Questões de Serviço Social

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Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos do estudo de situação é a identificação sistemática e contínua de áreas críticas e de necessidades, de oportunidades e de ameaças.

  • C. Certo
  • E. Errado

A intermediação, realizada pelo profissional, entre a clientela e as normas institucionais, ambas definindo articuladamente as necessidades e as formas como devem ser satisfeitas, representa o modelo de

  • A.

    subordinação.

  • B.

    dominação.

  • C.

    procuração.

  • D.

    representação.

  • E. mediação.

Considerando o código de ética profissional do assistente social, julgue os itens abaixo.

O assistente social pode utilizar recursos institucionais — pessoais e(ou) financeiros — para fins partidários e eleitorais, desde que isso tenha sido objeto de aprovação em assembléia da categoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a conceito adotado pela LOAS, as Entidades e Organizações de Assistência Social são instituições que prestam, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento

  • A.

    aos beneficiários abrangidos pela Lei, bem como aos que atuam na defesa e garantia de seus direitos.

  • B.

    às agências que terceirizam os serviços das grandes empresas que compõem mercado nacional e internacional.

  • C. aos lobistas regulamentados pela Lei, que prestam serviços aos parlamentares e aos grupos que contratam seus serviços.
  • D.

    aos organismos de categorias, tais como sindicatos, associações de classes e suas respectivas confederações.

  • E.

    às corporações manufatureiras e às federações e confederações das industrias de todo o território nacional.

Considerando o código de ética profissional do assistente social, julgue os itens abaixo.

O assistente social deverá garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando as decisões dos usuários, desde que elas não contrariem os valores e as crenças individuais dos profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na "luta contra a exclusão", a política social deve levar em conta, principalmente, o modo de intervir

  • A.

    assistencialista, retomando velhas formas que sempre estigmatizaram os maus pobres e condenam a cultura da inatividade.

  • B.

    preventivo, que se dá no coração dos processos de produção e na distribuição das riquezas sociais.

  • C. burocratizante, que distancia a reivindicação dos grupos organizados, do poder daqueles que decidem.
  • D.

    positivista, que pensa ser o pobre o responsável pela situação de pobreza, nada fazendo para reverter sua situação.

  • E.

    especulativo, que procura indagar sobre as causas que determinam a situação de pobreza, sem, contudo, intervir na realidade.

Considerando o código de ética profissional do assistente social, julgue os itens abaixo.

O assistente social poderá depor como testemunha acerca de situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, desde que autorizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Serviço Social conta com profissionais que executam políticas públicas dentro do aparato do Estado. Em sua prática, o profissional deve, além de prestar assistência, realizar um trabalho educativo que resulte num bem e não num produto a ser consumido. Para isto deverá enfrentar o desafio de, a partir

  • A. de um trabalho de caso a caso, procurar definir as grandes linhas de ação no campo da assistência aos diversos grupos vulnerabilizados.
  • B.

    de um movimento que inclua o voluntariado de todos os recantos do país, enfrentar os mais diversos problemas de saúde e saneamento.

  • C.

    das grandes leis e tendências da sociedade burguesa, decifrar as particularidades históricas do movimento atual, dando respostas condizentes à questão social.

  • D.

    de variada ação conjunta de todas as corporações que integram o campo do funcionalismo público, atender os mais necessitados.

  • E.

    de programas diversos, eliminar todas as formas de exclusão, provendo, assim, todos os marginalizados e desempregados.

Considerando o código de ética profissional do assistente social, julgue os itens abaixo.

A quebra do sigilo profissional só é admissível em situações de interesse da coletividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei Orgânica da Assistência Social assegura, no inciso I do art. 2o , a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. É, portanto, dever dos organismos públicos criar programas de apoio à família. Quando se trata de atender o adolescente envolvido com "drogas", a contribuição do Serviço Social na orientação, preparação e fortalecimento da família para enfrentar a questão, deve priorizar um trabalho

  • A.

    com o núcleo familiar, realizando encontros freqüentes entre a família e o adolescente, de tal modo que este possa ter um projeto de vida. Solicitar ainda serviços de outros profissionais para intervenções específicas e encaminhar para serviço de apoio à comunidade.

  • B.

    de internação em clínicas, isolando o adolescente do meio, afastando-o de situações facilitadoras na aquisição e uso de "drogas", assegurando, desse modo, maior tranqüilidade aos familiares e aos vizinhos.

  • C.

    de contatos freqüentes com os familiares ou com o adolescente, sempre que solicitado por qualquer um deles. Procurar não atender conjuntamente pais e filhos, pois os adolescentes querem manter o sigilo sobre o uso de "drogas".

  • D.

    para que a família se mude para outra região, isolando – se daquela realidade, podendo, assim, oferecer ao adolescente o contato com outros profissionais, ocupando o seu tempo e desenvolvendo suas habilidades.

  • E.

    de preparação para todos os profissionais que realizam o atendimento das necessidades da família e do adolescente, contribuindo para que os serviços sejam garantidos no decorrer do processo de tratamento.

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