Questões de Serviço Social

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São muitos os elementos que compõem a avaliação no ciclo das políticas e dos programas sociais. Existe também uma multiplicidade de formas e metodologias de avaliação, segundo o propósito dos estudos, a fase do ciclo e o enfoque adotado. Com relação às funções e formas básicas de avaliação, julgue os itens subsequentes.

I A avaliação de necessidade e situação está relacionada a formação de agenda, identificação de problemas, diagnóstico setorial ou geral sobre a política ou sobre os benefícios.

II A avaliação e monitoramento da implementação e produtos focaliza aspectos como recursos disponíveis, ações realizadas, processos desenvolvidos, participação de beneficiários e análise de implementação.

III A avaliação de desempenho contínuo contra valores-meta inclui comparações com período anterior e com metas estabelecidas entre unidades ou áreas e avaliação contra parâmetros generalizados, normativos ou acumulados por experiência.

IV A avaliação de impacto implica o estabelecimento de causalidade entre insumo/produto e resultado, a identificação da alteração gerada pela intervenção e a avaliação com base em parâmetros de tempo.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

No que concerne ao projeto ético-político do Serviço Social e o Código de Ética Profissional, assinale a opção incorreta:

  • A.

    Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegendo valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos teóricos, práticos e institucionais para o seu exercício, recomendam normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas.

  • B.

    O Serviço Social é uma profissão gestada a partir de necessidades e possibilidades da sociedade capitalista. Sua ética, portanto, só pode ser entendida como produto histórico das condições postas por essa sociedade.

  • C.

    Considerando o pluralismo profissional, previsto no Código de Ética do Assistente Social (1993) o projeto hegemônico de um determinado corpo profissional supõe um pacto entre seus membros: uma espécie de acordo sobre aqueles aspectos que, no projeto, são imperativos e aqueles que são indicativos.

  • D.

    O pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população é dever do Assistente Social, conforme Código de Ética de 1993.

  • E.

    Ter livre acesso à população usuária é um direito do Assistente Social, previsto no Código de Ética de 1993.

Ficou instituído pela LOAS o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), definido no seu art. 17 como: órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social, cujos membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução por igual período. Observe algumas afirmações sobre o CNAS:

I- O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é composto por 18 (dezoito) membros e respectivos suplentes.

II – Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social aprovar a Política nacional da Assistência Social.

III- Convocar ordinariamente, a cada 4 (quatro) anos, ou extraordinariamente, por maioria absoluta de seus membros, a Conferência Nacional de Assistência Social, que terá a atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema.

IV- Divulgar, no Diário Oficial da União, todas as suas decisões, bem como as contas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e os respectivos pareceres emitidos.

 

São corretas apenas as afirmações:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II e III.

Assinale a opção correta:

  • A.

    Na prática, reconhecer e atender as requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem.

  • B.

    Quanto sua instrumentalidade, o assistente social utiliza-se de um repertório técnico operativo próprio, tão como, a intencionalidade posta na utilização do instrumental técnico porta a tendência de proporcionar resultados condizentes com a perspectiva para a qual sua ação se direcionou.

  • C.

    A compreensão acerca da posição que a dimensão instrumental da intervenção profissional ocupa na prática do assistente social exigiu a adoção de referências teórico-metodológicas, procedimentos analíticos, categorias intelectivas limitadas no âmbito do Serviço Social.

  • D.

    A análise da relação entre a instrumentalidade do Serviço Social e as racionalidades a ela subjacentes, ambas construídas no campo de forças no qual a profissão se movimenta, conduziu a apreensão das singularidades do Serviço Social no marco das expressões universais da sociedade capitalista consolidada.

  • E.

    Acerca da instrumentalidade do Serviço Social pode-se afirmar que nem todo trabalho social possui instrumentalidade.

Referente aos princípios, valores, direitos, deveres e sanções, e as determinações constitutivas da ética profissional do assistente social, julgue os itens a seguir:

I. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera teórica, em que as orientações filosóficas e teórico-metodológicas servem de base para as concepções éticas profissionais a partir dos valores, princípios, visão de mundo e de sociedade. 

II. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera moral prática, em que o conjunto das ações profissionais aponta para a organização coletiva que se direciona para a realização de projetos específicos. Refere-se também ao comportamento prático individual em situações de conflito que requer autonomia e consciência do profissional.

III. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera normativa explicitada no Código de Ética Profissional que parte de um código moral que prescreve normas, direitos, deveres e sanções que orientam o comportamento individual dos profissionais e apontam para uma direção social explícita do projeto profissional da categoria.

IV. A solidariedade do profissional assistente social, segundo prescreve o Código de Ética Profissional da categoria, para com seus pares ocorre quando ele não denuncia atos que contrariam os postulados do Código de Ética, pois isso é uma prerrogativa pessoal de cada profissional.

V. As três dimensões constitutivas da ética profissional são a esfera teórica, metodológica e operativa que servem de base para as concepções éticas profissionais a partir dos valores, princípios, visão de mundo e de sociedade.

 

Assinale o conjunto de itens corretos.

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    II, IV e V apenas.

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    I, II e III apenas.

  • E.

    III, IV e V apenas.

A assessoria, como ação desenvolvida no cotidiano profissional do Assistente Social, deve ter como referência

  • A.

    as condições objetivas que os profissionais de serviço social têm para empreender tal ação.

  • B.

    a possibilidade de articulação da prática desenvolvida com vistas a aperfeiçoar e qualificar o trabalho.

  • C.

    uma revisão constante da forma como seu trabalho está estruturado e, por isso, composta por ações esporádicas.

  • D.

    um conjunto de técnicas e de metodologias rico e complexo para o processo da assessoria.

  • E.

    a organização política dos usuários, o potencial político ou sua ausência e o conteúdo a ser trabalhado pelo assessor.

Mediações são categorias instrumentais pelas quais se processa a operacionalização da ação profissional. São instâncias de passagem da teoria para a prática. Elas se apóiam sempre

  • A.

    no conjunto de programas e projetos pelos quais a ação profissional ganha concretude.

  • B.

    nos eixos: valorativo, metodológico e operativo.

  • C.

    em uma visão de mundo como totalidade, como real concreto em movimento, e de homem como ser histórico e social.

  • D.

    em uma cadeia de vínculos na relação totalidade particularidade, tendo em vista a superação da realidade social concreta.

  • E.

    na descrição e na crítica da realidade em termos de limites e possibilidades da ação profissional.

O CRAS − Centro de Referência de Assistência Social deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações nele ofertados. De acordo com a NOBSUAS, a União, os Estados, os municípios em gestão plena e o Distrito Federal são responsáveis por

  • A.

    dimensionar e compor a equipe do CRAS por profissionais obrigatoriamente do quadro próprio do município, dentre as seguintes categorias profissionais: assistente social, psicólogo, pedagogo e estagiários.

  • B.

    monitorar e avaliar os profissionais que estão lotados nos CRAS, supervisionando a sua atuação e desempenho, inclusive questionando o seu perfil e competência.

  • C.

    elaborar e executar política de recursos humanos, com a implantação de carreira para os servidores públicos que atuem na área de assistência social.

  • D.

    selecionar e contratar o mínimo de profissionais necessários que irão trabalhar nos espaços dos Centros de Referência, considerando sempre a capacidade orçamentária de cada município.

  • E.

    contratar e capacitar assistentes sociais e psicólogos, desde que autorizados pelo CMAS − Conselho Municipal de Assistência Social.

Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para a realização da perícia social está

  • A.

    a metodologia.

  • B.

    a teoria.

  • C.

    a técnica.

  • D.

    a documentação.

  • E.

    o recurso.

O Governo Lula da Silva traz, para o Serviço Social, desafios de grande monta para a continuidade do seu projeto profissional hegemônico. Dentre as principais, Netto (2004) elenca

  • A. a preservação da autonomia política da profissão na condução do Projeto Ético-Político.
  • B. a necessidade de adaptação do Projeto Ético-Político às novas políticas sociais.
  • C. a revisão do Código de Ética e das Diretrizes Curriculares do Serviço Social.
  • D. a viabilização de cursos de aperfeiçoamento profissional.
  • E. a reconfiguração do militantismo entre os assistentes sociais.
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