.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF , o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Básica, no domicílio para pessoas com deficiência e idosas, são atribuições do:
Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias.
Serviços de Proteção Social Básica.
Serviços de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
Podem-se destacar como inst rumentais técnico-metodológicos mais frequentes para a realização do Estudo Social do Serviço Social:
exames laboratoriais e relatórios.
relatórios técnicos e exames sociométricos.
técnicas laborativas e entrevistas abertas.
visitas institucionais e capacitações.
entrevistas e visita domiciliar.
Os tempos históricos marcam a definição da identidade profissional do assistente social. Como denominam-se as fases históricas da profissão?
Modernismo, iluminismo e renascimento.
Reconceitualização, assistencialismo e positivismo.
Modernização, reconceitualização e de intenção de ruptura.
Marxismo, fenomenologia e positivismo.
Ruptura, modernização e assistencialismo.
Na perspectiva da relação entre saúde e trabalho a condição do trabalhador ganha destaque, sendo que esta não varia sempre no mesmo sentido que as condições de trabalho. A partir desta afirmação, assinale a afirmativa incorreta .
Para os psicopatologistas do trabalho e para o trabalhador, a vivência subjetiva é um objeto privilegiado de análise.
Em se tratando de intervenção ergonômica, não existe distinção entre vivência subjetiva a curto e a longo prazo.
Para superar ou minimizar os riscos de referir-se à vivência subjetiva, pode-se recorrer à vivência subjetiva coletiva, visto que esta envolve as variações individuais.
A Intervenção ergonômica é limitada, pois não atinge a situação de trabalho em profundidade, visto que permanece aquém da organização do trabalho.
Assinale a alternativa a seguir que apresenta o elemento fundamental para o enfrentamento da pobreza e maior redução de seu impacto, segundo Verônica Gonçalves Azeredo:
Maiores recursos para habitação e novas tecnologias sociais.
Redução do déficit econômico.
Matriciamento da política de assistência social.
Redistribuição da renda conforme gestão do governo federal.
Articulação de fato entre os diversos setores sociais como educação, emprego e renda, saúde, habitação, saneamento e urbanização.
Qual a instância coordenadora da política nacional de assistência social?
Ministério da Saúde.
Ministério da Integração Nacional.
Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Ministério da Defesa Civil.
Casa Civil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...