Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta os objetivos da assistência social:
Encaminhamentos sociais, atendimento às famílias de risco e articulação da rede.
Proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.
Defesa de direitos, educação socioassistencial e amparo às vulnerabilidades.
Cooperação técnica, promoção de cidadania e financiamento de habitação popular.
Atendimento aos idosos, aos menores infratores e pessoas portadoras de necessidades especiais especificamente.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
O Piso Básico Fixo (PBF) financia ações dos serviços prestados pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), ofertados exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Assinale a alternativa que não está entre as ações dos serviços prestados:
Atendimento de benefícios eventuais;
Visitas domiciliares;
Grupos: oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo para as famílias, seus membros e indivíduos; ações de capacitação e inserção produtiva;
Atividades lúdicas nos domicílios com famílias em que haja criança com deficiência;
Deslocamento da equipe para atendimento de famílias em comunidades quilombolas, indígenas, em calhas de rios e em zonas rurais.
Em relação ao tema da violência, Maria Cecília Minayo afirma:
Violência é uma questão de responsabilidade constitucional exclusiva da política pública de segurança e educação.
Nas comunidades vulneráveis o tema da violência é tratado pela saúde pública desde a era Getúlio Vargas.
Em toda sociedade ocidental, e mais particularmente no Brasil, é na década de 80 que o tema da violência entra com maior vigor na agenda de debates no campo programático da saúde, tendendo a se consolidar no final dos anos 90.
O tema da violência está inserido na agenda das lutas sociais e apresenta-se desarticulado desde a década de 90 no Brasil, ressurgindo na atualidade como tema exclusivo da segurança pública.
O tema da violência necessita de abordagem psicológica e sociológica para ser incluído na agenda da saúde pública brasileira.
Segundo José Paulo Netto (1992), a política social do Estado Burguês no capitalismo monopolista configura-se
pelo conjunto de planos, programas e projetos com objetivo de oferecer o bem-estar à classe trabalhadora.
pela intervenção contínua, sistemática e estratégica sobre as sequelas da questão social.
como resultante do modelo feudal, pois a emergência da questão social é típica desse modelo econômico.
como resultante do escravismo que se caracteriza pela exploração do trabalho e, portanto, pela intervenção do Estado.
desvinculada do processo econômico, pois neste período pressupunha-se que a instituição do Estado de Bem Estar Social era resultante de uma luta democrática de direito.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
De acordo com o SUAS, os Benefícios Assistenciais são prestados de forma articulada às demais garantias, desenvolvendo um trabalho continuado com as famílias atendidas. Esses benefícios se dividem em duas modalidades, que são direcionadas a públicos específicos __________ e __________. Assinale a alternativa correta, que completa as lacunas:
O Benefício de Prestação Continuada e o Auxílio Alimentação;
O Benefício de Moradia Digna e o Auxílio Educação;
O Benefício do Bolsa Família e o PETI;
O Benefício de Prestação Continuada e os Benefícios Eventuais;
O Benefício do Acesso a Serviços e Garantias e os Benefício Consignados.
Aponte nas alternativas abaixo qual apresenta empecilhos para a organização dos trabalhadores na defesa de seus interesses frente às atuais alterações no mundo do trabalho, de acordo com Rose Serra.
Dispersão, aglutinação, descentralização dos mercados e privatização.
Padrão internacional nas relações de trabalho, flexibilização nos mercados e no consumo.
Mobilidade geográfica no mercado, aglutinação, produção e descentralização.
Dispersão, flexibilidade, mobilidade geográfica nos processos de trabalho, nos mercados e no consumo.
Globalização da economia, movimento sindical enfraquecido, privatização da força de trabalho.
A política social no capitalismo, tendo como eixo central de análise o trabalho e a sociedade salarial, deve ser entendida como
um conjunto de direitos assegurados por ela, resultante de conquistas da classe trabalhadora diante do processo de exploração do trabalho, ao mesmo tempo em que responde de forma funcional ao capital.
ações do Estado com função precípua de organizar, em todo o território nacional, as iniciativas da sociedade civil vinculadas às iniciativas patronais já que respondem ao modo de exploração capitalista.
direitos sociais adquiridos pela sociedade moderna que só puderam emergir em função do estágio de superação das tensões entre capital e trabalho.
resultantes da relação entre Estado e sociedade civil para a garantia dos direitos civis que têm sua emergência vinculada ao modelo de produção feudal.
garantia de segurança social no campo contributivo, pois a transição da proteção social não contributiva para a esfera do direito social e do Estado pode configurar a assistencialização das políticas sociais.
O assistente social, ao receber uma denúncia que em determinada entidade social o acesso aos benefícios e serviços só seriam concedidos condicionados à participação do usuário em atividades religiosas, deve
esclarecer ao usuário que esse procedimento é possível em função do que estabelece a Constituição Federal de 88, no art. 5º, em seu inciso VII, é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
encaminhar o denunciante ao conselho tutelar, pois esta é a primeira instância de recursos nos casos de abusos de poder, pois o artigo 136 em seu inciso IV da Lei nº 8.069/1990 afirma que compete a essa instância: encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal.
gravar a narrativa da denúncia e encaminhá-la ao Conselho Regional de Serviço Social, pois o código de ética profissional prevê o compromisso do assistente social com a prestação de serviços sociais governamentais e não governamentais.
oficializar ao denunciante que não lhe compete tomar nenhuma atitude, pois tem sua prática pautada pela Lei que regulamenta a profissão e esta prevê como um de seus princípios a neutralidade políticaideológica.
orientar esse usuário quanto ao fato da entidade estar violando o princípio constitucional de 1988, previsto no art. 5º em seu inciso VIII − ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, além das providências em termos de encaminhar a denúncia.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
A Vigilância Social é uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre a situação das famílias e indivíduos. Para atender aos objetivos, a Vigilância Social é estruturada a partir de dois eixos _________ e _________. Assinale a alternativa correta, que completa as lacunas:
A Vigilância das Famílias e a Vigilância dos Grupos e Comunidades;
A Vigilância de Riscos e Vulnerabilidades e a Vigilância de Padrões e Serviços;
A Vigilância de Estrutura e Infraestrutura e a Vigilância de Padrões de Qualidade de Vida;
A Vigilância Familiar e Comunitária e a Vigilância de Vulnerabilidades;
A Vigilância Socioeconômica e a Vigilância dos Padrões de Saúde e Bem-Estar Social.
Para Faleiros, é no campo da política do cotidiano que se processa a relação entre assistente social e população. O que significa, para o autor, essa política?
Micropolítica no contexto capitalista.
Relações afetivas estabelecidas com a população.
A família como mediadora das relações sociais.
O projeto humanitário intrínseco nas práticas do Estado.
O trabalho na relação de efeito e de mudança em que se move a vida cotidiana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...