Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Lei n.º 8.662/1993 prevê como atribuição privativa do assistente social

    A) elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares.

    B) orientar indivíduos e grupos no sentido de identificar recursos e de fazer uso desses recursos no atendimento e na defesa deseus direitos.

    C) realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    D) coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos,pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social.

    E) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


O Centro de Atenção Psicossocial de Atendimento Dia atende exclusivamente adultos com quadros graves de intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e sistemáticos.

São considerados princípios que regem a aplicação das medidas protetivas indispensáveis para a garantia do desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes que vivenciam situações que ameaçam ou violam seus direitos:

    A) A responsabilidade primária e solidária do poder público e a intervenção mínima.

    B) A intervenção precoce e a precisa responsabilização dos pais.

    C) A supremacia do direito à saúde e ao lazer, considerando as previsões e restrições elencadas na Constituição Federal.

    D) O respeito integral à privacidade, à liberdade irrestrita e às escolhas das crianças e dos adolescentes, favoráveis à garantia de sua prioridade absoluta.

    E) A historicidade, por avaliar que nenhum problema ou situação adversa se sustenta apenas em fatos vivenciados da atualidade.

Considerando as influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão em seus distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) Somente a partir do ano 2000, com o agravamento da precarização, o serviço social brasileiro começou a ser analisado a partir de aportes teóricos metodológicos do materialismo histórico e da teoria marxista.

    B) Os referenciais orientadores do pensamento e da práxis do serviço social brasileiro originaram-se de duas teorias sociais:o doutrinarismo e o conservadorismo.

    C) Na gênese do serviço social brasileiro, está presente a relação entre a profissão e o ideário católico.

    D) A perspectiva funcionalista se caracteriza por ações voltadas à transformação da realidade, mediante análise ampliada das relações sociais e com propostas de ruptura da ordem vigente.

    E) O racionalismo higienista se caracteriza pela abordagem da questão social como problema moral e religioso, numa intervenção que prioriza a formação do indivíduo para a solução dos seus problemas.

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


Um paciente de 39 anos de idade em situação de sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes será atendido no Centro de Atenção Psicossocial de Internação Integral.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (2004), a previsão de certas seguranças, como as de sobrevivência, acolhida, de convívio ou vivência familiar, são indispensáveis para superação de situações de risco e vulnerabilidades sociais. Considerando a demarcação da proteção social como possibilidade de amparo e superação de adversidades, com base em sua viabilização por meio da Política de Assistência Social, em seus níveis básico e especial, associe, a priori, os conteúdos da coluna A com as afirmativas elencadas na coluna B:

COLUNA A I- Sistema Único de Assistência Social (SUAS) II- Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) III- Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) IV- Benefício de Prestação Continuada (BPC) V- Programa Bolsa Família (PBF)
COLUNA B ( ) Constitui-se como uma política social protetiva, ao dirigir-se a determinadas pessoas, com renda prevista em Lei, reconhecidamente deficientes e/ou idosas. ( ) É responsável pelos serviços mais direcionados pautados na identificação de contextos e situações de risco social e vivenciados por crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência que tiveram seus direitos violados e/ou ameaçados. ( ) Evidencia modelo de gestão que se materializa a partir da regulação e organização das ações socioassistenciais em todo o território nacional. Organiza, coordena e é responsável pela execução dos serviços socioassistenciais locais da Política de Assistência Social. ( ) Constitui transferência financeira realizada para estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para que elas superem a situação de vulnerabilidade e de pobreza. ( )Contribui, entre seus principais trabalhos, através de suas ações, para o fortalecimento dos vínculos e das capacidades protetivas das famílias; para a identificação e o desenvolvimento de potencialidades e aquisições favoráveis à superação de vulnerabilidades.

Considerando as associações realizadas, de cima para baixo, indique a alternativa que, coerentemente, apresenta articulação entre os conteúdos da coluna A com os da coluna B:

    A) V, II, V, I, IV, III.

    B) IV, III, I, II, V, II.

    C) I, III, II, III, IV, I.

    D) II, IV, V, III, IV, I.

    E) II, I, I, II, I, IV.

Com relação a condições e parâmetros normativos que visam garantir que o exercício profissional do assistente social seja executado de forma ética e tecnicamente qualificada, assinale a opção correta.

    A) O local de atendimento deve ser dotado de espaço suficiente para abordagens individuais ou coletivas.

    B) É recomendado que o atendimento não seja realizado comportas fechadas, pois o usuário pode ficar constrangido ou se sentir intimidado.

    C) O material técnico utilizado no atendimento deve ser arquivado no mesmo espaço físico onde é realizado o atendimento, com vistas a evitar que outros profissionais tenham acesso a ele.

    D) Não existem parâmetros normativos que regulem o exercício profissional do assistente social em entidade privada.

    E) Havendo qualquer inadequação quanto às condições físicas etécnicas do exercício profissional, a primeira providência a ser tomada é notificar o conselho regional de serviço social.

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


Na prática do atendimento em Saúde Mental do Adulto, o (a) assistente social pode ser definido(a) como um(a) agente matricial, uma vez que realiza triagem e encaminhamentos sociais.

Leia atentamente os dois textos a seguir e compare-os para responder à questão. O primeiro texto é de autoria de Raquel Raichelis (2011), e o segundo, de Marilda Villela Iamamoto (2014), ambas reconhecidas pela importância sócio-histórica para o Serviço Social.
Texto I
“Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o Estado, as organizações privadas empresariais, não governamentais ou patronais. Trata-se de uma interpretação da profissão que pretende desvendar suas particularidades como parte do trabalho coletivo, uma vez que o trabalho não é a ação isolada de um indivíduo, mas é sempre atividade coletiva de caráter eminentemente social.” Fonte: RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Serviço Social & Sociedade, n.º 107, São Paulo, jul-set. 2011.

Texto II
“Na esfera pública, os atuais 5.570 municípios brasileiros são os que mais absorvem assistentes sociais, especialmente por meio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). É necessário salientar as particularidades da atuação nos pequenos municípios com menos de vinte mil habitantes. Aí os profissionais são sujeitos à maior polivalência no nível das demandas, à precariedade de recursos materiais que afetam as condições básicas de trabalho, assim como à maior ingerência das forças políticas locais no trabalho cotidiano. Alia-se a existência de fronteiras pouco nítidas entre o público e o privado que têm lugar na cultura política brasileira, favorecendo os clientelismos, patrimonialismos e coronelismos contemporâneos [...]. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor os seus projetos e negociá-los com a instituição e defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade e na aproximação, as forças vivas de nosso tempo, tendências e possibilidades aí presentes passíveis de serem apropriadas pelo profissional e transformadas em projetos de trabalho profissional. ” Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social & Sociedade, n.º 120, São Paulo, out-dez. 2014. Adaptado.


Ao considerar os dois textos acima, os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social e as particularidades do trabalho dos assistentes sociais, é possível afirmar que:

    A) Os assistentes sociais são historicamente reconhecidos como os profissionais da assistência social. Isso porque a história da profissão é a mesma da constituição da Política de Assistência Social implementada em todo o território brasileiro.

    B) O Serviço Social destaca-se, entre as demais profissionais inscritas na divisão sócio-técnica do trabalho, por ter a questão social e as suas expressões como o seu objeto de trabalho particular. Isso o coloca à frente nas análises sobre as dinâmicas societárias.

    C) As ações como a da efetivação da lei que regulamenta a carga horária de 6 horas de trabalho para os assistentes sociais resulta do interesse do Estado e do empresariado em melhorar as condições de trabalho desses profissionais.

    D) As mudanças e as transformações que afetam o mundo do trabalho inferem no cotidiano e no exercício profissional dos assistentes sociais que também fazem parte de um coletivo: a classe trabalhadora. Frente aos desafios impostos à profissão, é preciso qualificar o processo de formação e trabalho, sem perder de vista a necessidade de somar esforços com outras categorias, movimentos e lutas sociais.

    E) Os assistentes sociais são profissionais liberais que detêm ampla autonomia para o desenvolvimento de seu trabalho em instituições públicas e/ou privadas. O Serviço Social tem uma lei que o regulamenta, e os seus profissionais têm um código de ética muito flexível, por entenderem que as questões morais precisam ser individualmente analisadas.

Em um atendimento, o assistente social toma conhecimento de várias situações relacionadas à vida de um usuário, sendo o sigilo profissional relevante nesse contexto.
Quanto ao sigilo profissional,
assinale a opção correta.

    A) Conforme o Código de Ética do(a) Assistente Social, manter o sigilo profissional é um dever do assistente social.

    B) A quebra de sigilo é admissível quando se tratar de situação cuja gravidade possa trazer prejuízos aos interesses da coletividade.

    C) O usuário é protegido pelo sigilo apenas em relação a questões específicas das quais o assistente social tomar conhecimento.

    D) Em um trabalho multidisciplinar, o sigilo profissional não é necessário, pois as informações devem ser compartilhadas coma equipe.

    E) Em situação excepcional, ao ser convocado para depoimento judicial, é dever do assistente social quebrar o sigilo profissional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...