Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. Com base no que dispõe o Estatuto do Idoso, marque a opção correta:

    A) O Poder Público criará e estimulará a profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.

    B) Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, exceto para concursos públicos.

    C) Dentre os critérios de desempate em concurso público está a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada. Porém, esse não é o critério de maior relevância

    D) O Poder Público criará e estimulará programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 2 (dois) anos por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Uma criança de 7 anos de idade que apresente transtorno mental moderado de substâncias psicoativas com humor predominantemente irritado e não demonstre resposta ao tratamento por dois meses será encaminhada ao CAPS AD.

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Considerando que compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, é INCORRETO afirmar que são objetivos da seguridade social:

    A) irredutibilidade do valor dos benefícios;

    B) universalidade da cobertura e do atendimento;

    C) diversidade da base de financiamento.

    D) caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    E) diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social.

Estatuto da Criança e do Adolescente é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. Segundo o ECA:
I- Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de agressores sexuais; II- Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: elevados níveis de repetência e desentendimento entre professor e aluno; III- A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho; IV- O Estatuto estabelece que, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Dos itens acima:

    A) Apenas os itens II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    C) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes devem se pautar na legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente e no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes, assim como na convivência familiar e comunitária.

Assinale (V) ou (F) nos parênteses conforme a afirmativa seja verdadeira ou falsa, de cima para baixo, respectivamente, acerca da nova concepção de assistência social como direito à proteção social prevista na Política de Assistência Social (PNAS) 2004:
( ) a nova concepção de assistência social como direito à proteção social tem duplo efeito, o de suprir sob dado padrão pré-definido um recebimento e o de desenvolver capacidades para maior autonomia. ( ) a nova concepção de assistência social é aliada ao desenvolvimento humano e social e não tuteladora ou assistencialista. ( ) a nova concepção de assistência social restringe-se a ser provedora de necessidades. ( ) a nova concepção de assistência social diz respeito a exclusividade da vulnerabilidade social. ( ) a nova concepção de assistência no tocante ao seu desenvolvimento depende da distribuição dos acessos a bens e recursos, o que implica incremento das capacidades de famílias e indivíduos.
Analisando as afirmativas acima, marque a sequência CORRETA:

    A) V – V – F – F - V

    B) F – V – F – V - F

    C) V – V – V – V - F

    D) V – F – V – F - V

    E) F – F – F – F - F

Constitui atribuição privativa do/a Assistente Social:

    A) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

    B) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

    C) Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social.

    D) Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Um adolescente apresentando quadro de abstinência poderá ser atendido pelo CAPS da região, visando-se a uma primeira avaliação e para posterior atendimento e acompanhamento.

De acordo com a Lei nº 8.662/1993 (Código de Ética), no tocante aos direitos e responsabilidades gerais dos Assistentes Sociais, é INCORRETO afirmar que constituem direitos do (a) Assistente Social.

    A) inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

    B) desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional.

    C) participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

    D) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

    E) pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

Conforme o Código de Ética do profissional de Serviço Social, um dos direitos do/a Assistente Social é:

    A) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão

    B) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

    C) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

    D) Garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...