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Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Ao atuar como assistente social no âmbito da Defensoria Pública deve-se responder alguns pressupostos éticos que congregam as dimensões da profissão. Nesta linha, espera-se que:
o profissional, considerando a necessidade de garantir direitos individuais, deve isolar os aspectos políticos e coletivos e se dedicar às situações do sujeito em questão.
as ações sejam propostas dentro dos marcos da sociedade capitalista, mas considerando os pressupostos éticos da doutrina social da igreja.
o fazer profissional tenha em seu horizonte a construção de sujeitos políticos e coletivos que permitam a criação de novos valores, que é também a criação de uma nova hegemonia no quadro das relações sociais.
a prática profissional supere a visão do indivíduo na perspectiva do enquadramento dos coletivos, no modo de produção capitalista.
o exercício profissional garanta a construção da harmonia e convivência do mundo capitalista financeiro com a solidariedade operária.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O trabalho do assistente social com a chamada cultura juvenil, quando vinculado à perspectiva crítica de intervenção e caracterizado como socioassistencial, deve ser centrado
em uma práxis que atua com os usuários do sistema público para acesso a direitos instituídos e instituintes, a partir de suas individualidades, para que apreendam a sua realidade de maneira crítica e consciente.
nos clientes, vistos como sujeitos de direitos institucionalizados e instituídos.
nos usuários, considerados sujeitos de direitos contributivos.
na possibilidade de o cliente construir estratégias individualizadas de acesso a benefícios e a recursos, em função do que está previsto no orçamento da instituição.
na perspectiva funcional e pragmática da relação assistente social/cliente.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. O surgimento da política social brasileira coincide com o período histórico dos países de capitalismo central; portanto, é correto afirmar que houve no Brasil escravista do século XIX uma importante radicalização das lutas operárias bem como sua constituição em classe, com partidos e organizações articuladas e fortes.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Estudiosos da política social consideram que a retomada dos valores liberais, de responsabilização individual pela condição de pobreza, justifica ideoculturalmente a focalização das políticas sociais.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. Análises da política social consideram a produção o núcleo central da vida social e inseparável do processo de reprodução, seja como estimuladora da realização da mais-valia socialmente produzida, seja como reprodução da força de trabalho.
Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que
o assistente social atua como um orientador pedagógico.
o assistente social não acolhe as demandas das famílias, apenas as dos estudantes.
o assistente social no campo é responsável por lidar diretamente com os problemas de saúde dos professores.
o assistente social favorece a relação famíla-escola-comunidade, ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo-as no processo educativo.
o assistente social atua somente nas escolas da rede pública de ensino.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. As políticas sociais assumem um caráter histórico-estrutural na medida em que estão relacionadas às determinações econômicas que, em cada momento histórico, atribuem um caráter específico ou uma dada configuração ao capitalismo.
A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.
Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar.
Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e o rendimento do aluno e a sua formação para o exercício da cidadania.
Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como daqueles que objetivem prestar esclarecimentos e informações acerca de doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.
Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sociofamiliar do aluno.
Elaboração de pareceres escolares para a instrução de processos judiciais.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. O pensamento que compreende as políticas sociais em suas múltiplas dimensões e determinações não adota esquemas abstratos de explicação, nem representações do senso comum, como também não as considera produtos fixos, objetos reificados e como algo independente.
Com relação à assistência estudantil, assinale a alternativa correta.
Os programas de assistência estudantil compreendem moradia, alimentação, transporte, assistência à saúde e apoio pedagógico.
Os programas de assistência estudantil seguem a tendência da assistência social contemporânea de serem prestados na forma de serviços, e não em benefícios, como bolsas.
Os programas de assistência estudantil têm recebido aportes suficientes para garantir a manutenção de estrutura para moradia e alimentação estudantil: casas e restaurantes universitários.
Aos beneficiários das bolsas estudantis, em geral, não se tem pedido contrapartida na forma de prestação de serviços.
Poucos estudantes de baixa renda do ensino superior apresentam demandas de serviços que assegurem a sua permanência na universidade.
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