Questões de Serviço Social

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Nos espaços empresariais em que atua o assistente social, o discurso da "humanização do trabalho", próprio dos anos 80 do século XX, vem sendo substituído por:

  • A.

    uma cultura política que antagoniza trabalhadores e empresários.

  • B.

    uma retórica que diferencia os interesses dos trabalhadores e dos empresários.

  • C.

    práticas opostas às exigidas pela reestruturação produtiva.

  • D.

    práticas profissionais restritas ao espaço ocupacional das empresas.

  • E.

    enunciados acerca da "qualidade total", da "produtividade" e da "competitividade".

Dentre as transformações verificáveis atualmente na prática do Serviço Social no âmbito das empresas, destaca-se o fato de as atividades dos assistentes sociais:

  • A.

    implicarem, crescentemente, o contato direto com o trabalhador.

  • B.

    aproximarem-se, cada vez mais, da função gerencial.

  • C.

    perderem qualquer dimensão de assessoramento.

  • D.

    não serem afetadas pela modernização das relações de trabalho.

  • E.

    terem como alvo exclusivo o trabalhador do "chão de fábrica".

Analisando as condições da atuação profissional de assistentes sociais em empresas, Freire (2003) verificou que as possibilidades de desenvolvimento de um exercício profissional direcionado para romper com práticas conservadoras dependem sobretudo:

  • A.

    do regime político do trabalho e suas condições institucionais.

  • B.

    da capacitação da equipe de trabalho e dos dirigentes empresariais.

  • C.

    da capacitação teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do profissional.

  • D.

    da origem sociocultural singular do profissional.

  • E.

    das diretrizes de "qualidade total" e da garantia da "empregabilidade".

Analisando a inserção do assistente social na divisão sociotécnica do trabalho, Netto, J.P. (2001) sustenta que, historicamente, coube a este profissional o papel de:

  • A.

    executor terminal de políticas sociais.

  • B.

    planejador de políticas sociais.

  • C.

    gestor de políticas sociais.

  • D.

    formulador de teorias sociais.

  • E.

    consultor de programas sociais, sem vínculo salarial.

São características do Planejamento Estratégico de Cidades:

  • A.

    Estabelecer, a partir de uma análise do uso do solo, um plano integral e de ação que prioriza projetos, mas não os localiza necessariamente no espaço; basear-se no consenso e na participação social em todas as suas etapas estabelecendo, para isto, compromissos e acordos entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento de ações imediatas ou de curto prazo.

  • B.

    Estabelecer, a partir de uma análise qualitativa e dos fatores críticos urbanos e levando-se em conta alguns objetivos de uso do solo, um plano integral e de ação que prioriza projetos, mas não os localiza necessariamente no espaço; basear-se apenas nos critérios técnicos e políticos da administração pública para, por meio deles, estabelecer "a posteriori" compromissos e acordos entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento de ações imediatas ou de curto prazo.

  • C.

    Estabelecer, a partir de uma análise qualitativa e dos fatores críticos urbanos e levando-se em conta alguns objetivos de uso do solo, um plano integral e de ação que prioriza projetos, mas não os localiza necessariamente no espaço; basear-se no consenso e na participação social em todas as suas etapas estabelecendo, para isto, compromissos e acordos entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento de ações imediatas ou de curto prazo.

  • D.

    Estabelecer, a partir das demandas de mercado, um plano integral e de ação que prioriza projetos, mas não os localiza necessariamente no espaço; basear-se no consenso e na participação social em todas as suas etapas estabelecendo, para isto, compromissos e acordos entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento de ações imediatas ou de curto prazo.

O ativismo é uma prática mimética e inconseqüente e só a construção da análise pode superar, segundo Vicente de Paula Faleiros (1997), o mimetismo e o ativismo e refletir sobre as conseqüências dessas práticas. Assim, para esse autor, o fundamento da ação tem como condição o:

  • A.

    método.

  • B.

    processo.

  • C.

    aporte técnico.

  • D.

    conhecimento.

São características do Plano Diretor Urbano:

  • A.

    É de responsabilidade da administração pública, exigindo participação apenas "a posteriori" da população, e objetiva ordenar o espaço urbano e regulamentar as ações nele desenvolvidas; determina os usos do solo no seu conjunto; localiza com precisão os sistemas gerais e as grandes atuações públicas; regulamenta as ações no meio urbano e estabelece normativas para a ação privada futura baseando-se em análises territoriais e de meios físicos.

  • B.

    É de responsabilidade da administração pública, exigindo participação apenas "a posteriori" da população, e objetiva ordenar o espaço urbano e regulamentar as ações nele desenvolvidas; determina os usos do solo no seu conjunto; localiza com precisão os sistemas gerais e as grandes atuações públicas; regulamenta as ações no meio urbano, mas não estabelece normativas para a ação privada futura.

  • C.

    É de responsabilidade da sociedade civil, exigindo participação apenas "a posteriori" da administração pública, e objetiva ordenar o espaço urbano e regulamentar as ações nele desenvolvidas; determina os usos do solo no seu conjunto; localiza com precisão os sistemas gerais e as grandes atuações públicas; regulamenta as ações no meio urbano e estabelece normativas para a ação privada futura baseando-se em análises territoriais e de meios físicos.

  • D.

    É de responsabilidade da administração pública, exigindo participação apenas "a posteriori" da população, e objetiva ordenar o espaço urbano, mas sem regulamentar as ações nele desenvolvidas; determina os usos do solo no seu conjunto; localiza com precisão os sistemas gerais e as grandes atuações públicas no sentido de incentivar e promover o mercado imobiliário; regulamenta as ações no meio urbano e estabelece normativas para a ação privada futura baseando-se em análises territoriais e de meios físicos.

A dificuldade de trabalhar o particular e o complexo no cotidiano é que a razão geral ou a instrumental não podem ser separadas. São processos concretos que não se reduzem a categorias gerais, nem a arranjos de recursos. E a construção do objeto se faz ao mesmo tempo em que a constituição do sujeito. Para Vicente de Paula Faleiros (1997), o fundamento do ser do sujeito e das condições em que atua não coloca a procedência do sujeito, mas da:

  • A.

    relação social.

  • B.

    sujeição social.

  • C.

    identidade social.

  • D.

    intervenção social.

A formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros foi fortemente influenciada pela Igreja Católica cuja doutrina social compreendia a questão social como questão moral, objeto de tratamento psicologizante e moralizador. Nesta perspectiva, a questão social é vista como um(a):

  • A.

    conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam.

  • B.

    descompromisso do Estado frente às suas obrigações constitucionais.

  • C.

    assunto que diz respeito à má formação cristã de cada indivíduo, família e comunidade.

  • D.

    problemática de ordem psicossocial oriunda dos conflitos sociais entre classes.

  • E.

    disfunção biopsicossocial advinda das desigualdades sociais do sistema capitalista.

Políticas sociais públicas expressam:

  • A.

    a intervenção da sociedade civil sobre os problemas sociais.

  • B.

    a intervenção coercitiva do Estado na vida social.

  • C.

    a concretização dos direitos civis.

  • D.

    a síntese dos direitos civis e dos direitos políticos.

  • E.

    formas de intervenção estatal sobre manifestações da "questão social".

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