Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), têm como função

  • A. executar programas de proteção social de média complexidade.
  • B. realizar a qualificação de gestores da área da proteção social.
  • C. formular a política nacional de proteção e assistência social.
  • D. operar, mediante vários programas, a proteção social básica.
  • E. orientar programas de proteção social especial.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A supressão das forças limitadoras do mercado significou forte ataque ao papel do Estado como gestor e regulador da economia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O reconhecimento da questão social como objeto da intervenção profissional demanda para o assistente social

  • A.

    apenas conhecimento teórico.

  • B.

    apenas leitura crítica da realidade.

  • C.

    leitura crítica da realidade e capacidade de articulação política partidária, identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil.

  • D.

    leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil e estratégias políticas e técnica que visem a garantia e ampliação de direitos.

  • E.

    uma dimensão de atuação que englobe as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos.

Segundo a legislação brasileira, a assistência social caracteriza- se como

  • A. ações a serem avaliadas segundo critérios de rentabilidade econômica.
  • B. programas de responsabilidade do Conselho Nacional de Assistência Social.
  • C. conjunto de ações integradas de iniciativa da sociedade civil.
  • D. política de responsabilidade exclusiva do Estado, em todos os níveis.
  • E. política de Seguridade Social de caráter não contributivo.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A força político-ideológica a que o texto se refere se sustenta no neoliberalismo e foi a marca de governos como Reagan, nos Estados Unidos da América, e Thatcher, na Inglaterra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Política Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência o termo "incapacidade" é definido como

  • A.

    toda perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica ou anatômica que dificulte o desempenho de atividade e que não esteja dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

  • B.

    uma redução moderada da capacidade de integração, sem necessidade de equipamentos, adaptações, meio ou recursos especiais.

  • C.

    uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais.

  • D.

    toda perda efetiva e acentuada da função psicológica que dificulte o convívio social.

  • E.

    toda perda ou anormalidade de estrutura ou função anatômica que dificulte o desempenho intelectual.

Tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), marque a opção incorreta.

  • A.

    É dever do assistente social se apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.

  • B.

    É um principio fundamental do aludido Código de Ética a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores.

  • C.

    É um direito do assistente social o aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código.

  • D.

    É vedado ao assistente social aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.

  • E.

    É dever do assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, quando autorizado.

A condição de gestão plena do sistema municipal de assistência social depende do cumprimento de vários requisitos. Acerca dos instrumentos de comprovação de alguns dos referidos requisitos, julgue os itens a seguir.

I A instituição de CRAS no município implica realizar diagnóstico atualizado das áreas de vulnerabilidade e risco social e descrever localização, espaço físico, equipe técnica existente, área de abrangência e serviços de proteção social básica existente no território e proximidades.

II O atendimento aos beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC) requer a manutenção de estrutura para recepção, identificação, encaminhamento, orientação e acompanhamento com equipe profissional de, pelo menos, um assistente social, comprovado pela descrição da estrutura existente, bem como o número do CRESS do profissional responsável pelo atendimento.

III A proteção social especial de alta complexidade deve demonstrar capacidade instalada por meio da declaração do gestor municipal.

IV A atuação na área da assistência social requer a elaboração e execução da política de recursos humanos, com a implantação da carreira para os servidores públicos, comprovada por meio da apresentação da proposta de política e de implantação da carreira específica e o organograma do órgão gestor.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Sobre o Sigilo Profissional, está previsto no capítulo V do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 que

I. Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.

II. O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

III. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

IV. É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.

V. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratar de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.

VI. A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

 

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas.

  • A.

    Todas corretas

  • B.

    I, II, IV apenas

  • C.

    I, II e V apenas

  • D.

    I, II, III, V e VI apenas

  • E.

    IV apenas

O Benefício de Prestação Continuada de que trata a LOAS no seu art. 20 prevê que:

I- O benefício de que trata este artigo não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo o da assistência médica.

II- Para efeito de concessão deste benefício, a pessoa portadora de deficiência é aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho.

III- A situação de internado prejudica o direito do idoso ou do portador de deficiência ao benefício.

IV- Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa portadora de deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1 (um) salário mínimo.

 

São corretas apenas as afirmações:

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...