Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do disposto na Lei nº 12.594 / 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assinale a afirmativa correta

    A) As funções executiva e de gestão do Sinase são de competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

    B) O Sinase é coordenado pela União que implementa seus respectivos programas de atendimento a adolescente ao qual seja aplicada medida socioeducativa

    C) É dos estados a responsabilidade de elaborar o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo independente de conformidade com o Plano Nacional respectivo

    D) O Sinase se refere a um conjunto ordenado de princípios e regras, excetuando os critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas a adolescentes em conflito com a lei

    E) Ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) competem as funções normativa e deliberativa, sendo as de avaliação e de fiscalização competências exclusivas da União.

Acerca da perspectiva de intenção de ruptura, julgue os itens em V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) O projeto de ruptura evidenciou-se e explicitou-se como produto universitário sob o ciclo autocrático burguês.

( ) Nas suas expressões diferenciadas, a perspectiva de intenção de ruptura confronta-se com a autocracia burguesa apenas no plano teórico-cultural e no plano profissional.

( ) É somente quando a crise da autocracia burguesa se evidencia, com a reinserção da classe operária na cena política brasileira desatando uma nova dinâmica na resistência democrática, que a perspectiva da intenção de ruptura pode transcender a fronteira das discussões em pequenos círculos acadêmicos e polarizar atenções de segmentos profissionais ponderáveis.

( ) É legitimo observar que as projeções próprias da perspectiva de intenção de ruptura continha a possibilidade (e a necessidade) de uma crítica em uma única direção: a perspectiva modernizadora. Neste sentido, concretizar esta crítica é prosseguir no leito da intenção de ruptura.

    A) V,F,V,F.

    B) V,V,F,V.

    C) F,F,F,V.

    D) F,V,F,V.

    E) V,V,V,V.

No que concerne à atuação dos(as) assistentes sociais na equipe de cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


A internação domiciliar, visando a uma assistência humanizada e integral, não é uma realidade de cuidados paliativos no Brasil por não ser autorizada por lei.

A permanente crítica e atualização é constitutiva da formação profissional em Serviço Social. Sobre os processos da formação profissional, é correto afirmar que:

    A) Macrodeterminações presentes na quadra histórica atual devem ser desconsideradas nos processos da formação profissional.

    B) No Brasil, a formação profissional dos assistentes sociais assume perspectiva distinta e colidente com as concepções hegemônicas de educação e de sociedade.

    C) A realidade social, desvinculada do desenvolvimento teórico-prático e ideopolítico da profissão, coloca demandas para a formação profissional em Serviço Social no momento atual da sociedade brasileira.

    D) Refletir sobre o processo educativo-formativo dos assistentes sociais requer cuidadosa avaliação crítica desse estágio do capitalismo, independente do significado da profissão na divisão sociotécnica do trabalho.

    E) O Ministério da Educação, ao suprimir princípios e conteúdos das matérias indicados para a formação do assistente social – precisamente o norte do projeto profissional, possibilitou que as unidades de ensino reafirmassem suas referências.

De acordo com o Art. 4, da Lei 8.662/93, configura competência do(a) Assistente Social:

    A) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

    B) Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.

    C) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

    D) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

    E) Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

No que concerne à atuação dos(as) assistentes sociais na equipe de cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


A atuação dos(as) assistentes sociais em equipes de atenção paliativa pode ser resumida nas intervenções para conhecer o (a) paciente, na coleta e repasse de informações, nas orientações concernentes aos direitos legais, no alinhamento da rede de suporte social e principalmente em saber se colocar como interlocutor entre paciente, família e equipe.

Considerando os princípios da chamada Seguridade Social e, também, especificamente a Política de Seguridade Social brasileira, assinale a alternativa correta.

    A) Desde 1923, as políticas de previdência, saúde e assistência social compõem o sistema de seguridade social brasileiro.

    B) As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Inglaterra.

    C) A assistência social e a previdência, no âmbito da Seguridade Social brasileira, impedem a lógica de produção e reprodução do capitalismo

    D) O Brasil implantou um modelo de seguridade social sustentado predominantemente na lógica social e, portanto, do universalismo, superando a lógica do seguro

    E) O chamado modelo bismarckiano de Seguridade Social é considerado como um sistema de seguros sociais porque suas características se assemelham às de seguros privados.

A legitimação e a institucionalização do Serviço Social no Brasil têm como marco histórico:

    A) O Golpe de 1964.

    B) O Estado Novo.

    C) A Revolução Industrial.

    D) O Movimento de Reconceituação.

    E) A Constituição de 1988.

No que concerne à atuação dos(as) assistentes sociais na equipe de cuidados paliativos, julgue o item a seguir.


Formação, profissão e situação empregatícia dos(as) pacientes não são informações relevantes a se identificar na entrevista social de cuidados paliativos.

Tendo como referência o trabalho do assistente social na esfera estatal, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) A esfera estatal concentra a minoria dos profissionais assistentes sociais assalariados em exercício

    B) É cada vez mais frequente e necessário o trabalho compartilhado com outros profissionais na coordenação e implementação de projetos em diferentes campos das políticas sociais

    C) Uma perspectiva de atuação interdisciplinar e intersetorial não leva à diluição das identidades e competências de cada profissão envolvida com as políticas sociais públicas; dentre elas, o Serviço Social

    D) O processo de descentralização das políticas sociais públicas, especialmente sua municipalização, isentou os assistentes sociais do desempenho de novas atribuições e competências, uma vez que a política social é sua matéria.

    E) O Serviço Social tem uma trajetória de trabalho direto com a população e proximidade com o seu modo de vida no cotidiano e, no âmbito estatal, isso se manifesta também na participação nos conselhos de direitos vinculados às políticas públicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...