Questões de Serviço Social

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O conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social, juntamente com um compromisso éticopolítico, permite que

  • A. a prática profissional nas instituições não se reduza ao atendimento imediato das demandas.
  • B. se tenha uma visão compreensiva do Serviço Social, tendo em vista a relação dos espaços de intervenção e o caráter interdisciplinar.
  • C. a relação do saber profissional se sobreponha ao cotidiano do sujeito.
  • D. haja um envolvimento permanente com a prática emergente e pura.
  • E. se privilegie atenção às estratégias técnicas do trabalho social.

Com relação ao conceito de instituição, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma instituição é um organismo público ou privado estabelecido por meio de leis ou estatutos que visa atender a necessidade de uma dada sociedade ou da comunidade.

  • B.

    Alguns mecanismos, mesmo sem uma base física são igualmente considerados instituições, como o casamento e a pressão social.

  • C.

    As instituições, que se materializam em organizações e estabelecimentos, não realizam apenas os objetivos oficiais para os quais foram criadas, mas produzem, também, determinada subjetividade.

  • D.

    Instituições são organizações ou mecanismos sociais que consideram o funcionamento da sociedade em detrimento do indivíduo.

  • E.

    Instituições são responsáveis pela organização das interações sociais.

Acerca dos aspectos relacionados à proposta de avaliação de programas sociais por triangulação de métodos, julgue os itens que se seguem.

I Para realizá-la, os avaliadores devem adotar o princípio da causalidade complexa, que se opõe à visão de linearidade entre causa e efeito.

II Requer uma equipe formada por profissionais de várias áreas que desejem trabalhar cooperativamente.

III Os membros da equipe multidisciplinar participam apenas da fase de planejamento da avaliação dos programas sociais, que será realizada exclusivamente pelos profissionais especializados nessa atividade, como os assistentes sociais.

IV Cada componente do grupo de avaliação deve ter competência disciplinar que permita o aprofundamento teórico-metodológico em relação ao conhecimento do objeto.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

A respeito do papel pedagógico do assistente social, julgue os itens subseqüentes.

A função pedagógica da intervenção do assistente social é determinada pelos vínculos que estabelece com as classes sociais e se materializa, por meio de seus efeitos, na forma de pensar e agir dos sujeitos envolvidos no processo da prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Serviço Social e a interdisciplinaridade estão intrinsicamente ligados, uma vez que o Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento crítico entre prática-teoria e teoria-prática. Isto, entendendo- se interdisciplinaridade como

  • A. soma de conhecimentos e alargamento de saberes.
  • B. fonte de conhecimento e sistematização de outros conhecimentos, que vêm a constituir um novo conhecimento.
  • C. pluralidade de conhecimentos e diferentes formas de entender o real.
  • D. prática profissional e objetivação na construção coletiva de novos conhecimentos.
  • E. postura profissional e princípio constituinte da diferença e da criação.

Com referência ao tema abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma avaliação de programas ou de projetos sociais só pode atender a um único objetivo entre os listados no texto.

  • B.

    Os dois primeiros objetivos listados no texto são tradicionalmente conhecidos, pois tratam de evidenciar a eficiência, a eficácia e a efetividade na orientação das propostas de intervenção social.

  • C.

    O terceiro objetivo deve vir acompanhado da valorização da avaliação como processo de aprendizagem que pode subsidiar a atividade de quem planeja.

  • D.

    Um dos objetivos da avaliação de programas é a criação de capacidade técnica adequada e de qualidade em nível institucional, situação em que se lida com fortes componentes subjetivos e corporativos.

Com relação à concepção do serviço social como especialização do trabalho, julgue os itens que se seguem.

Para atender demandas pertinentes à instituição judiciária, assistentes sociais e psicólogos atuam em conjunto no acompanhamento dos casos, inclusive na elaboração de pareceres sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação teoria-prática, o saber que informa a ação profissional cotidiana é complexo. É uma combinação histórica específica de diversos modos de conhecimento, de certa forma hierarquizados. Em síntese, a construção do saber do profissional, tendo em vista a intervenção, realiza um tríplice movimento de

  • A. crítica, de construção de um conhecimento novo e de nova síntese no plano do conhecimento e da ação.
  • B. mediação, de criação de novas propostas e de novos conhecimentos.
  • C. experimentação, de reconstrução e de superação de limitações.
  • D. reflexão, de superação de limitações e de resultados.
  • E. elaboração de conhecimentos, de avaliação e redirecionamento de saberes.

Com relação à concepção do serviço social como especialização do trabalho, julgue os itens que se seguem.

A direção social dada ao trabalho profissional expressa nas respostas dos sujeitos, por meio da indicação de objetivos e atividades variadas, não é neutra, não é a-histórica, é, por outro lado, condicionada pela visão de mundo, pelos valores, pelas crenças, hábitos, pelos fundamentos teóricos e pelos princípios éticos que constroem o agir profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a métodos, técnicas e estratégias de pesquisa utilizados de forma triangulada em processos de avaliação, assinale a opção correta.

  • A.

    As aproximações quantitativas e qualitativas devem ser consideradas antagônicas na medida em que possuem natureza diferente.

  • B.

    As técnicas de obtenção de informações, tanto estatísticas quanto qualitativas, não são instrumentos válidos independentemente, devendo estar articuladas aos objetivos da pesquisa.

  • C.

    A diferença de paradigmas entre as abordagens quantitativa e qualitativa exige que haja incomunicabilidade científica entre elas, para evitar que as críticas mútuas inviabilizem todo o processo.

  • D.

    A formação dos pesquisadores e o tipo de instituição em que a avaliação se desenvolve não influem na orientação metodológica dos trabalhos.

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