Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Neste início de século, a consolidação do projeto ético-político profissional do Serviço Social passa por:
redefinição dos direitos sociais garantidos na Constituição de 1988, diante da crise financeira do Estado brasileiro.
articulação dos profissionais de Serviço Social com as forças progressistas, comprometidas com a defesa dos direitos sociais.
afirmação da autonomia do Serviço Social diante do poder executivo e do poder legislativo.
mudança na legislação profissional, assegurando mercado de trabalho para assistentes sociais na intervenção com políticas públicas.
pragmatismo na busca de soluções para a pobreza e exclusão social, diante do crescimento da miséria.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda hoje não se conhece o número de crianças e adolescentes brasileiros que vivem afastados da convivência familiar e(ou) que vivem em abrigos. Os dados de pesquisas recentes sobre abrigos têm levado a sociedade civil e o poder público a discutirem o tema. Acerca dessa questão, assinale a opção correta.
O principal motivo de abrigamento é o uso de drogas, especialmente o álcool, por parte dos pais, situação para a qual o ECA não prevê outro tipo de medida.
No caso das crianças e adolescentes de famílias em situação de pobreza, o abrigamento poderia ser evitado com a adoção de políticas públicas direcionadas à habitação, à saúde, à educação e ao trabalho.
A maior parte das crianças que vivem em abrigos são meninos de cor branca, menores de dois anos de idade e cujos pais são desconhecidos, o que impede a adoção por falta de consentimento destes.
Uma das formas de oferecer convivência familiar aos abrigados seria a sua colocação em famílias substitutas, o que somente pode ser feito para crianças com até sete anos de idade.
A origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade imposto pelo processo de modernização. Considerando a inserção do Serviço Social no setor empresarial, avalie as alternativas propostas:
I. É possível falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir do desenvolvimento industrial.
II. O Serviço Social de Empresas, nasceu com o intuito de inserir um profissional que vigiasse e controlasse a força de trabalho nas organizações.
III. O Assistente Social na empresa contribui para o aumento da produtividade no trabalho e do lucro.
IV. O Assistente Social também era, e é, requisitado para atender às necessidades sócio-econômicas dos trabalhadores, através dos benefícios sociais, para amenizar os conflitos entre os empregados e a empresa.
V. A racionalidade burocrático-administrativa e a modernização conservadora, geraram, nos espaços institucionais, um novo padrão de exigências para o desempenho profissional.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Ao prestar serviços em sua área de atuação, no âmbito do poder municipal, objetivando a melhoria do trabalho e bem-estar dos servidores municipais, orientado pelo projeto ético-político profissional, o assistente social:
prioriza em sua ação o estabelecimento de convênios com farmácias, clínicas, laboratórios, livrarias e óticas, para que os servidores tenham acesso mais barato a serviços e produtos.
adota uma perspectiva de democratização das relações de trabalho com servidores, ampliando o acesso às informações sobre políticas públicas e o envolvimento com o trabalho.
incorpora padrões dos serviços privados ao âmbito público, especialmente os processos de qualidade total.
rejeita qualquer intervenção que considere a possibilidade de questões pessoais interferirem nas relações de trabalho
estabelece relações hierárquicas com os servidores, instalando a centralização decisória.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a prática abaixo especificada, que apresenta coerência com o projeto ético-político do Serviço Social:
aconselhamento psicossocial a adolescentes grávidas.
criação de programas de qualificação profissional e geração de renda para mães e pais chefes de família com baixa escolaridade.
atendimento fragmentado dos indivíduos, estruturado a partir da divisão das políticas sociais: saúde, educação, assistência social, habitação e outras
psicologização das relações sociais com ênfase nas situações problema.
priorização de programas de provisão permanente de alimentos para cidadãos de baixa renda.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Política Nacional de Assistência Social foi aprovada em 14 de outubro de 2004, ao levar em consideração as indicações e deliberações das conferências, dos conselhos, e das comissões de gestão compartilhada. Acerca das diferenças apresentadas em relação à versão da Política Nacional anterior, julgue os próximos itens.
A assistência social passou a ser definida como uma política de proteção social e distinguir a proteção social básica, destinada às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social decorrente de abandono, da proteção social especial, destinada à população em condições de vulnerabilidade social decorrente de privações econômicas.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O planejamento da intervenção no Serviço Social é participativo e supõe objetivos que são informados pelo projeto ético-político da profissão. Nesse quadro, a atuação do profissional:
guia-se pelo critério das demandas do mercado e da rentabilidade econômica.
procura adequar-se ao planejamento estatal e sua proposta de desenvolvimento.
situa a intervenção profissional como partícipe do processo de reprodução social, caracterizada como prática eminentemente político-pedagógica.
focaliza o problema o sujeito e dimensiona as estratégias de ação no plano imediato, privilegiando a autodeterminação e o princípio da liberdade.
propõe estratégias de avaliação participativa orientada pelos critérios de produtividade e custo-benefício.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que determinada comunidade, localizada às margens de um rio, em períodos chuvosos, sofra ainda mais com as precárias condições de habitação, de infra-estrutura saneamento básico, drenagem, calçamento, iluminação , o que agrava os problemas sociais da população ali residente com as freqüentes inundações. A respeito das alternativas de solução para os problemas dessa comunidade hipotética, julgue os itens a seguir.
Considerando-se a remoção das famílias residentes na área destacada como opção, uma equipe experiente e bem preparada tecnicamente deve considerar a tensão entre os diferentes interesses no interior da comunidade, de forma que não ocorram impedimentos na elaboração de um plano de intervenção.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O assistente social considera as mediações na prática profissional, na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social quando
atua como intermediário dos conflitos entre usuários das políticas sociais para minimizar disputas e contradições entre classes.
reconhece que sua prática sofre as injunções da conjuntura sócio-política-econômica, assim como das características das políticas sociais que implementa nas instituições.
entende que a autonomia profissional resguarda a missão e os objetivos profissionais, das mudanças nas políticas governamentais.
ignora a participação dos usuários de seus serviços na definição dos objetivos profissionais.
reduz a profissão ao conjunto de seus elementos constitutivos: princípios, objeto próprio, objetivos, métodos e metodologia próprios.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A atuação técnico-profissional do assistente social em processos que envolvem a participação popular como o Orçamento Participativo, orientada pelo projeto ético-político profissional exige
comportamento de tutela dos segmentos populacionais participantes.
prática tecnocrática no trato da questão pública
fortalecimento do exercício de liberdade dos participantes
privilegiamento das demandas particularistas de cada segmento representado.
predominância do saber técnico sobre o saber popular
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...