Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Conforme José Paulo Netto (1996), a questão do espaço profissional não pode ser tomada a partir de um ponto de vista corporativo. O surgimento de outros profissionais, que disputam papéis e atribuições em espaços tradicionais de intervenção do Serviço Social, deverá ser compreendido na dinâmica da divisão sócio-técnica do trabalho e este contexto poderá ser enfrentado positivamente com o desenvolvimento de novas competências. Segundo o autor, essas novas competências estão em uma dupla dimensão:
sócio-política e teórico-instrumental.
técnico-operativa e instrumental.
ético-política e técnica.
ideo-política e teórico-cultural.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da concepção de promoção à saúde associada à idéia de saúde como qualidade de vida, assinale a opção incorreta.
Fortalece ideologias que enfatizam a qualidade de vida como adoção de hábitos e estilo de vida saudável.
Estimula o desenvolvimento do consumo em um mercado repleto de soluções mágicas para todos os problemas.
Considera a participação social como um elemento essencial para que a promoção da saúde seja um instrumento da igualdade social.
Reforça os processos de culpabilização da vítima nos casos em que o indivíduo não consiga praticar o preconizado estilo de vida saudável.
Responsabiliza os indivíduos pelo estilo de vida e pela própria saúde.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com a aprovação da Norma Operacional Básica da Assistência Social - NOB/SUAS, em julho de 2005, passou a ter lugar, no interior dos Conselhos de Assistência Social, um argumento que questiona as atribuições das Comissões Intergestora Bipartite - CIB e Comissão Intergestora Tripartite, acusando-as de esvaziar a prerrogativa decisória dos Conselhos. Uma leitura atenta da NOB/SUAS, entretanto, verificará que a referida Norma estabeleceu atribuições distintas entre estas instâncias. Neste sentido, de acordo com a NOB/SUAS, as Comissões Intergestoras são instâncias de:
articulação
pactuação.
deliberação.
articulação e pactuação.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens abaixo, que tratam da aplicação dos conceitos de igualdade e eqüidade em saúde.
I O que se considera injusto ou o que se pretende fazer para reduzir as disparidades sociais em saúde pode ter dimensões e valores diferentes para espaços sociais distintos em diferentes momentos.
II Uma vez que a idéia de igualdade é universal, a eqüidade na implementação de políticas significa tratar de forma igual os desiguais.
III Eqüidade em saúde remete à noção de que todos os indivíduos de uma sociedade devem ter oportunidade para desenvolver seu pleno potencial de saúde e ninguém deve estar em desvantagem para alcançá-lo.
IV Eqüidade em saúde é ausência de diferenças em um ou mais aspectos do status de saúde nos grupos ou subgrupos populacionais definidos social, demográfica ou geograficamente.
V A noção de igualdade só se completa se compartilhada à noção de eqüidade, pois não basta um padrão homogêneo se ele não comportar o direito à diferença.
A quantidade de itens certos é igual a
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A seguridade social foi, sem dúvida, uma das novidades da nova concepção e institucionalidade das políticas sociais herdeiras da Constituição de 1988. Sobre este conceito é correto afirmar:
A concepção de seguridade social, incorporada na legislação e nas políticas sociais brasileiras, se fundamenta no princípio bismarkano de contributividade em direção à construção de padrões de justiça e bem-estar sociais.
Um inovador princípio de justiça social foi incluído nesta visão de seguridade quando propõe a universalidade da cobertura e do atendimento.
Esta concepção de seguridade social se diferencia da européia por incluir, entre seus princípios, a exclusividade da ação pública-estatal.
A equidade na forma de participação dos custeios é um objetivo que se explica pelo princípio de igualdade, quer dizer, todos devem custear o sistema de forma igualitária.
O trabalho do Assistente Social, no mundo jurídico, inclui várias atribuições, dentre elas, destaca-se:
conscientizar os excluídos de que estes devem denunciar aos serviços jurídicos, qualquer forma de exclusão de que forem vítimas.
treinar os Profissionais da Equipe Interdisciplinar quanto às questões sociais, priorizando no processo os indivíduos com necessidade de laudo técnicosocial.
fazer os encaminhamentos e fornecer Atestados de Pobreza aos usuários dos serviços jurídicos.
participar de Programas de Prevenção e Informação de Direitos à população usuária dos serviços jurídicos.
formar membros da Equipe para tratar com as famílias, cuja desestruturação tenha como causa a prisão do responsável pela família.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.
I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.
II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.
III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.
IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.
V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.
Estão certos apenas os itens
A entrevista, a observação, a visita domiciliar e a documentação são instrumentos básicos de que o Assistente Social dispõe para a realização
do Planejamento Estratégico.
da Perícia Social.
de Parecer sobre Benefícios Sociais.
de Intervenção Preventiva.
de Denúncia Pública.
Considera-se que saber profissional e poder institucional são
formas históricas da relação entre classes e forças sociais e entre Estado e sociedade.
categorias de análises pertinentes ao conceito de hegemonia.
mediações que desafiam a atuação profissional mais democrática.
concepções teóricas e políticas que implicam em processos mobilizadores de energias e recursos.
opções individuais dos profissionais de serviço social em estabelecer relações com os usuários das instituições.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Algumas demandas apresentadas ao Serviço Social no campo da assistência prestada em ambulatórios, hospitais e em espaços coletivos implicam ações que interferem nos determinantes sociais do processo saúde-doença. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta um conjunto de ações que, para ser realizado, requer o uso de instrumentos de pesquisa e investigação pelo assistente social.
Desenvolver a consciência sanitária da população por meio de um trabalho com os segmentos organizados ou na assistência direta, tendo como parâmetro a fruição da cidadania e a garantia da saúde como um direito.
Conhecer o cotidiano da população, sua relação com os serviços de saúde, verificando como suas necessidades se transformam em demandas e como os cidadãos consumidores se transformam em portadores de direitos universais.
Valorizar a importância da relação entre conselhos de saúde em todos os níveis e outras formas de gestão popular e sindical, promovendo alterações mais profundas e sistemáticas na saúde.
Resgatar o papel político dos conselhos de saúde em todos os níveis administrativos, valorizando-o tanto na aprovação de planos e orçamentos quanto na sua aplicação e execução.
Democratizar a informação acerca de determinados serviços oferecidos pela instituição, apoiando a criação de sistemas de acesso público que integrem os diferentes níveis de gestão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...