Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto da teoria social de Marx, a teoria não se "aplica" ao real pois, se ela é condição para explicação do real, é igualmente condição para desvender as possibilidades de ação no processo social. Assim, o correto será a idéia de "perspectiva teórico-metodológica" e não simplesmente de uma metodologia do conhecimento e uma metodologia da intervenção. Nesse sentido, pode-se entender por "perspectiva teórico-metodológica" (Iamamoto):
pautas, etapas e procedimento do fazer profissional que precisam ser seguidas uma vez que o Serviço Social si-tua-se no âmbito das ciências sociais aplicadas.
modo de ler, interpretar, relacionar-se com o ser social; relação entre sujeito cognoscente e objeto investigado .
Articulação da teoria e da prática entendendo teoria como o vetor epistemológico que comanda a ação.
exigências metodológicas de ordem técnica e processu-al que não podem ser alteradas independente da dimen-são fenomênica da realidade a ser trabalhada.
Na atualidade, para Yazbek, as políticas sociais na América Latina e no país tendem a:
superar as ações casuísticas e enfrentar as desigualdades sociais
reduzir os traços de improvisão institucional e eliminar a filantropia social
acentuar o traço histórico assistencialista e reforçar a regressão dos direitos sociais
favorecer o protagonismo dos subalternizados e incentivar sua reação à cultura da tutela
Para Marx: "Toda vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que desviam a teoria para o misticismo encontram sua solução racional na praxis humana e na compre-ensão dessa praxis" (Teses sobre Feuerbach). Neste sentido podemos compreender teoria como sendo:
A reconstrução, em nível do pensamento, do movimen-to do real.
Conjunto de enunciados provados empiricamente
Um método de conhecimento, uma epistemologia
Ângulos de visibilidade reflexiva na leitura da realida-de.
De acordo com Yazbek, as principais tendências da reorganização institucional da seguridade social no país são:
privatização e centralização
centralização e universalização
privatização e descentralização
universalização e descentralização
Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reco-nhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato co-mo:
Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora pers-pectiva teórico-metodológica à sua ação.
Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissio-nal.
Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretan-to, dotado de teoria própria.
Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula ele-mentos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais.
Para Harvey, hoje existe uma reestruturação do mercado de trabalho em um contexto de aumento da competição, estreitamento das margens de lucro, enfraquecimento do poder sindical e existência de grandes contingentes de mão-de-obra excedente.
O autor considera como característica desta reestruturação do mercado:
ampliação do grupo central de trabalhadores estáveis
redução do emprego regular para empregos de tempo parcial
incorporação ao emprego estável dos setores antes excluídos
aumento dos níveis salariais em regimes de trabalho temporários
Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o de-bate sobre a prática profissional, qual seja:
A perspectiva filantrópica e humanística.
A tendência fatalista e messiânica
O enfoque neo-tomista e positivista.
A influência desenvolvimentista e tecnocrática.
De acordo com Harvey, de 1945 a 1973 a expansão capitalista orientou-se segundo um padrão de desenvolvimento que combinava o Estado de bem-estar social e a expansão industrial com crescimento econômico estável, redundando na elevação dos padrões materiais de vida. Este modelo de desenvolvimento é denominado pelo autor de:
toyotista
pós-fordista
fordista-keynesiano
taylorista-desenvolvimentista
No cenário social contemporâneo, a gestão da questão social assume novas dimensões no âmbito da redução das ações re-guladoras do Estado e encolhimento das suas funções soci-ais. Nesse sentido as políticas sociais assumem característi-cas de:
Iniciativas a serem tratadas sob a lógica da solidarieda-de social.
Ações de natureza essencialmente compensatória.
Políticas distributivas e redistributiva.
Atos de seletividade e priorização.
Em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social o incentivo a projetos de enfrentamento da pobreza terão por base
Os recursos estatais advindos do Ministério da Previdência Social e da Secretaria de Estado de Assistência Social
Os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Assistência Social
A articulação e participação de diferentes áreas governamentais e em sistema de cooperação entre organismos governamentais, não-governamentais e da sociedade civil.
Recursos de organismos multilaterais, organizações não-governamentais, Estado e instituições públicas e o terceiro setor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...