Questões de Serviço Social do ano 2005

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos postulados neoliberais na área social, julgue os itens subseqüentes. O agravamento dos conflitos sociais, resultante da supressão dos direitos sociais, não representa um obstáculo político à privatização da área social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos postulados neoliberais na área social, julgue os itens subseqüentes. O Estado só deve intervir para aliviar a pobreza extrema e produzir serviços que o setor privado não quer ou não pode fazer.

  • C. Certo
  • E. Errado

O maior desafio da sociedade latino-americana, e especificamente da brasileira, é o crescimento contínuo da pobreza. Para superá-lo é necessário rever os objetivos e as estratégias de desenvolvimento, o relacionamento entre o Estado e a sociedade civil; compatibilizar planejamento e mercado e ainda criar alternativas para obter uma visão de conjunto dos problemas com soluções concretas urgentes.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O conceito de desenvolvimento sustentado está alinhado à concepção liberal de um mundo organizado com base nas relações de ajuda e cooperação, excluindo assim os mecanismos de dominação que produzem as disparidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

O maior desafio da sociedade latino-americana, e especificamente da brasileira, é o crescimento contínuo da pobreza. Para superá-lo é necessário rever os objetivos e as estratégias de desenvolvimento, o relacionamento entre o Estado e a sociedade civil; compatibilizar planejamento e mercado e ainda criar alternativas para obter uma visão de conjunto dos problemas com soluções concretas urgentes.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O desenvolvimento sustentado prevê o crescimento econômico, mas não prevê a superação da pobreza em nível mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

O maior desafio da sociedade latino-americana, e especificamente da brasileira, é o crescimento contínuo da pobreza. Para superá-lo é necessário rever os objetivos e as estratégias de desenvolvimento, o relacionamento entre o Estado e a sociedade civil; compatibilizar planejamento e mercado e ainda criar alternativas para obter uma visão de conjunto dos problemas com soluções concretas urgentes.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As atuais reflexões sobre o desenvolvimento sustentado têm dado maior visibilidade à questão da degradação ambiental, propondo uma nova ética ecopolítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

O maior desafio da sociedade latino-americana, e especificamente da brasileira, é o crescimento contínuo da pobreza. Para superá-lo é necessário rever os objetivos e as estratégias de desenvolvimento, o relacionamento entre o Estado e a sociedade civil; compatibilizar planejamento e mercado e ainda criar alternativas para obter uma visão de conjunto dos problemas com soluções concretas urgentes.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O agravamento da pobreza não se deve apenas a razões históricas de formação da sociedade brasileira, mas também às medidas erráticas do desenvolvimento econômico, acopladas a outras causas de ordem política e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos postulados neoliberais na área social, julgue os itens subseqüentes. O bem-estar social pertence à esfera privada da família, da comunidade e dos serviços privados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao pensar uma Educação que forme indivíduos maduros e cidadãos responsáveis, num clima de liberdade e construção democrática, é correto afirmar que essa Educação deverá suscitar e potencializar nos professores e estudantes pontos essenciais, como:

I. rever paradigmas, modelos, teorias e métodos, adequando-os ou recriando-os em função das promessas e críticas da modernidade e do novo emergente na realidade em construção.

II. elaborar conhecimentos que integram ciência e senso comum, que capacitem os educandos a serem pessoas competentes, democráticas, éticas e solidárias no convívio social e no combate a pobreza e desigualdade.

III. fortalecer os mecanismos de controle dos Conselhos: de Escola, Direitos e Tutelares e, favorecendo sempre que possível a efetiva participação da comunidade.

  • A.

    Se apenas a alternativa I estiver correta.

  • B.

    Se apenas a alternativa II estiver correta.

  • C.

    Se apenas a alternativa III estiver correta.

  • D.

    Se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.

Políticas sociais públicas expressam:

  • A.

    a intervenção da sociedade civil sobre os problemas sociais.

  • B.

    a intervenção coercitiva do Estado na vida social.

  • C.

    a concretização dos direitos civis.

  • D.

    a síntese dos direitos civis e dos direitos políticos.

  • E.

    formas de intervenção estatal sobre manifestações da "questão social".

As cidades cresceram e ficaram cada vez mais heterogêneas. Podemos identificar no interior das cidades as seguintes "cidades" convivendo e interagindo com a "oficial":

  • A.

    Cidade integrada – concentração de riqueza e de informações, mas sem novas oportunidades para os seus membros; cidade formal – empregos de nível médio, produção de bens e serviços; cidade informal – realização de atividades de nível menor e à margem de leis e de regulamentos, mas ainda rentável; cidade irrelevante – local dos excluídos e dos incapazes de gerar riqueza.

  • B.

    Cidade integrada – concentração de riqueza, informações e novas oportunidades; cidade formal – empregos de nível médio, produção de bens e serviços; cidade informal – realização de atividades de nível menor e à margem de leis e de regulamentos, mas ainda rentável; cidade irrelevante – local dos excluídos e dos incapazes de gerar riqueza.

  • C.

    Cidade integrada – concentração de riqueza, informações e novas oportunidades; cidade formal – empregos de nível médio, produção de bens e serviços, mas com percentual majoritário de atividades informais; cidade informal – realização de atividades de nível menor e à margem de leis e de regulamentos, mas ainda rentável; cidade irrelevante – local dos excluídos e dos incapazes de gerar riqueza.

  • D.

    Cidade integrada – concentração de riqueza, informações e novas oportunidades; cidade formal – empregos de nível médio, produção de bens e serviços; cidade informal – realização de atividades de nível menor e à margem de leis e de regulamentos, mas ainda rentável devido ao alto percentual de profissões liberais; cidade irrelevante – local dos excluídos e dos incapazes de gerar riqueza.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...