Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) constituem marcos significativos no Serviço Social brasileiro para a Reconceituação porque:

  • A.

    problematizaram a intervenção sociotécnica da profissão e sua adequação aos planos de desenvolvimento conduzidos pelo Estado.

  • B.

    substituíram as influências teóricas e ideológicas do funcionalismo norte-americano pela matriz dialéticocrítica.

  • C.

    determinaram a revisão da política nacional de assistência social.

  • D.

    mobilizaram a responsabilidade social dos empresários e das universidades brasileiras visando à transformação social.

  • E.

    contribuíram para a estruturação do Estado de Bem Estar Social.

A metodologia da avaliação de políticas e programas sociais tem por objetivo identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável informações suficientes para apoiar um juízo sobre o mérito e o valor de um programa ou de componentes dele. Não é possível medir através de uma pesquisa de avaliação:

  • A. o impacto do programa;
  • B. a relação custo/benefício alcançada pelo programa;
  • C. o grau de satisfação dos usuários do programa;
  • D. o cumprimento das metas programadas;
  • E. os objetivos do programa.

A partir da metade dos anos setenta, ingressam na elaboração teórica do Serviço Social brasileiro as contribuições embasadas no:

  • A.

    positivismo.

  • B.

    pensamento fenomenológico

  • C.

    estruturalismo.

  • D.

    funcional-estruturalismo.

  • E.

    conservadorismo.

Assinale a alternativa que expressa o posicionamento presente na teoria social de Marx, eu que se apoia o projeto ético- político atual do Serviço Social

  • A.

    o ser social é apreendido em sua imediaticidade, sendo desnecessário o uso de mediações para captá-lo.

  • B.

    as relações sociais são mediatizadas por situações, instituições, etc, pois os fatos e dados são indicadores, sinais, não o fundamento último do horizonte analítico.

  • C.

    a teoria constrói-se a partir do verificável, da experimentação, e da fragmentação da realidade, de modo a que se possa conhecê-la em profundidade.

  • D.

    a apropriação da realidade exige que o pesquisador se dirija ao vivido huamano, aos sujeitos em suas vivências, priorizando a percepção desses sujeitos.

  • E.

    a teoria aproxima-se da realidade, procurando analisá-la através de modelos teóricos elaborados segundo padrões ideais.

A formulação de um pensamento crítico no Serviço Social, vinculado à luta de classes, constitui o resultado

  • A.

    de um processo histórico sob a influência da modernização.

  • B.

    da Reconceituação, que enfatiza o conceito de necessidades humanas segundo a formulação da Organização das Nações Unidas.

  • C.

    de um processo histórico complexo de lutas e de resistência à ordem dominante associado a uma visão crítica das estratégias de mudança.

  • D.

    das mobilizações de profissionais, estudantes e técnicos vinculados à Igreja progressista que lideravam a proposta de participação social como objeto do Serviço Social.

  • E.

    da teorização do método do Serviço Social pela Escola de Serviço Social de Belo Horizonte nos anos 70.

Para orientar as respostas das políticas sociais nos municípios de pequeno porte, com forte presença de população rural, são condições exigidas no planejamento:

1. a definição de serviços e equipamentos públicos que garantam a acessibilidade da população às condições de vida urbana.

2. articulação com outros municípios na microrregião, que apresentam indicadores de vulnerabilidade social semelhantes.

3. localização e mensuração quantitativa das desigualdades sociais no município.

4. interlocução com os movimentos sociais para coletar suas demandas e opiniões.

5. configuração do perfil de necessidades e expectativas da população através de seus canais de representação.

 Estão corretas:

  • A.

    1 e 5 apenas.

  • B.

    2 e 5 apenas.

  • C.

    1, 2 e 3 apenas.

  • D.

    apenas 4.

  • E.

    2 e 4 apenas.

A intervenção dos assistentes sociais nas condições e relações de trabalho produzem um efeito que é tanto material quanto espiritual. Esse efeito determina ao seu trabalho uma:

  • A. imediaticidade material;
  • B. objetividade social;
  • C. casualidade formal;
  • D. objetividade material;
  • E. imediaticidade abstrata.

São conquistas da Reconceituação do Serviço Social na América Latina

  • A.

    o intercâmbio e a interação dos profissionais no continente americano sob a orientação das entidades de classe

  • B.

    a interlocução crítica com as Ciências Sociais em sintonia com tendências diversificadas do pensamento contemporâneo.

  • C.

    a valorização da dimensão apolítica da intervenção profissional.

  • D.

    a homogeneidade do projeto ídeo-político da profissão.

  • E.

    a relativização dos fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social e de sua condição histórica

Ao planejar um programa de proteção social, o assistente social deve propor, como um de seus componentes, a avaliação. Se quiser corrigir os erros e problemas que surgem durante a execução do programa, deve privilegiar a avaliação:

  • A.

    marco zero

  • B.

    de impactos.

  • C.

    somativa

  • D.

    de eficiência.

  • E.

    formativa

O trabalho técnico e profissional do assistente social em creches e pré-escolas, que atuam com crianças vulnerabilizadas pela pobreza, é pautado em diretrizes que apontam como suas atribuições:

1. classificar os padrões de atendimento da entidade segundo as condições socioeconômicas das crianças.

2. prestar atendimento às famílias cujas crianças necessitarem de atenção especializada, dando suporte aos programas e demais técnicos da entidade.

3. responsabilizar-se pela promoção de campanhas na comunidade para captação de recursos em favor da instituição onde trabalha.

4. realizar perícia, laudos e pareceres técnicos relacionados à matéria específica da Assistência Social, no âmbito da educação infantil, quando solicitado.

5. representar as famílias atendidas nas diferentes instâncias sociais e junto aos órgãos oficiais, requerendo e administrando os benefícios sociais a que têm direito.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas

  • B.

    3 e 5, apenas

  • C.

    2 e 4, apenas

  • D.

    1, 3 e 5, apenas.

  • E.

    1 e 5, apenas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...