Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da prática dos cuidados paliativos e da intervenção profissional, julgue o item a seguir.


Faz parte da atuação dos(as) assistentes sociais a preocupação com o provimento dos recursos financeiros no sentido de possibilitar aos familiares e aos (às) pacientes as condições mínimas de um tratamento com a diminuição de situações desagradáveis em relação à situação social e econômica.

É sabido que os/as Assistentes Sociais atuam nas diversas manifestações da Questão Social, compreendida aqui a partir das contradições entre capital e trabalho nas sociedades capitalistas. É, portanto, CORRETO afirmar que:

    A) A Questão Social é um conjunto de expressões das desigualdades políticas, sociais, econômicas das classes sociais no âmbito do modo de produção capitalista.

    B) O reconhecimento das expressões da Questão Social, como objeto de intervenção exclusivo do Serviço Social, é resultado do amadurecimento profissional ao longo da história.

    C) As expressões da Questão Social nos dias atuais são reconhecidas pelo Serviço Social como resultado da não adaptação dos sujeitos ao capital financeiro.

    D) O enfrentamento das expressões da Questão Social só é possível no âmbito das instituições estatais.

    E) A Questão Social, enquanto expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no âmbito das sociedades capitalista, constitui-se objeto de intervenção do Serviço Social somente a partir do Código de Ética de 1993.

A questão social é parte constitutiva do modo de produção capitalista, e o seu desenvolvimento produz e reproduz as expressões da questão social nas suas mais diversificadas formas. Acerca da questão social brasileira, marque a alternativa que apresenta suas várias faces:

    A) Exclusão social de homens, mulheres e crianças.

    B) Intolerância religiosa e cultural.

    C) Desequilíbrio sócio- ambiental e cultural.

    D) Desigualdade econômica, política, social e cultural.

    E) Desigualdade de gênero e de classe social.

A respeito da prática dos cuidados paliativos e da intervenção profissional, julgue o item a seguir.


A base para a atuação dos(as) assistentes sociais em cuidados paliativos é a de promover ações de garantia de qualidade de vida nos momentos finais da vida e que garantam uma morte digna, além da manutenção do equilíbrio emocional.

“(...) a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social.”

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Com base na Lei Nº 8662 de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, são competências do/da Assistente Social, EXCETO.

    A) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos.

    B) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

    C) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

    D) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    E) Realizar ações terapêuticas com indivíduos, grupos e famílias a fim de melhor orientar sobre os direitos individuais e coletivos.

Leia as afirmações abaixo a respeito da autonomia profissional do(a) Assistente Social e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

I. A autonomia, no exercício profissional do assistente social, é um direito e um dever do profissional.
II. A autonomia profissional é um direito assegurado aos profissionais de nível superior que tendem à especialização de exercerem suas competências e atribuições privativas.
III. A autonomia profissional remete à obrigação ética, ao compromisso com o interesse coletivo e à competência profissional.

    A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa I está correta.

    C) As afirmações I, II, III estão corretas.

    D) Apenas a afirmativa II está correta.

    E) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

A respeito da prática dos cuidados paliativos e da intervenção profissional, julgue o item a seguir.


Não existem limites e possibilidades ao cuidado dedicado ao (à) paciente em cuidados paliativos.

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:

    A) A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais reelabore a cultura profissional que privilegia a ação puramente instrumental.

    B) A instrumentalidade como mediação articula as múltiplas dimensões da prática profissional.

    C) A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais tenham condutas profissionais críticas e competentes diante da realidade social.

    D) A instrumentalidade como mediação privilegia a dimensão técnico-instrumental da atuação profissional a fim de possibilitar o enfrentamento mais qualificado às expressões da Questão Social.

    E) A instrumentalidade como mediação pressupõe a concretização das referências técnicas, teóricas, valorativas e políticas da profissão.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos princípios fundamentais do código de ética profissional do (a) Assistente Social:

    A) Comprometimento com a eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

    B) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

    C) Posiciona-se de maneira flexível na defesa da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

    D) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

    E) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.

A respeito da prática dos cuidados paliativos e da intervenção profissional, julgue o item a seguir.


Na intervenção do Serviço Social, a centralidade na família durante o processo de atendimento em cuidados paliativos remete à necessidade de contextualização do grupo social e das respectivas relações com os (as) pacientes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...