Questões de Serviço Social

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Ao atuar como assistente social no âmbito da Defensoria Pública deve-se responder alguns pressupostos éticos que congregam as dimensões da profissão. Nesta linha, espera-se que:

  • A.

    o profissional, considerando a necessidade de garantir direitos individuais, deve isolar os aspectos políticos e coletivos e se dedicar às situações do sujeito em questão.

  • B.

    as ações sejam propostas dentro dos marcos da sociedade capitalista, mas considerando os pressupostos éticos da doutrina social da igreja.

  • C.

    o fazer profissional tenha em seu horizonte a construção de sujeitos políticos e coletivos que permitam a criação de novos valores, que é também a criação de uma nova hegemonia no quadro das relações sociais.

  • D.

    a prática profissional supere a visão do indivíduo na perspectiva do enquadramento dos coletivos, no modo de produção capitalista.

  • E.

    o exercício profissional garanta a construção da harmonia e convivência do mundo capitalista financeiro com a solidariedade operária.

O trabalho do assistente social com a chamada cultura juvenil, quando vinculado à perspectiva crítica de intervenção e caracterizado como socioassistencial, deve ser centrado

  • A.

    em uma práxis que atua com os usuários do sistema público para acesso a direitos instituídos e instituintes, a partir de suas individualidades, para que apreendam a sua realidade de maneira crítica e consciente.

  • B.

    nos clientes, vistos como sujeitos de direitos institucionalizados e instituídos.

  • C.

    nos usuários, considerados sujeitos de direitos contributivos.

  • D.

    na possibilidade de o cliente construir estratégias individualizadas de acesso a benefícios e a recursos, em função do que está previsto no orçamento da instituição.

  • E.

    na perspectiva funcional e pragmática da relação assistente social/cliente.

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. O surgimento da política social brasileira coincide com o período histórico dos países de capitalismo central; portanto, é correto afirmar que houve no Brasil escravista do século XIX uma importante radicalização das lutas operárias bem como sua constituição em classe, com partidos e organizações articuladas e fortes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Estudiosos da política social consideram que a retomada dos valores liberais, de responsabilização individual pela condição de pobreza, justifica ideoculturalmente a focalização das políticas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Análises da política social consideram a produção o núcleo central da vida social e inseparável do processo de reprodução, seja como estimuladora da realização da mais-valia socialmente produzida, seja como reprodução da força de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que

  • A.

    o assistente social atua como um orientador pedagógico.

  • B.

    o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.

  • C.

    o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.

  • D.

    o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.

  • E.

    o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. As políticas sociais assumem um caráter histórico-estrutural na medida em que estão relacionadas às determinações econômicas que, em cada momento histórico, atribuem um caráter específico ou uma dada configuração ao capitalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.

  • A.

    Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.

  • B.

    Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.

  • C.

    Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.

  • D.

    Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.

  • E.

    Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.

Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. O pensamento que compreende as políticas sociais em suas múltiplas dimensões e determinações não adota esquemas abstratos de explicação, nem representações do senso comum, como também não as considera produtos fixos, objetos reificados e como algo independente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.

  • B.

    Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.

  • C.

    Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.

  • D.

    Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.

  • E.

    Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.

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