Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A investigação e a intervenção são elementos que, embora de natureza distinta, compreendem a dialética do modo de ser da profissão. Na profissão do serviço social, a expressão da investigação e a expressão da intervenção encontram-se expressas, respectivamente,
na sensibilidade e na objetividade profissionais.
nas competências e nas atribuições profissionais.
nas competências e nas habilidades profissionais.
nas gerências e nas atribuições profissionais.
nas demandas e nas habilidades profissionais.
Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de políticas sociais.
No Estado capitalista, amplia-se o campo de ação da assistência social à medida que se criam condições para o acesso da população à saúde e à previdência social públicas.
a sociedade vivencia um momento de abundância de recursos, com superavit financeiro para sustentar as políticas e serviços sociais; porém, há uma crise fiscal do Estado, que envolve a paralisia da burocracia estatal.
orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo a sua reconstrução crítica.
orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo o atendimento das demandas imediatas e(ou) consolidadas.
orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e(ou) consolidadas, mas sua reconstrução crítica.
orientar e instrumentalizar a ação profissional, não permitindo o atendimento das demandas imediatas e(ou) consolidadas, mas sua reconstrução crítica.
orientar e reinstrumentalizar a intervenção profissional, não permitindo o atendimento das demandas imediatas e(ou) consolidadas.
Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de políticas sociais.
Atualmente, observa-se uma clivagem das políticas de assistência social, que se fundamentam em duas concepções opostas: a da privatização e a da assistencialização da proteção social.
O debate sobre o terceiro setor geralmente envolve a aceitação de duas teses, essas partem dos falsos princípios de que
a sociedade vivencia um momento de escassez de recursos, com deficit financeiro para sustentar as políticas e serviços sociais e, por isso, há uma crise fiscal do Estado, que não se restringe à questão financeira, mas envolve a paralisia da burocracia estatal.
a sociedade vivencia um momento de abundância de recursos com superavit financeiro para sustentar as políticas e serviços sociais e, por isso, o terceiro setor, como é mais transparente e eficiente do que o Estado, é o mais capaz de assumir a gestão das respostas às refrações da questão social.
a sociedade vivencia um momento de escassez de recursos, porém com superavit financeiro para sustentar as políticas e serviços sociais e, por isso, há uma crise fiscal do Estado, que não se restringe à questão financeira, mas envolve a paralisia da burocracia estatal.
a sociedade vivencia um momento de escassez de recursos com deficit financeiro para sustentar as políticas e serviços sociais; porém, não há uma crise fiscal do Estado, que se restringe à paralisia da burocracia estatal.
Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de políticas sociais.
Um dos argumentos comumente utilizados para explicar a crise fiscal dos estados consiste em associar as conquistas sociais acumuladas a gastos sociais excessivos, que estariam na origem dessa suposta crise.
No atual momento histórico, pode-se considerar que a participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa idéia de que
o voluntariado é uma alternativa de não emprego.
o Estado é corrupto e burocrático; por isso, deve-se direcionar a gestão social para a sociedade civil, que é transparente e democrática.
a sociedade civil possui interesse e projetos societários em disputa, porém viabiliza a efetivação dos serviços sociais públicos.
a parceria público-privada viabiliza o fortalecimento do Estado na gestão social.
a privatização dos serviços sociais possibilita a qualidade da sua prestação.
Tendo o texto acima apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de políticas sociais.
De acordo com os críticos da desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais, uma das principais consequências dessa ação é a transferência, à iniciativa privada, da assistência à população pobre.
Na elaboração de políticas sociais, não se pode dominar o cálculo intuitivo junto com a improvisação, pois isso se constituiria em imediatismo na análise da realidade e na intervenção social. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.
O planejamento tem por função exacerbar o pragmatismo.
O planejamento é uma ferramenta para inviabilizar possibilidades e escolhas.
A improvisação permite propor metas e resultados.
A liberdade de escolher o futuro e de programá-lo é imposta pelo pragmatismo.
O planejamento é uma ferramenta de liberdade do homem para explorar possibilidades e escolhas.
Acerca das políticas sociais que integram a seguridade social, julgue os próximos itens.
O ministério da seguridade social foi extinto nos anos 90 do século passado, com a regulamentação das políticas integrantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...