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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a opção correta:
O programa delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e responsabilidades.
O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. É o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer os prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.
O plano é um documento mais detalhado, por setor, política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. É a setorização do programa.
Quando o documento refere-se a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, se caracteriza como um programa. Quando se dedica a um setor, um área ou região, se caracteriza como um plano. E, quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, é propriamente um projeto.
Todas as anteriores estão corretas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.
Julgue os itens seguintes:
I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.
II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.
III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.
IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.
Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)
II apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I apenas.
IV apenas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.
Analise os itens a seguir:
I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.
II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.
III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.
IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".
Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.
I e II apenas.
III apenas.
III e IV apenas.
IV apenas.
Nenhuma.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa correta. A definição do objeto do Serviço Social, cujo reflexo se encontra na questão social, foi assim categorizado em 1997:
"Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social".
Esta definição está expressa na obra de:
Vera da Silva Teles.
Antônio Geraldo de Aguiar.
José Paulo Neto.
Maria Lúcia Barroco.
Marilda Vilela Iamamoto.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Os critérios mais usuais de avaliação de uma ação planejada estão relacionados com a eficiência, a eficácia e a efetividade. Considere a resposta que materializa o conceito de eficiência.
A eficiência deve analisar a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e o grau que os mesmos foram ou não alcançados.
A eficiência diz respeito ao estudo dos impactos, verificação dos objetivos e avaliação dos impactos financeiros.
A eficiência diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto planejado sobre a situação e à adequação dos objetivos definidos.
A eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a única alternativa incorreta quanto aos deveres do assistente social nas suas relações com os usuários:
Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
Bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições.
Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.
Esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
Contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.
I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.
II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
III. Ação, Reflexão, Ação.
IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
Somente a assertiva IV está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e IV estão corretas.
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
A Comissão Estadual Judiciária de Adoção, CEJA/SC, foi criada com o objetivo de prestar auxílio aos Juízos da Infância e da Juventude nos procedimentos relativos à adoção nacional e internacional de crianças e adolescentes.
Assinale a alternativa correta que corresponde às competências e atribuições da CEJA, definidas pelo regimento interno.
Realização de estudo e avaliação dos estrangeiros interessados em adotar no Estado, com base nos subsídios coletados nos relatórios elaborados por profissionais do país de residência e de entrevistas realizadas pela equipe da CEJA.
Manutenção do cadastro de entidades colaboradoras que atuam no Brasil, com o devido registro das adoções realizadas nos demais Estados.
Divulgação de projetos de adoção.
Credenciamento das entidades internacionais colaboradoras que atuam na intermediação das adoções.
Todas as alternativas estão corretas.
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Segundo Bruno (2002), algumas contra-indicações sobre a guarda compartilhada são ressaltadas na literatura. Dentre elas, destacam-se:
I. Nos casos de violência doméstica.
II. Em caso de conflito parental.
III. O efeito prejudicial do compartilhamento das decisões entre ambos os pais.
IV. Quando ela não acontece na forma de um arranjo espontâneo entre os separando.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Somente a proposição IV está correta.
Somente as proposições I, II, III estão corretas.
Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
A Convenção Relativa à Proteção e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional – Convenção de Haia, não tem competência para:
Determinar pessoas e autoridades que participarão do controle das adoções internacionais nos países signatários.
Estabelecer um sistema de cooperação entre os países que utilizam a adoção internacional.
Buscar a uniformização dos procedimentos pelos Estados contratantes fixando condições básicas a serem observadas quando da sua aplicação.
Assegurar o reconhecimento das adoções realizadas, segundo os termos da Convenção.
Definir requisitos ou estabelecer formas de controle nos atos de adoção internacional.
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