Questões de Serviço Social

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A gestão social tem por objetivo

  • A. compromissar-se com os ideários das várias instituições que as executam.
  • B. facilitar o desempenho das políticas sociais focalistas.
  • C. garatir a ênfase na gestão de programas sociais definidos e desenvolvidos na esfera federal.
  • D. assegurar, por meio de políticas e programas públicos, o acesso efetivo aos bens, serviços e riquezas societárias.
  • E. concentrar ações nas vulnerabilidades dos cidadãos, e implemetar políticas sociais que facilitem os controles burocráticos da gestão.

A avaliação de políticas sociais possui vários modelos. A concepção de avaliação política da política é

  • A.

    centrada no desenvolvimento do programa, tendo em vista aferir a sua eficácia e efetuar correções durante a implementação.

  • B.

    centrada nas mudanças quantitativas do programa, tendo por critério a eficiência e como suposição a existência de relações entre os indicadores.

  • C.

    centrada na opinião dos peritos.

  • D.

    centrada na emissão de juízo de valor em relação à política ou programa a partir de critérios e princípios políticos fundamentais sobre concepção de bem-estar humano.

  • E.

    centrada nas mudanças qualitativas do programa, tendo por critério a efetividade e como suposição a existência de relações entre variáveis.

O Estado, sob o neoliberalismo, se diferencia e contrapõe ao Estado sob o keynesianismo que se caracteriza por:

  • A.

    ênfase na distribuição equânime de programas e serviços sociais, orientado pela emancipação humana e social.

  • B.

    políticas públicas orientadas pela mercadorização do acesso aos bens e serviços sociais, com garantia de mínimos de sobrevivência.

  • C.

    desenvolvimento econômico e social regulado pelo Estado com limites impostos ao mercado e políticas voltadas ao pleno emprego e expansão dos direitos sociais.

  • D.

    iberdade para o mercado atuar na oferta de bens e serviços sociais, com vistas à construção do bem comum.

  • E.

    priorização do desenvolvimento econômico sob forte regulação estatal, acompanhado de garantia de políticas universais de transferência de renda .

NÃO constitui um dos princípios da Política Nacional do Idoso:

  • A.

    a família tem o dever de assegurar ao idoso todas as condições de participação e cidadania, defendendo sua dignidade e bem-estar podendo ter suas funções complementadas, apenas ocasional e excepcionalmente, por outras organizações da sociedade civil;

  • B.

    as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei;

  • C.

    o idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através dessa política;

  • D.

    o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza;

  • E.

    o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.

Ao implementar políticas sociais que têm a família como referência, as Assistentes Sociais devem:

  • A.

    focalizar a intervenção nas consideradas "famílias desestruturadas", centrando-se nos indivíduos-problema.

  • B.

    tomar a família como auxiliar nos processos diagnósticos e de tratamento de problemas coletivos

  • C.

    reforçar a responsabilização materna pelos cuidados e educação dos filhos e estimular o pai ao provimento e exercício da autoridade familiar

  • D.

    promover a sustentabilidade das famílias de forma a prevenir a experimentação de situações de miséria e exclusão social

  • E.

    impedir que famílias sem condições financeiras e morais se responsabilizem pelas crianças e adolescentes nelas gerados

Atualmente discute-se a gestão de políticas sociais sob a perspectiva da gestão local. A complexidade local requer que se trabalhe sob a ótica dos princípios de

  • A. convivência e concentração de poder.
  • B. singularidade e diferenciação.
  • C. raízes e contingências.
  • D. presença excludente de ruptura e conflitos.
  • E. universo local monolítico e planejamento estratégico.

Na literatura de avaliação de políticas sociais públicas, temos avaliação de efetividade, eficácia e eficiência. Por avaliação de efetividade, entende-se o(a)

  • A.

    exame da relação entre a implementação de um determinado programa e seus impactos e/ou resultados, isto é, seu sucesso ou fracasso em termos de efetiva mudança nas condições sociais prévias da vida das populações atingidas pelo programa.

  • B.

    avaliação da relação entre o esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.

  • C.

    avaliação da relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos.

  • D.

    avaliação destinada a exercer o controle sobre as ações públicas

  • E.

    avaliação teórica de uma das etapas de uma política, destinada a influenciar a sua execução.

A proteção social de Assistência Social tem como um de seus princípios a matricialidade sociofamiliar que significa:

  • A.

    reabilitação da família como organização prestadora de serviços assistenciais.

  • B.

    responsabilização da família pela guarda e educação das crianças e adolescentes e exclusão do Estado de suas obrigações nessa área.

  • C.

    fortalecimento de condições de proteção social na família, a fim de responder ao seu papel na guarda e educação da criança e adolescente, na proteção social com idosos e portadores de deficiência

  • D.

    concessão de benefícios à família para garantir a redução dos riscos sociais à população.

  • E.

    descentralização político-administrativa da assistência social, tendo como garantia a segurança de acolhida.

Segundo Laurell, as estratégias concretas da implantação da política social neoliberal são:

  • A. universalismo e importante redução no papel do mercado no âmbito do bem estar social.
  • B. garantia das condições de vida, independentemente da inserção ou não no mercado de trabalho.
  • C. corte dos gastos sociais, a privatização e a centralização dos gastos sociais públicos em programas seletivos contra a pobreza e a descentralização.
  • D. Estado fraco, capaz de garantir apenas um marco legal para se criarem as condições propícias à expansão do mercado.
  • E. intervencionismo estatal, econômico e produtivo por estimular o capital a investir e os trabalhadores a trabalhar.

O Assistente Social, nas estratégias e nos procedimentos em situação de intervenção, tem como principais funções gerenciais na administração de serviços sociais:

  • A.

    planejamento, organização, direção e controle.

  • B.

    controle, direção e coordenação.

  • C.

    fiscalização, direção e coordenação.

  • D.

    direção, liberdade e organização.

  • E.

    controle, autonomia e coação.

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