Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Serviço Social, não há intervenção puramente circunstancial, como por acaso, embora os acontecimentos possam exigir a intervenção do assistente social, que passaria, então, a ser provocada. As outras características da intervenção são, EXCETO:
O projeto de pesquisa é um texto que tem por objetivo comunicar a outrem o que se pretende fazer além de nortear a preparação da investigação a ser efetuada. Resume todas as atividades desenvolvidas durante o período de preparação da pesquisa e serve de referência e orientação no decorrer das fases seguintes. Qualquer que seja sua forma de apresentação, o projeto deverá responder às seguintes questões
O que será feito? Como e onde será realizada a pes-quisa? Qual sua hipótese e quais autores lhe respalda-rão teoricamente?
Qual o tema? Por que e a partir de que se pretende fa-zê-lo? quando será feito e qual seu custo?
O que será feito? Por que e a partir de que se pretende fazê-lo? como e onde será realizada a pesquisa e quando será feita?
Qual o assunto? O que será feito? Onde acontecerá e qual o custo do processo investigativo?
Para o Serviço Social com grupos, a etapa de trabalho na qual o assistente social mede a qualidade da experiência grupal em relação aos objetivos e funções da organização denomina-se ETAPA de:
prevenção
Analisando o que o Serviço Social conseguiu construir coletivamente a partir da década de 80, constata-se que esta profissão adensou o acervo da produção intelectual no vasto campo das interocorrências da "questão social", contribuindo para o crescimento do patrimônio científico no campo das Ciências Humanas e Sociais. Para Marilda Iamamoto, pelo menos dois grandes eixos temáticos dominaram o debate profissional neste período. Foram eles
A crise dos paradigmas e a crítica teórico metodológica ao positivismo
Uma tônica na aproximação dos paradigmas clássicos e a recusa do desenvolvimentismo
A ruptura com os métodos clássicos e a apologia ao marxismo
A crítica teórico-metodológica tanto do conservadorismo como da vulgarização marxista; e o resgate da historicidade da profissão
"Identifica-se como _________________ a forma de prática em que a relação da população com a organização tem uma certa dimensão de continuidade e é direcionada no sentido de reforçar ou desmobilizar determinadas normas e valores presentes na população, esclarecer e informá-la dessas normas/ valores e sensibilizá-la ou predispô-la à observância."
Assinale a alternativa correta que COMPLETA ADEQUADAMENTE o espaço acima:
mobilização
orientação
encaminhamento
participação social
Fazendo um balanço quantitativo e também sobre as tendências e debilidades da pesquisa no Serviço Social, Myrian Veras aponta que pelo menos quatro temas têm sido mais abordados pelos profissionais de Serviço Social em suas práticas investigativas. São eles
O próprio Serviço Social; Movimentos Sociais; For-mação Profissional e a Questão do Estado
ONGs; Formação Profissional; Previdência e Serviço Social na Área de Saúde
Questão do Estado; Desenvolvimento de Comunidade; Previdência Social e Formação Profissional
Criança e Adolescente; Movimentos Sociais; Geronto-logia e Ética Profissional.
"Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas".
(Documento de Araxá)
De acordo com José P. Netto, esta formulação é típica da corrente de renovação do Serviço Social denominada:
intenção de ruptura
reatualização do conservadorismo
perspectiva modernizadora
reconceptualização
fenomenologia social
Na prática de encaminhamento, em geral a FICHA é um instrumento sempre presente. Em alguns casos, é padronizada, outras vezes, elaborada pelo próprio profissional. A ficha deve colocar-se como:
ferramenta principal do trabalho
mera formalidade
instrumento de trabalho
um fim em si mesma
Como o Assistente Social não tem como objetivo último de seu fazer profissional a mera produção de conhecimento, mas um conhecimento que informe a ação e que busque as transformações das representações sociais, a dimensão investigativa desta profissão torna-se de fundamental importância para o seu processo constante de renovação. Pergunta-se: Quais os paradigmas teóricos que mais têm influenciado as interpretações que o Serviço Social faz da realidade?
Estruturalismo; Positivismo; Fenomenologia e Idealismo.
Positivismo; Racionalismo; Empirismo e Dialética.
Empirismo; Racionalismo; Doutrinarismo e Dialética
Fenomenologia; Empirismo; Tomismo e Ceticismo
Historicamente, a assistência social no Brasil assume as seguintes características:
cidadã, democrática e seletiva
universal, uniforme e unificada
transformadora, promocional e educativa
assistencialista, estatal e tecnicista
casuística, emergencial e fragmentada
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...