Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos últimos anos, a realidade brasileira tem demandado, tanto ao setor público quanto ao privado, posições socialmente mais responsáveis. Nesse contexto, emergem respostas diversas que envolvem o debate sobre: parcerias público-privadas, responsabilidade social, fortalecimento do capital humano e social, desenvolvimento sustentável, ações voluntárias, redes sociais, economia solidária. Acerca dos referidos temas, julgue os itens subseqüentes.

A tendência do setor voluntário à institucionalização, à burocratização e à profissionalização é um fato. Entretanto, no caso brasileiro, esse quadro diverge de tal afirmação, tendo em vista que o referido setor está sob o controle do Estado, mediante controle dos serviços prestados e da movimentação financeira do mesmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A família nos anos 90 teve sua configuração marcada pelas características:

I. Numero reduzido de filhos.

II. Diminuição do número de concepções em idade precoce.

III. Grande número de filhos.

IV. Aumento do número de concepção em idade precoce

V. Aumento de uniões consensuais.

VI. Diminuição de famílias monoparentes.

VII. Diminuição de famílias recompostas.

VIII. População proporcionalmente mais jovem.

IX. Aumento de pessoas que vivem sozinhas.

Estão corretas as alternativas:

  • A. I, IV, V e IX
  • B. II, III, VI e VII
  • C. IV, V, VIII e IX
  • D. I, II, VI e VII
  • E. VI, VII, VIII e IX

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Pobreza e desigualdade são fenômenos sociais imbricados e mutuamente determinantes. Sobre suas relações na história e conjuntura brasileiras é correto afirmar:

1- O elevado número de pobres, em regiões urbanas e rurais, está associado a características resultantes das miscigenações étnico-raciais ocorridas na história do país, gerando em certos grupos características morais pouco predisponentes ao trabalho.

2- A pobreza rural brasileira está relacionada à desigualdade do acesso à propriedade rural, historicamente concentrada no país.

3- As oportunidades de trabalho e empreendedorismo, em ascensão histórica no país tornam de difícil sustentação a justificativa da pobreza ser resultante da concentração de riquezas nos segmentos mais abastados.

4- A pobreza urbana é explicada pela falência da atuação do Estado nas áreas de políticas agrária e urbana.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 3.

Pesquisa sobre o trabalho social realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social constatou, no cotidiano dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em 2.629 municípios brasileiros, cinco tipos de intervenções: visita às famílias; escuta, orientação e referência; grupos socioeducativos; oficinas de capacitação e campanhas socioeducativas. No que concerne ao desenvolvimento de tais intervenções, julgue os itens subseqüentes.

A interdisciplinaridade é uma das recomendações para a composição da equipe mínima de atuação no trabalho socioeducativo no CRAS, o que pressupõe o respeito ao conhecimento e à prática já produzidos nas respectivas áreas de formação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos últimos anos, a realidade brasileira tem demandado, tanto ao setor público quanto ao privado, posições socialmente mais responsáveis. Nesse contexto, emergem respostas diversas que envolvem o debate sobre: parcerias público-privadas, responsabilidade social, fortalecimento do capital humano e social, desenvolvimento sustentável, ações voluntárias, redes sociais, economia solidária. Acerca dos referidos temas, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, as idéias que associam solidariedade e economia começaram a ser difundidas com a chegada das notícias da Revolução Francesa. Entretanto, no processo mais recente, essas idéias estão associadas às transformações econômicas ocorridas durante as três últimas décadas do século XX, nas quais as mudanças no mundo do trabalho fazem que as empresas capitalistas ampliem seus quadros de mão-de-obra mediante a adoção de novas tecnologias/técnicas de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A noção de risco [social] não implica somente a iminência imediata de um perigo, mas quer dizer também uma possibilidade de, num futuro próximo, ocorrer uma perda de qualidade de vida, pela ausência de uma ação preventiva [...] A assistência social está no campo societário e, como tal, são os riscos sociais advindos dos processos de convívio, de (in)sustentabilidade de vínculos sociais que se colocam sob sua responsabilidade" (SPOSATI, Aldaíza. Assistência Social: um desafio para uma política pública de Seguridade Social. São Paulo, 1996, mimeo, p.8.) Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta: I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda. II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores. III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social. V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

Sobre a política de assistência social, considere as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

I. Deve prevenir e reduzir as situações de risco pessoal e social, protegendo as pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas independente de idade, sexo, raça, etnia e renda.

II. São necessárias medidas de proteção social para os mais pobres e para aqueles que não têm capacidade de ser consumidores.

III. É necessário organizar uma rede de proteção social básica e especial fundada nas carências dos necessitados.

IV. Devem-se criar medidas e possibilidades de resocialização, re-inserção e inclusão social.

V. Devem-se monitorar exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.

  • A. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: falsa e V: verdadeira.
  • B. Todas são verdadeiras.
  • C. Todas são falsas.
  • D. I: verdadeira, II: falsa, III: falsa, IV: verdadeira e V: verdadeira.
  • E. I: falsa, II: falsa, III: verdadeira, IV: verdadeira e V: falsa.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Os estudos sobre o fenômeno da pobreza levaram a explicá-lo de diferentes e antagônicas formas. Sobre estas formas de explicação científica das causas da pobreza é correto afirmar:

  • A.

    A visão malthusiana de pobreza explica que sua expansão se dá em virtude da escassez de empregos e que somente se encontrará solução para este flagelo no crescimento econômico.

  • B.

    A concepção socialista, inspirada em Marx, ancora sua explicação sobre a pobreza nas diferentes aptidões individuais, e também na posição dos indivíduos na hierarquia social.

  • C.

    A classificação dos pobres entre ?pobres dignos? e "pobres indignos" responde pela perspectiva ligada à visão meritocrática de pobreza, cujo fundamento é mais moral do que econômico.

  • D.

    Ainda hoje muitos pensadores marxistas afirmam que o grande problema da pobreza reside na insuficiente produção de alimentos e no excessivo crescimento populacional, especialmente nos países pobres.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a compreensão da existência de um Estado democrático de direito ainda padece de grandes dificuldades, principalmente pela falta de uma cultura política democrática e republicana que favoreça sua estruturação. Sobre a relação entre Estado e direitos sociais considere as seguintes assertivas:

1- A existência de um Estado democrático de direitos implica um aparato de políticas públicas que se dirijam para a justiça social, o que forçosamente tende a interferir na liberdade individual.

2- A visão neoliberal defende uma redução do tamanho do Estado, principalmente porque, quanto maior é o tamanho da intervenção estatal maior é o gasto público, o que leva a desestabilização econômica.

3- A visão social democrata defende um Estado de direito baseado no principio da equidade e da redistributividade de riquezas através de políticas públicas e da garantia de direitos sociais.

4- A ortodoxia liberal se defende do intervencionismo das políticas públicas alegando o sempre presente principio da defesa da propriedade privada.

O correto está em:

  • A.

    1 e 3, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4

Integra o conjunto de benefícios, serviços, programas e projetos da Assistência Social

  • A. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais e as Atividades Continuadas que visem à melhoria de vida da população.
  • B. Os Benefícios Eventuais e os de Prestação Continuada.
  • C. Os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.
  • D. Os programas de defesa da criança e adolescente e os de proteção ao idoso.
  • E. O Benefício de Prestação Continuada, os Benefícios Eventuais, os Serviços Assistenciais, os Programas de Assistência Social e os Projetos de Enfrentamento da Pobreza.

O Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social:

  • A. É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portador de deficiência e ao idoso que não possuem meios para prover a sua subsistência.
  • B. Visa atender as necessidades advindas de situações de vulnerabilidade, com prioridade para a criança, a gestante e a nutris.
  • C. É a garantia do custeio dos serviços assistenciais e atividades continuadas, desenvolvidas pela área de assistência social no município.
  • D. É o subsídio financeiro e técnico investido nos projetos continuados que visam o enfrentamento da pobreza.
  • E. Visa o pagamento dos auxílios natalidade e morte às famílias, cuja renda mensal per capita é inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...