Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza
têm expressado uma radical reorientação no sentido da centralização dessas em ações em nível federal, estando dispersas entre vários setores, carecendo de mecanismos de controle público.
têm ocorrido através de programas seletivos e focalizados, centradas nos mais pobres entre os pobres, seletivas e compensatórias, desenvolvendo estratégias fragmentadoras da pobreza e colocando-se em um movimento contrário à universalização de direitos sociais.
têm sido desfavoráveis à filantropia e à solidariedade da sociedade civil.
caracterizam-se pela intervenção de forma burocratizada e ineficiente, embora com aporte de recursos suficientes para responder às demandas da população.
A relação entre teoria e prática no serviço social é constantemente discutida. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A relação entre teoria e prática é uma relação de proximidade, em que não se identificam divergências.
Há uma relação de identidade perfeita entre teoria e prática, que está repleta de coincidências.
A relação é de dependência, pois a prática, necessariamente, indica o caminho para a teoria.
Há uma relação de hierarquia entre teoria e prática, na qual a teoria deve-se encaixar na realidade.
A relação entre teoria e prática é de unidade e está repleta de contradições.
A ideologia, as normas e os valores burgueses devem ser incorporados pelo conjunto da população como cultura oficial, o que obriga a classe hegemônica a duas estratégias: a naturalização e a ocultação daqueles.
Assinale a opção cuja assertiva está alinhada com o tipo de raciocínio apresentado acima.
O irracionalismo se apresenta como a cultura oficial no atual momento histórico do capital, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa, pois segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
O positivismo se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se uma historicização somente do social: o sistema não pode ser mais alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação desaparecem como opção ou possibilidade histórica; somente é possível alterar, controlar ou manipular variáveis, disfunções, partes do todo, permanecendo o sistema em seu natural equilíbrio.
A sociologia compreensiva se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se a historicização do social: o sistema pode ser alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação aparecem como opção ou possibilidade histórica.
Durante o período autocrático-burguês, a modernização da máquina estatal na saúde, fez aumentar seu poder regulatório sobre a sociedade, além de alijar os trabalhadores do jogo político. Esse objetivo foi alcançado por meio da criação da seguinte instituição:
Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social IAPAS
Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social INAMPS
Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social - SINPAS
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS
Instituto Nacional de Previdência Social - INPS
Entre os seminários e congressos realizados ao longo da história do serviço social brasileiro, o que constituiu o marco fundacional de mobilização contra o conservadorismo no universo profissional foi o
III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo, conhecido como Congresso da Virada.
I Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Araxá.
II Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Teresópolis.
III Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Sumaré.
III Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro.
Com relação à participação feminina no mercado de trabalho, assinale a opção correta.
A segregação ocupacional por sexo amplia as possibilidades de formação da mão de obra feminina.
Pesquisas apontam que o nível médio de escolaridade dos homens é mais alto que o das mulheres, fato que os capacita a disputarem espaço no mercado de trabalho com mais sucesso.
O processo de reestruturação produtiva vem afetando principalmente o setor de serviços, cuja redução tem rebatimentos negativos, incidindo mais sobre as mulheres, já pouco representadas nesse setor.
A taxa de atividade das mulheres diminuiu tanto nas fases de recessão como nos ciclos de expansão da economia.
O grau de empregabilidade das mulheres deve-se às habilidades femininas ou a certo tipo de atributo pessoal credenciado pela dimensão de gênero.
No trabalho com famílias no campo da política pública fazse necessário
eleger apenas a mulher na família como porta de relação e parceria, considerando o papel que hoje ela exerce perante o grupo familiar.
compreender a família como corresponsável pelo desenvolvimento dos cidadãos.
oferecer apenas assistência compensatória com escasso investimento no desenvolvimento da autono mia do grupo familiar.
pensar idealizadamente num padrão de desempe nho da família.
considerar que cabe exclusivamente ao Estado a responsabilidade da reprodução e proteção social dos sujeitos que compõem o grupo familiar.
A construção da esfera pública democrática e a luta pela concretização de direitos interpela o serviço social em vários aspectos, diante das novas manifestações e expressões da questão social. Nesse sentido, é correto afirmar que a democracia e a luta pela construção de direitos são uma questão de
despublicização.
benemerência
refilantropização.
assistencialismo.
disputa.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do projeto ético-político do serviço social que fundamenta o exercício profissional dos assistentes sociais, assinale a opção correta.
A construção do projeto profissional a partir das determinações sócio-históricas desvincula-se da reconceituação do serviço social.
Os projetos profissionais, por comportarem valores e elementos da autoimagem profissional, são totalmente desvinculados dos projetos societários.
No projeto ético-político hegemônico, estão presentes concepções sobre o direito à diferença e às formações identitárias, bem como sua relação intrínseca com as lutas igualitárias.
Os projetos ético-políticos profissionais limitam-se a normatizações morais.
A competência requisitada impõe o uso de instrumental, sem recorrer a mediações no processo de intervenção.
É recorrente na literatura do serviço social considerar como uma das consequências do projeto neoliberal na política social brasileira
o fortalecimento da classe trabalhadora.
a ampliação dos espaços públicos e, consequentemente, das políticas sociais.
o fortalecimento da dimensão pública na atenção à pobreza, com reforço do papel do Estado.
s refilantropização do social.
politização da questão social, o que a qualifica como questão pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...