Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Pedro chefia o serviço social de uma instituição estadual de saúde. Para que sua equipe formule qualificadas respostas e alternativas de enfrentamento aos muitos desafios e tensões que se põem no cotidiano profissional, ele desenvolve uma gestão com planejamento participativo e consequente execução e avaliação de programas e projetos.
A partir dessa situação hipotética e dos preceitos ético-políticos defendidos no código de ética profissional, assinale a opção correta,considerando o planejamento como um processo técnico-político na atuação profissional do assistente social.

    A) A utilização do planejamento para o desenvolvimento do trabalho dos assistentes sociais da equipe de Pedro garante que interesses coletivos sejam viabilizados e que a população usuária dos serviços prestados participe mais ativamente do processo de tomada de decisões.

    B) O modelo de planejamento utilizado viabiliza de forma majoritária o alargamento na dimensão técnico-operativa da equipe de Pedro, haja vista que o serviço social é uma profissão essencialmente investigativa.

    C) A ferramenta adotada por Pedro permite claras distribuições de responsabilidades: à chefia cabe apresentar o que e o para que fazer, ou seja, as decisões a serem seguidas no planejamento das ações; e à equipe cabe contribuir para o como e o com que fazer das intervenções a serem traçadas.

    D) O planejamento e os instrumentos utilizados pela equipe de Pedro são atribuições e competências que devem estar direcionadas a favor da classe empregadora, atentos também ao alcance das metas institucionais e governamentais.

    E) O planejamento pode ser reconhecido como uma competência do exercício profissional do assistente social, a qual dever refutar o caráter praticista de intervenção.

No que se refere à atuação dos(as) assistentes sociais na saúde da criança, julgue o item a seguir.


A intervenção do(a) assistente social em saúde da criança atua na intersetorialidade, na articulação e na efetivação de direitos e tem como referência as diretrizes ético-políticas do Serviço Social.

De acordo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a União apoia financeiramente o aprimoramento da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do SUAS para utilização no contexto estadual e municipal.
Para que não haja prejuízo de outras ações deve estar definido em regulamento:

    A) A medição dos resultados da gestão descentralizada do SUAS, com base na atuação do gestor municipal na implementação exclusiva da execução e monitoramento dos serviços.

    B) A aferição os resultados dos municípios diante dos serviços prestados à população, sob pena de multa.

    C) A transferência dos recursos aos municípios para o Benefício de Prestação Continuada através do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.

    D) O Incentivo da obtenção de resultados qualitativos na gestão estadual, municipal e do Distrito Federal do SUAS.

    E) O fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Percentual dos recursos transferidos deverá ser gasto com o pagamento de pessoal efetivo e de gratificações de qualquer natureza a servidor público.

Ana, assistente social, presta assessoria há cerca de seis meses para um consórcio de empresas que executam obras de esgotamento sanitário numa cidade de médio porte. Quando foi contratada, Ana apresentou sua proposta de assessoria e pretendia ser informada, em um prazo de até dois meses, acerca dos pressupostos e das condições em que os seus assessorados atuavam.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, a
respeito de assessoria em serviço social.

    A) Cabe a Ana, ao exercer seu trabalho de assessoria,problematizar junto aos usuários a necessidade de organizarem-se politicamente, tanto dentro da instituição quanto fora dela.

    B) Cabe a Ana, ao prestar assessoria, empreender ações em nome dos usuários.

    C) Pelo tempo de assessoria já prestada na instituição, Ana pode apontar estratégias no processo que desenvolve, já que o assessor é um sujeito importante para desvelar a realidade.

    D) Com o estabelecimento da proposta de assessoria, apresentada por Ana ao ser contratada, se encerra a fase de estudos, que antecede a execução de atividades.

    E) Na condição de assessora, Ana é um sujeito que busca a neutralidade, mas que deve estabelecer a crítica como forma de troca e decidir o que deverá ser feito.

No que se refere à atuação dos(as) assistentes sociais na saúde da criança, julgue o item a seguir.


A rede de proteção que envolve crianças e os respectivos direitos sociais garante a efetivação dos direitos sociais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, não sendo esse um desafio do trabalho de proteção.

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta afirmações sobre avaliação de políticas sociais.

    A) A avaliação deve se ater a classificar a avaliação de políticas e programas sociais de acordo com seu objetivo (efetividade, eficácia, eficiência).

    B) A avaliação visa compreender todos os elementos que atribuem forma e significado às políticas sociais.

    C) A avaliação da política social propõe perceber o quadro institucional, os traços constitutivos da política analisada, observar e criticar minuciosamente.

    D) A análise da política social pressupõe repensar as características de uma política, como a relação entre público e privado, as formas de financiamento e as modalidades de prestação de serviços.

    E) A avaliação de políticas sociais não deve se sobrepor ao conjunto de técnicas e instrumentos, e se fixar na identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.

Acerca de supervisão em serviço social, assinale a opção correta.

    A) Formação e trabalho profissional, que são as faces de uma mesma atividade curricular, demandam dialeticamente respostas e reflexões próprias do arcabouço teórico-prático que constituem supervisão de campo e acadêmica.

    B) O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressao movimento teórico-prático da profissão e, juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional.

    C) As supervisões de campo e acadêmica, apesar de suas particularidades, são consideradas momentos extremamentes imilares e, por isso, constituem o mesmo processo, que é o estágio supervisionado.

    D)

    Ao supervisor de campo cabe afinar com o estagiário os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos etécnico-operativos da profissão, visto que é nesse momento que os estagiários levam as angústias e dinâmicas do campo de estágio para a sala de aula.



    E) A supervisão dispensa uma relação de unidade e demanda uma relação de diálogo pontual entre supervisor de campo,supervisor acadêmico e estagiário. Requer também a construção individual de uma proposta de estágio e do processo de supervisão direta e sistemática.

No que se refere à atuação dos(as) assistentes sociais na saúde da criança, julgue o item a seguir.


No setor de pediatria, o (a) assistente social pode desenvolver ações de educação em saúde, acolhimento e abordagem individual e coletiva, observando que o atendimento em serviços de pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) abrange crianças de até 12 anos de idade.

Sobre as novas modalidades de família, é correto afirmar:

    A) A Família Monoparental é formada pela relação do(s) filho(s) com apenas um dos seus genitores.

    B) A Família homoafetiva é compreendida por uma unidade familiar formada por pessoas do mesmo sexo, facultando a mesma tutela legal atribuída às famílias heteroafetivas, assegurada pela Constituição Federal de 1988.

    C) A Família Extensa é aquela que adquire a guarda, tutela e/ou adoção da criança ou adolescente sem ter nenhum vínculo parentesco com a família de origem.

    D) A Família Mosaico é aquela composta por parentes sem diversidade de gerações e sem a verticalidade dos vínculos, dentro da ideia de uma formação familiar.

    E) A Família Anaparental é constituída quando um ou ambos os parceiros já possuem filhos havidos em uniões anteriores, resultando assim a pluralidade dos vínculos parentais.

Julgue os itens a seguir quanto à dimensão técnico-operativa do serviço social.

I A dimensão técnico-operativa se confunde com a questão dos
instrumentos e técnicas e, diferentemente das outras dimensões(ético-política e teórico-metodológicas), mobiliza as condições subjetivas do trabalho e as condições objetivas dos agentes profissionais.
II O uso competente e crítico dos instrumentos (observação,
abordagem individual e coletiva, entrevista, grupos e reuniões,visita domiciliar, entre outros) permite que as respostas sejam dadas, mas eles não se confundem nem podem ser confundidos,com as respostas profissionais.
III Os procedimentos são os conjuntos de atividades que os
profissionais realizam e se confundem com as ações desenvolvidas por esses profissionais, necessariamente, com as suas intervenções.Assinale a opção correta.

    A) Apenas o itens I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...