Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O fenômeno da pobreza nas grandes metrópoles não é novo entre nós. Mas o que Maricato nos revela na citação acima parece extremamente preocupante, porque mostra uma explosão de crescimento da pobreza na periferia dos grandes centros. Sobre esse fenômeno é correto afirmar:
1- no caso do crescimento da Região Metropolitana de Belém (157%) pode-se afirmar que tal realidade não se deu em razão da incapacidade do poder aquisitivo dos mais pobres, mas sim da indisponibilidade de espaço territorial para expansão urbana.
2- também se responsabilizam por essa expansão a política habitacional pública, que legitima a especulação imobiliária, construindo conjuntos habitacionais em lugares cada vez mais distantes.
3- nas cidades nordestinas, esse fenômeno se explica devido estarem ali concentrados os segmentos populacionais menos instruídos, portanto, com menos capacidade de ingressar no mercado de trabalho formal.
4- a falta de acesso dos mais pobres à propriedade urbana se dá devido às limitações do financiamento público para a casa própria e às facilidades para segmentos de mais altas rendas, o que propicia uma escalada de "invasões" na periferia dos grandes centros.
O correto está somente em:
2 e 4.
3 e 4.
4.
1 e 2.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A implantação de programas e projetos sociais por assistentes sociais demanda um importante nível de conhecimento e habilidade para sua efetivação: o domínio das práticas de mobilização e organização comunitária. Sobre este nível do processo de trabalho profissional, é correto afirmar que:
a mobilização comunitária no processo de intervenção profissional não se constitui num conjunto de passos preestabelecidos, mas sim pressupõem uma profunda análise teórica para estabelecer os referenciais da ação e uma capacidade do assistente social de definir alternativas para os sujeitos na intrincada trama de correlação de forças sociais.
as decisões sobre o próprio destino dos sujeitos são limitadas pelas relações de classe, raça, gênero e sociabilidade local; constituindo-se em relações contraditórias de poder e poderes que aumentam ou diminuem no enfrentamento entre as forças sociais. Por isso devem ser reconhecidas no campo da negociação dos conflitos e consensos possíveis.
a organização comunitária, mediatizada pela ação do assistente social, necessita considerar a condição dos grupos sociais a serem trabalhados na sua intrínseca condição de únicos representantes das aspirações da população.
a mobilização e a organização social praticada pelos assistentes sociais no âmbito das organizações públicas ou privadas diante das comunidades assistidas deve evitar a identificação pela população do profissional com a instituição por ele representada, favorecendo com isso maior proximidade política entre ambos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A intervenção profissional do assistente social precisa atentar para inúmeras determinações e mediações complexas presentes na realidade social. Entre tais mediações, figuram a da participação e do controle social. Sobre estas mediações da intervenção profissional, é correto afirmar que:
1- a participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do controle social, no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde suas formulações (planos, programas e projetos), inclusive do acompanhamento de suas execuções, definições da alocação de recursos para atender aos interesses da coletividade.
2- para que o controle social se efetive realmente, faz-se necessário controlar os recursos, pois é na alocação destes que se definem as prioridades, principalmente, num contexto em que o fundo público brasileiro vem favorecendo aos interesses da classe dominante por meio do financiamento da acumulação do capital.
3- o controle social necessariamente implica em competência técnica, daí porque se torna indispensável uma burocracia sob controle do assistente social.
4- a intervenção profissional ao se estabelecer no campo relacional entre distintos grupos e forças sociais implica em processos decisórios; por isso deve forçosamente trabalhar com a dimensão da diversidade cultural e sócio-política, evitando com isso a exclusão de importantes atores sociais.
O correto está somente em:
1 e 3.
1 e 4.
1, 2 e 4.
2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto acima arrola algumas das principais variáveis que compõem os indicadores de qualidade de vida urbana, e que se não forem considerados devidamente comprometem os níveis desejados de desenvolvimento sustentado. Sobre estes indicadores é correto afirmar que:
1- um dos componentes da qualidade de vida urbana é determinado pelo acesso à água potável, aspecto quase completamente atendido nas grandes cidades brasileiras.
2- pobreza urbana não deve ser medida somente pelos níveis de renda, mas também pelo acesso a serviços públicos como por exemplo: transporte público, saúde, educação e assistência social.
3- a facilidade ou dificuldade que os segmentos de menor poder aquisitivo têm de acessar à propriedade do solo e/ou imóvel urbano é fator decisivo para se medir a qualidade da política habitacional.
4- a falta de equipamentos urbanos como praças públicas, ginásios de esportes e piscinas públicas denunciam uma baixa qualidade de vida urbana, porque deixam desatendidas importantes necessidades humano-sociais que interferem na qualidade da convivência e sociabilidade urbanas.
O correto está somente em:
1, 2 e 3.
2 e 4.
3 e 4.
2, 3 e 4.
A análise de estrutura de gastos sociais do governo tem sido uma das mais reconhecidas bases para avaliação da política social. Sobre a política social brasileira nos anos recentes analise os enunciados abaixo e assinale a resposta certa.
1- O gasto com a educação historicamente apresenta um forte viés: quanto mais baixo o nível de ensino, onde é maior a proporção de pobres, menor é o percentual do gasto.
2- A previdência social absorve cerca de 60% do gasto social total em um país onde os idosos ficam em torno de 10% da população e apenas 10% deles vivem em famílias com renda familiar per capita igual ou menor que a linha de pobreza.
3- Na saúde o gasto com o atendimento aos mais pobres é relativamente menor, concentrando-se nos hospitais e postos de saúde públicos, do que com o atendimento aos mais ricos que são atendidos prioritariamente em clínicas e hospitais financiados pelo SUS.
4- Os mais pobres somente são atendidos prioritariamente quando se trata de programas de transferência de renda do governo federal: o de renda mínima, seguro desemprego, abono salarial e salário-família.
Somente o enunciado 1 está correto.
Somente o enunciado 4 está correto.
Os enunciados 1, 3 e 4 estão corretos.
Os enunciados 1, 2 e 3 estão corretos.
Os enunciados 2, 3 e 4 estão corretos.
A focalização significa priorizar políticas que assegurem um conjunto de produtos e serviços básicos para os grupos identificados como mais necessitados. Sobre a focalização, analise os enunciados abaixo e assinale a resposta certa.
1- Contribuiu para a segregação social dos mais pobres.
2- Requer a criação de uma metodologia e um aparato para identificar os realmente carentes.
3- Favorece a manipulação política dos benefi ciários.
4- Aumenta os custos de administração das políticas sociais.
5- Favorece a formação de laços de identidade e solidariedade e a organização dos grupos mais carentes.
Apenas os enunciados 1 e 3 estão corretos.
Apenas os enunciados 2 e 3 estão corretos.
Apenas os enunciados1 e 5 estão corretos.
Apenas os enunciados 2 e 4 estão corretos.
Apenas os enunciados 4 e 5 estão corretos.
A partir da análise dos instrumentos de financiamento da infra-estrutura é possível afirmar que todos os enunciados abaixo estão corretos, exceto:
"Project Finance" consiste em uma forma de financiamento de um investimento de capital economicamente separável, que tem no fluxo de caixa do projeto a fonte de pagamento dos empréstimos e do retorno do capital investido.
Em um "Project Finance", a alocação dos riscos obedece a uma complexa estrutura contratual que segmenta e compartilha o risco entre o conjunto dos parceiros.
Ao contrário dos contratos de concessão, nos quais o risco de demanda recai sobre os concessionários, nos contratos de PPP o ente público mitiga o risco de demanda ou por complementação de receita fixa ou por remuneração variável.
O modelo de "Project Finance" oferece amplos graus de liberdade, permitindo que cada agente se responsabilize pela parcela do risco que mais lhe convém e que pode melhor gerenciar.
Para escapar ao risco de contingenciamento e de execução em regime de precatórios a lei das PPP instituiu o Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas (FGP), com administração e gestão fi nanceira totalmente livre do controle do governo.
Devido às limitações impostas pela crise fiscal, muitos governos procuraram criar vias alternativas para viabilizar projetos de infra-estrutura e de provisão de serviços, como as parcerias público-privado (PPP). Sobre tal assunto, analise os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa.
1- A parceria público-privado consiste em uma substituição da lógica da aquisição de ativos para uma outra, de compra de serviços, o que acarreta alterações fundamentais na estrutura de incentivo dos contratos.
2- Ainda que a lei brasileira enquadre as parcerias público-privado como uma forma de concessão, elas se diferenciam das concessões tradicionais devido à fonte de remuneração do parceiro privado.
3- Nos contratos de parceria público-privado a eficiência resulta da possibilidade de dispersar entre vários agentes, a elaboração de projeto, construção e operação de infra-estrutura, incentivando a otimização de custos e a melhor qualidade na prestação do serviço, sem prejuízo da dimensão estratégica do planejamento da política pública.
4- As parcerias público-privado representam a oportunidade de superação definitiva da restrição fiscal ao financiamento dos investimentos públicos em infra-estrutura e provisão de serviços.
Apenas os enunciados 1,3 e 4 estão corretos.
Apenas os enunciados 2, 3 e 4 estão corretos.
Apenas os enunciados 1 e 2 estão corretos.
Apenas os enunciados 3 e 4 estão corretos.
Apenas os enunciados 1 e 3 estão corretos.
Todos os itens abaixo definem aspectos da autonomia das agências regulatórias de infra-estrutura, em geral, exceto que
podem efetuar compras e contratação de serviços segundo regime especial de licitação, nas modalidades de consulta e pregão, nos termos do regulamento próprio.
possuem dotações próprias no orçamento federal.
não estão subordinadas ao controle nem pelos centros decisórios da política macroeconômica, nem pelos ministérios setoriais.
não estão sujeitas ao controle por parte do Tribunal de Contas da União.
seus dirigentes só podem ser destituídos por condenação judicial transitada em julgado, improbidade administrativa ou descumprimento injustifi cado do contrato de gestão.
A análise da evolução das políticas sociais brasileiras durante a segunda metade do século XX permite sustentar que:
1- Desde o governo Vargas vem ocorrendo um processo lento e persistente de expansão das políticas sociais que foram deixando de ser privilégio dos trabalhadores formais e se estenderam a setores mais amplos da população.
2- Apesar do aumento da desigualdade ao longo das décadas de 60 e 70, existem evidências de que todos os estratos de renda no Brasil beneficiaram-se do crescimento econômico.
3- A regulamentação da Constituição Federal brasileira, a partir da década de 90, trouxe importantes mudanças nas políticas sociais e na distribuição dos recursos entre os entes federativos, fortalecendo o papel de coordenação do governo federal.
Analise os enunciados acima e assinale a resposta certa.
Os enunciados 1 e 3 estão corretos.
Os enunciados 2 e 3 estão corretos.
Os enunciados 1 e 2 estão corretos.
Somente o enunciado 1 está correto.
Somente o enunciado 3 está correto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...