Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Das sentenças abaixo, qual não é atribuição do Conselho Tutelar?
Representar junto à autoridade Judiciária, nos casos de descumprimento injustificados de suas atribuições.
Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
Representar o Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.
Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente.
Encaminhar adolescente infrator para cumprir Medida Sócio-Educativa de Liberdade Assistida.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com os parâmetros para elaboração e execução de políticas sociais que viabilizem a participação social e a organização comunitária, existe uma diversidade de estratégias metodológicas com conteúdos, alcances e finalidades distintas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
No debate teórico sobre as formas de participação, vem ganhando visibilidade o empowerment, segundo o qual a tomada de poder não constitui objeto de preocupação e sim o incremento do capital social, entendido como a combinação de atitudes de confiança com condutas de reciprocidade e cooperação.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com os parâmetros para elaboração e execução de políticas sociais que viabilizem a participação social e a organização comunitária, existe uma diversidade de estratégias metodológicas com conteúdos, alcances e finalidades distintas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
O marco lógico é um instrumento participativo que inclui elementos básicos do projeto, o plano operacional, o orçamento e o organograma.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A realidade atual expressa dimensões da questão social que evidencia enorme desigualdade social, o que exige do profissional de serviço social uma visão ampla e crítica, capaz de compreender essa realidade em sua totalidade. Acerca da elaboração, da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas e programas sociais, julgue os itens a seguir.
A avaliação pressupõe a elaboração de indicadores para aferir o desempenho e os resultados alcançados pelos programas sociais.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A realidade atual expressa dimensões da questão social que evidencia enorme desigualdade social, o que exige do profissional de serviço social uma visão ampla e crítica, capaz de compreender essa realidade em sua totalidade. Acerca da elaboração, da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas e programas sociais, julgue os itens a seguir.
O monitoramento de políticas e programas sociais deve ser realizado somente ao final de todo o processo, verificando o cumprimento das metas estabelecidas.
A Norma Regulamentadora NR05, em seu anexo IV, estabelece os conceitos de Mapa de Risco e seus objetivos. Os objetivos do Mapa de Risco são: reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. O modelo de Mapa de Risco adotado no Brasil, inicialmente através do livro Ambiente de Trabalho- a luta dos trabalhadores , em 1986 e posteriormente regulamentada em anexo à Norma Regulamentadora NR.05, atribuindo aos trabalhadores organizados, nas Comissões Interna de Prevenção de Acidentes CIPAS, a atribuição da elaboração dos Mapas de Risco das Empresas.
Das alternativas seguintes assinale a incorreta, contendo afirmativas relacionadas ao modelo de Mapa de Risco adotado pela legislação Brasileira.
Os Riscos estão divididos em quatro grandes grupos: Físicos (verde), Químicos (vermelho), Biológicos (marrom) e Ergonômicos (amarelo).
Na elaboração do Mapa de risco, os trabalhadores identificam as medidas preventivas existentes e sua eficácia.
O modelo de Mapa de risco constante da NR05 tem sua origem no movimento sindical italiano.
Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco, deverá ser afixado no local analisado de forma claramente visível e de fácil acesso aos trabalhadores.
Esforço físico intenso, exigência de postura inadequada e monotonia/repetitividade são riscos ergonômicos.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A violência urbana é tratada atualmente como um grande problema. Especialistas afirmam que a relação entre atos violentos e a juventude se transformou em uma das maiores preocupações da sociedade. Cresce o número de jovens envolvidos com o crime ou vítimas dele e, na maioria dos casos, envolvidos com o uso de drogas. Trabalhar com esta realidade exige comprometimento profissional ético e político, mas também exige competência técnica.
Neste caso, é mais adequado
A análise de estrutura de gastos sociais do governo tem sido uma das mais reconhecidas bases para avaliação da política social. Sobre a política social brasileira nos anos recentes analise os enunciados abaixo e assinale a resposta certa.
1- O gasto com a educação historicamente apresenta um forte viés: quanto mais baixo o nível de ensino, onde é maior a proporção de pobres, menor é o percentual do gasto.
2- A previdência social absorve cerca de 60% do gasto social total em um país onde os idosos ficam em torno de 10% da população e apenas 10% deles vivem em famílias com renda familiar per capita igual ou menor que a linha de pobreza.
3- Na saúde o gasto com o atendimento aos mais pobres é relativamente menor, concentrando-se nos hospitais e postos de saúde públicos, do que com o atendimento aos mais ricos que são atendidos prioritariamente em clínicas e hospitais financiados pelo SUS.
4- Os mais pobres somente são atendidos prioritariamente quando se trata de programas de transferência de renda do governo federal: o de renda mínima, seguro desemprego, abono salarial e salário-família.
Somente o enunciado 1 está correto.
Somente o enunciado 4 está correto.
Os enunciados 1, 3 e 4 estão corretos.
Os enunciados 1, 2 e 3 estão corretos.
Os enunciados 2, 3 e 4 estão corretos.
A focalização significa priorizar políticas que assegurem um conjunto de produtos e serviços básicos para os grupos identificados como mais necessitados. Sobre a focalização, analise os enunciados abaixo e assinale a resposta certa.
1- Contribuiu para a segregação social dos mais pobres.
2- Requer a criação de uma metodologia e um aparato para identificar os realmente carentes.
3- Favorece a manipulação política dos benefi ciários.
4- Aumenta os custos de administração das políticas sociais.
5- Favorece a formação de laços de identidade e solidariedade e a organização dos grupos mais carentes.
Apenas os enunciados 1 e 3 estão corretos.
Apenas os enunciados 2 e 3 estão corretos.
Apenas os enunciados1 e 5 estão corretos.
Apenas os enunciados 2 e 4 estão corretos.
Apenas os enunciados 4 e 5 estão corretos.
A partir da análise dos instrumentos de financiamento da infra-estrutura é possível afirmar que todos os enunciados abaixo estão corretos, exceto:
"Project Finance" consiste em uma forma de financiamento de um investimento de capital economicamente separável, que tem no fluxo de caixa do projeto a fonte de pagamento dos empréstimos e do retorno do capital investido.
Em um "Project Finance", a alocação dos riscos obedece a uma complexa estrutura contratual que segmenta e compartilha o risco entre o conjunto dos parceiros.
Ao contrário dos contratos de concessão, nos quais o risco de demanda recai sobre os concessionários, nos contratos de PPP o ente público mitiga o risco de demanda ou por complementação de receita fixa ou por remuneração variável.
O modelo de "Project Finance" oferece amplos graus de liberdade, permitindo que cada agente se responsabilize pela parcela do risco que mais lhe convém e que pode melhor gerenciar.
Para escapar ao risco de contingenciamento e de execução em regime de precatórios a lei das PPP instituiu o Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas (FGP), com administração e gestão fi nanceira totalmente livre do controle do governo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...