Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre os princípios fundamentais que embasam o Serviço Social na perspectiva do projeto ético-político profissional temos
defesa da liberdade e do individualismo
orientação por um projeto social revolucionário e emancipatório.
defesa da focalização das políticas sociais nas populações abaixo da linha de pobreza
negação da cidadania burguesa.
defesa dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Serviço Social brasileiro, na perspectiva do projeto ético- político hegemônico desde os anos 90:
absorve as expressões da pós modernidade, revalorizando as dimensões particulares do ser social.
orienta-se por uma direção social referenciada pela perspectiva de colaboração entre as classes sociais tendo como parâmetro a justiça social
tem uma importante função educativa voltada à obtenção do consenso social.
privilegia a parceria entre Estado e sociedade civil, na intenção de superação da pobreza, afirmando a solidariedade social.
afirma a vitalidade do marxismo como paradigma de análise e compreensão da realidade
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
A auditoria ambiental é uma ferramenta do Processo de Gestão Ambiental que tem por objetivo:
identificar infrações
acusar violadores das leis ambientais
verificar sistematicamente de forma documentada se uma empresa está em conformidade com critérios ambientais preestabelecido
aumentar a consciência ambiental dos empreendedores
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O fenômeno da pobreza nas grandes metrópoles não é novo entre nós. Mas o que Maricato nos revela na citação acima parece extremamente preocupante, porque mostra uma explosão de crescimento da pobreza na periferia dos grandes centros. Sobre esse fenômeno é correto afirmar:
1- no caso do crescimento da Região Metropolitana de Belém (157%) pode-se afirmar que tal realidade não se deu em razão da incapacidade do poder aquisitivo dos mais pobres, mas sim da indisponibilidade de espaço territorial para expansão urbana.
2- também se responsabilizam por essa expansão a política habitacional pública, que legitima a especulação imobiliária, construindo conjuntos habitacionais em lugares cada vez mais distantes.
3- nas cidades nordestinas, esse fenômeno se explica devido estarem ali concentrados os segmentos populacionais menos instruídos, portanto, com menos capacidade de ingressar no mercado de trabalho formal.
4- a falta de acesso dos mais pobres à propriedade urbana se dá devido às limitações do financiamento público para a casa própria e às facilidades para segmentos de mais altas rendas, o que propicia uma escalada de "invasões" na periferia dos grandes centros.
O correto está somente em:
2 e 4.
3 e 4.
4.
1 e 2.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Como trabalhador assalariado, o assistente social depende de uma relação de compra e venda de sua força de trabalho especializada com instituições que requisitem o seu trabalho profissional. Assim, é na instituição contratante que esse profissional encontra suas possibilidades de trabalho, bem como seus:
limites.
meios.
métodos.
princípios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Robert Castel (1998), citado por Safira Bezerra Ammann como referência importante nos estudos sobre a exclusão social, argumenta que prefere não adotar a categoria "exclusão social" por considerá-la "estanque e que designa estados de privação [...], mas não permite recuperar os processos que engendram essas situações". Em vez disso, Castel utiliza a categoria:
apartação.
desfiliação.
desinserção.
desqualificação.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Solange tem três filhos, de 3, 6 e 12 anos de idade. O marido deixou a família e nunca mais foi visto e por isso é ela quem sustenta a casa com seu trabalho. O filho mais velho não está indo à escola porque precisa cuidar dos irmãos para a mãe trabalhar, mas passa grande parte do dia jogando bola, enquanto os menores ficam sozinhos. A situação caracteriza negligência, abandono, falta de apoio da rede familiar, entre outros problemas.
Com relação à situação hipotética apresentada e considerando as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e as possibilidades de intervenção do assistente social, julgue os itens subseqüentes.
No cabeçalho dos diversos tipos de relatórios ou laudos que o assistente social elabora, deve-se registrar apenas o setor responsável pela avaliação, o título do instrumento e os dados de identificação mais ou menos detalhados, conforme o objetivo da avaliação, não sendo adequada a inclusão de informações referentes ao instrumental utilizado, como número de entrevistas ou visitas.Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A idéia de liberdade que sustenta o capitalismo está fundada na posse privada dos meios de produção, por isso não se propõe eliminar as desigualdades sociais. Assim, pode-se inferir que, na definição da exclusão social, pobreza e desigualdade social são fatores que devem ser contextualizados na sociedade global e analisados de forma:
linear.
conjunta.
separada.
comparativa.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
De acordo com resultados de pesquisa, comparando o ponto de vista de técnicos e de famílias em relação aos problemas vividos por famílias multiproblemáticas, verificou-se, ao longo da realização das entrevistas, que:
partilham-se muitas emoções
a hierarquia de poder é bem delimitada.
os filhos ficam majoritariamente com os pais.
as mulheres são figuras centrais nestas famílias.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
No livro As funções sócio-institucionais do Serviço Social, os profissionais justificam a abordagem grupal ou individual pela natureza da situação apresentada. Com relação à intervenção grupal, os assistentes sociais costumam distinguir três tipos de grupos:
operativos, terapêuticos e de reflexão.
de orientação, operativos e institucionais.
terapêuticos, de atividades e de orientação.
de socialização, de ação social e terapêuticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...