Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O grande capital busca, desde os anos 80, manter sua hegemonia através da gestação de uma cultura política da crise, na qual busca obter um consentimento das classes em torno das suas necessidades de acumulação e valorização. Dois vetores básicos vêm sendo privilegiados na formação dessa cultura. São eles:
a defesa do processo de privatização como forma de reduzir a intervenção estatal e a constituição do cidadão- consumidor.
a luta pela ampliação das políticas universais como forma de garantir direitos e a precarização da vida dos trabalhadores.
a busca de um novo ordenamento jurídico favorável à circulação de mercadorias e serviços e a criação de uma cidadania associada ao assistencialismo religioso.
o favorecimento de programas voltados ao microcrédito como forma de ampliar a base produtiva e a formação de um perfil de trabalhador empreendedor.
o estímulo à expansão do mercado interno necessário para aumentar os lucros dos grupos nacionais e o surgimento de uma cidadania voltada para o voluntariado.
A garantia dos direitos sociais só pode ser feita pelo Estado de direitos, através de políticas voltadas para as necessidades básicas de saúde, educação, lazer, cultura, meio ambiente, rendas mínimas, com medidas desmercadorizadas, pois o mercado provoca a deteriorização das condições de vida, acentuando a desigualdade e reduzindo a eqüidade. O acesso às políticas sociais básicas, segundo Vicente de Paula Faleiros (1997), tem, hoje, três problemas que precisam ser enfrentados que são a dependência da tutela, a inadequação à pluralidade e a:
renúncia a direitos.
garantia de acesso.
inclusão por dependência.
inclusão pelo tipo de conflito.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Precarização e informalização são algumas das expressões que atingem o mundo do trabalho no quadro da reestruturação produtiva do capital. Estas questões expressam demandas postas ao Serviço Social que devem ser identificadas:
nas requisições socioprofissionais oriundas dos espaços institucionais estatais.
na análise focal dos problemas sociais vivenciados pelos setores mais empobrecidos da população.
no levantamento dos focos de pobreza nas grandes metrópoles onde atuam os assistentes sociais.
nos setores mais miseráveis da sociedade nos quais são articuladas as alternativas profissionais.
no conjunto das necessidades sociais das classes subjacentes às demandas profissionais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
No novo paradigma de produção industrial − automação flexível − busca-se um novo tipo de trabalhador enquadrado nos objetivos empresariais de gestão da força de trabalho aumentando sua produtividade. Este trabalhador deve estar capacitado para:
o desempenho de funções específicas, a empregabilidade e a organização político-sindical.
a polivalência, a multifuncionalidade e o compromisso com a empresa.
as funções fragmentadas, a transdisciplinariedade e a liberdade criativa.
as atividades empreendedoras, a superespecialização e a compreensão política dos interesses patronais.
os processos de trabalho flexíveis, a crítica da exploração capitalista e o espírito de equipe.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Para Bravo (1996), o Serviço Social na Saúde é focalizado na relação Estado-Sociedade mediatizada pela:
ação socioinstitucional, pelos sanitaristas e pelas garantias jurídicas.
competência profissional, pelo compromisso ético político e pela ação focalizadora das políticas governamentais.
opção ético-política do profissional, pelo amparo legal na área da saúde e pelas regras sanitárias.
ação dos profissionais, pelas políticas públicas de saúde e pelos movimentos sociais.
formação moral do profissional, pela articulação dos movimentos dos usuários e da categoria e pelas políticas setoriais de saúde.
Dentre as diversas transformações que a contemporaneidade trouxe, podem ser destacadas aquelas que afetam mais diretamente o trabalho profissional, originadas da transferência de responsabilidade para a sociedade civil engendrada nos marcos da construção, nos anos 90, do chamado Estado mínimo. Tal transferência resultou no(a):
apelo às novas formas de caridade religiosa em detrimento da solidariedade civil laica.
expansão do voluntariado voltado para as causas humanitárias em situações de tragédias naturais e de calamidades públicas.
refilantropização social no sentido de uma moderna filantropia empresarial e no crescimento das ONG.
privatização da assistência social e na publicização da previdência voltada às diversas categorias de trabalhadores públicos e privados.
politização da sociedade civil organizada em uma gama variada de atores sociais tais como empresas, instituições religiosas, partidos políticos e sindicatos
Serviço Social - Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A realização de uma reunião pode ser indicada ou contra-indicada, dependendo do momento ou da finalidade a que ela se destina. Acerca da realização de reuniões com um grupo de pessoas, julgue os itens que se seguem.
É indicada para organizar informação e fazer análise detalhada de dados.
As instituições, quando entendidas como aparelhos ideológicos do Estado e analisadas, exclusivamente, como agências de disciplinarização e controle social dos grupos dominantes sobre os dominados, expressam a perspectiva de análise
estrutural-histórica.
estrutural-funcionalista.
funcional-histórica.
histórico-dialética.
econômico-social.
Serviço Social - Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A realização de uma reunião pode ser indicada ou contra-indicada, dependendo do momento ou da finalidade a que ela se destina. Acerca da realização de reuniões com um grupo de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Não é indicada quando o objeto de discussão é tão confidencial e secreto que não pode ser divulgado entre os membros do grupo.
Ao Assistente Social que atua junto à comunidade da periferia do município, foi proposto, pela associação de moradores do bairro, a implementação de um projeto que tivesse como objetivo enfrentar a pobreza, através da articulação de organizações governamentais e nãogovernamentais, numa ação de parceria entre Estado e sociedade civil. Tendo a função de assessorar este processo, coube ao Assistente Social, esclarecer quanto às condições do repasse de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social. Para o repasse torna-se necessário:
I. Estar em funcionamento no município o Conselho de Assistência Social de composição paritária entre governo e sociedade civil.
II. Ter regulamentado o Fundo Municipal de Assistência Social.
III. Realização do plano de assistência social do município.
Das condições apresentadas, estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...