Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

    A) Na contemporaneidade a ética deve ser entendida como conhecimento ou valores ideais desligados da vida cotidiana e da prática social dos homens.

    B) Tradicionalmente a ética era pensada como um ideal, como um conjunto de ideias e como um valor abstrato, restrita ao campo filosófico. Assim, os princípios da liberdade e da igualdade não eram concebidos abstratamente e de maneira a-histórica.

    C) Os valores morais surgem das necessidades históricas dos homens. Uma vez instituídos, passam a se estruturar como um conjunto de normas morais que visa à desregulamentação do comportamento dos indivíduos.

    D) Importante se faz o entendimento de que a ética não pode ser confundida com a moral, pois a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

    E) A discussão sobre os fundamentos sócio-históricos da ética é de extrema relevância no debate do serviço social, mas não contribui para a compreensão da perspectiva do nosso projeto profissional e dos desafios que este vem colocando para a profissão na atualidade.

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico. ( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais. ( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975. ( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

    A) V, F, V e F.

    B) V, F, V e V.

    C) F, V, F e F.

    D) V , F, F e V.

    E) V, V, V e F.

A política social é uma matéria ______ na formação profissional dos/das assistentes sociais. Além de um componente curricular das Diretrizes da ______ de 1996, todas as pesquisas e enquetes sobre inserção no ______ mostram as políticas sociais e, em especial, as políticas de ______ como principais empregadores dos/das assistentes sociais (BEHRING, 2009).
Em sequência, as lacunas do texto acima são preenchidas CORRETAMENTE com as palavras:

    A) básica, SESu, exercício laborativo, assistência social.

    B) optativa, LDB, exercício profissional, saúde.

    C) obrigatória, ABESS, mundo do trabalho, educação.

    D) opcional, PNAS, mercado profissional, previdência social.

    E) fundamental, ABEPSS, mercado de trabalho, seguridade social.

Sobre o estágio obrigatório na formação profissional, analise as afirmativas abaixo:


I- A discussão atual do estágio supervisionado curricular, nas modalidades obrigatório e não- obrigatório, adquiriu tensionamento a partir da Lei nº 11.788 de 2008, que traz a obrigatoriedade da supervisão direta de estágio também para o estágio não- obrigatório.

II- A concepção de estágio supervisionado curricular da ABEPSS o constitui como uma atividade opcional que se configura a partir da inserção do/a aluno/a no espaço socioinstitucional.

III- A concepção de estágio contida nas Diretrizes Curriculares refere-se à supervisão direta que deverá ser realizada conjuntamente pelo/a supervisor (a) acadêmico/a e pelo/a supervisor (a) de campo, sem a realização de encontros sistemáticos.


Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I e III apenas.

Na década de 1940, tivemos no Brasil o início do processo de institucionalização do serviço social, com a criação das primeiras instituições sociais que acolheram o serviço social. Dentre as referidas instituições, mencionadas por Iamamoto & Carvalho (1982), destacam-se:

    A) A Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Fundação Leão XIII.

    B) O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social do Comércio (SESC) e a criação de um mercado nacional de trabalho, o qual se expande na década de 1950.

    C) A Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS), a Associação Brasileira de Assistentes sociais (ABAS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    D) A Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

    E) O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Movimento de Reconceituação do serviço social na ______ foi um marco histórico dessa profissão no qual o serviço social ______ exerceu um significativo protagonismo, em particular no âmbito da organização acadêmico-política do grande e ativo coletivo profissional no continente. O ano de referência da deflagração do citado Movimento foi ______, durante o I Seminário de Serviço Social realizado no Brasil, em ______ (LOPES, 2016).
Marque a sequência que completa CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Região Nordeste, nordestino, 1966, Alagoas.

    B) Europa, holandês, 1964, São Paulo.

    C) América do Norte, dos EUA, 1967, Brasília.

    D) América Latina, brasileiro, 1965, Porto Alegre.

    E) Paraíba, paraibano, 1960, João Pessoa.

O contexto atual vem proporcionando novos espaços ocupacionais e inéditas requisições para o exercício profissional do/da assistente social. Dentre essas requisições, pode-se destacar:

    A) Desempenho nos conselhos de políticas sociais; onde os/as assistentes sociais estão sendo chamados a atuar na esfera da execução terminal das políticas públicas.

    B) Atuação no empreendedorismo, que se configura como forma oculta de trabalho assalariado e que permite a proliferação das distintas formas de flexibilização.

    C) Trabalho nas empresas através de ações na área dos recursos humanos, contribuindo para o distanciamento entre gerência e trabalhadores.

    D) Prática profissional no espaço do terceiro setor, dado o alargamento do Estado na área social e a transferência de responsabilidades para a esfera da sociedade civil.

    E) Ações em cooperativas multiprofissionais através do serviço social de caso, grupo e comunidade.

Analise as afirmativas abaixo sobre a temática serviço social e trabalho e, em seguida, responda o que se pede.
I- Na década de 1980 o serviço social foi considerado como uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho. II- Existe uma vertente que não considera o serviço social como trabalho, uma vez que parte da premissa de que esta profissão não realiza a transformação da natureza. III- Na discussão sobre o serviço social como trabalho existem duas concepções divergentes. No entanto, elas têm como fundamento o pensamento de Karl Marx.
Está CORRETO o que se afirma em:

    A) II e III apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II apenas.

    D) I e III apenas.

    E) I apenas.

No que se refere às relações com os (as) usuários (as), de acordo com o Código de Ética do Serviço Social é VEDADO aos profissionais

    A) fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional.

    B) ampliar o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, contrapondo-se a atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

    C) negar-se a ser beneficiado em situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros.

    D) devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.

    E) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.

É direito do (a) Assistente Social manter o sigilo profissional sendo, em regra, vedado revelá-lo. Todavia, conforme o Código de Ética do Serviço Social, é admissível a quebra do sigilo desde que haja situações cuja gravidade possa

    A) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

    B) envolvendo apenas fato delituoso e cuja gravidade possa trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

    C) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo ao desenvolvimento das requisições profissionais.

    D) envolvendo fato delituoso, trazer prejuízo aos objetivos institucionais.

    E) envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo à hierarquia do espaço sócio-ocupacional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...