Questões de Serviço Social do ano 2006

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Compreendendo a descentralização como processo de redistribuição de poderes e competências institucionais entre os entes federados, é correto afirmar que:

  • A.

    toda descentralização resulta em municipalização.

  • B.

    toda municipalização corresponde à descentralização.

  • C.

    a municipalização não representa descentralização.

  • D.

    a descentralização municipalizadora confisca a soberania municipal.

Para se evitar o risco de uma conclusão de fracasso imprecisa em relação a uma política pública ou um programa social, Arretche adverte que

  • A.

    o avaliador deve conhecer com precisão o desenho inicial dessa política ou programa, e proceder com a avaliação a partir dele. E considerar, ainda, que fatores de ordem moral e ética são grandemente responsáveis pelos desvios que provocam a distância entre o planejado e o finalizado.

  • B.

    o avaliador deve perseguir o grau de fidelidade dos responsáveis pela implementação da política pública ou programa social, àquilo que foi planejado, sob pena de serem incluídas no processo de avaliação variáveis alheias aos mesmos.

  • C.

    o avaliador deve tomar o desenho inicial desse programa ou política como único parâmetro.

  • D.

    o avaliador deve ter em mente que as políticas públicas ou programas sociais modificam-se no curso de sua implementação, razão por que entre o seu desenho inicial, com seus respectivos meios previstos por seus formuladores, e o produto final vai ser verificada uma distância decorrente de decisões econômicas, políticas e institucionais.

A prestidigitação, nominação dada por Faleiros a uma função ideológica das políticas sociais no capitalismo, traduz-se

  • A.

    na intenção de mascarar as relações existentes entre os problemas da população e o contexto sócio- econômico do Estado capitalista.

  • B.

    na compreensão de que os problemas sociais merecem ser tratados de forma global e local simultaneamente

  • C.

    no esforço de assegurar o bem-estar de todos, eliminando-se as conseqüências mais drásticas do acirramento das lutas de classe

  • D.

    no desejo de fazer o proletariado constituir-se em "uma classe para si"

Algumas das técnicas mais empregadas em pesquisa qualitativa, segundo Dulce Baptista, são:

  • A.

    questionário, análise socioeconômica, estudos etnográficos, entrevista e pesquisa ação.

  • B.

    história de vida, história oral, observação participante, estudos etnográficos e entrevista

  • C.

    análise sociodramática, história oral, estudos etnográficos, questionário e análise preditiva.

  • D.

    história de vida, análise socioeconômica, questionário, análise multivariada e análise mercadológica

Segundo Ribas, a pesquisa descritiva pode assumir as formas de

  • A.

    estudo exploratório, pesquisa de opinião, pesquisa de motivação, estudo de caso, pesquisa documental.

  • B.

    estudo exploratório, estudo de caso, análise de conteúdo, estudo comparativo, investigação histórica

  • C.

    observação experimental, observação direta extensiva, pesquisa de opinião, pesquisa bibliográfica, pesquisa de motivação.

  • D.

    pesquisa documental, estudo exploratório, pesquisa de opinião, investigação histórica, estudo comparativo.

Marque a opção FALSA a respeito das concepções de pesquisa.

  • A.

    Na pesquisa qualitativa, a verificação das regularidades é posta em suspenso, assumindo importância a compreensão, dentre outros fatores, do sentido dos atos e das decisões dos atores sociais

  • B.

    Um dos pressupostos da pesquisa qualitativa é a adoção apropriada de modelos experimentais peculiares e adaptados capazes de captar a natureza mesma do objeto estudado

  • C.

    Para Dulce Baptista, não se incompatibilizam as técnicas qualitativa e quantitativa, e, assim sendo, não são excludentes ou opostas. Na verdade, elas podem estar associadas, permitindo mesmo um maior conhecimento do tema em estudo.

  • D.

    O reconhecimento de que conhecer o modo de vida do sujeito requer antes o conhecimento de sua experiência social é, segundo Martinelli, um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa.

Identifique em que se sustentam as duas formas de pensar e de agir no Serviço Social, que Guerra dá como emblemáticas.

  • A.

    Na concepção de Serviço Social como uma intervenção empirista e na noção de Serviço Social como ciência humana.

  • B.

    Na concepção de Serviço Social como técnica de operar na realidade social, e na noção de Serviço Social enquanto profissão dotada de "sensibilidade social" para neutralizar os problemas sociais.

  • C.

    Na concepção de Serviço Social como técnica ou tecnologia social e na noção de Serviço Social como ciência ou campo específico do saber.

  • D.

    Na concepção de Serviço Social como um trabalho técnico e na noção de Serviço Social como uma atividade profissional que exige sensibilidade social, experiência e habilidade

"Uma falsa ilusão de que 'para o Serviço Social a teoria, na prática, é outra'" decorre, no dizer de Guerra, do fato

  • A.

    da dinâmica da realidade expor, trazer à luz a ineficiência do modelo de interpretação positivista que, com prepotência, tenta enquadrar fatos, fenômenos e processos, e integrá-los funcionalmente aos sistemas.

  • B.

    do Serviço Social ter um grande lastro histórico e pouca consistência teórica.

  • C.

    do Serviço Social estar em processo de constituição de seu arsenal teórico.

  • D.

    de ser uma profissão que lida fundamentalmente com segmentos populacionais destituídos de seus mais elementares direitos, impingindo, assim, o profissional a práticas assistencialistas, emergenciais destituídas de conteúdo teórico e político.

Dentre as opções abaixo, assinale a que contém dois temas ou questões, na análise de Iamamoto, que têm ficado obscurecidos no curso do debate acerca das novas demandas postas ao profissional de Serviço Social no contexto das relações do Estado e da sociedade.

  • A.

    A tendência a uma análise centrada nas determinações econômicas, e que tem, em razão disso, vedado a porta de saída para a questão social; a pouca crítica em relação ao fato de que a prática profissional não tem o poder miraculoso de revelar-se a si mesma.

  • B.

    O desconhecimento de que a prática profissional só adquire intelegibilidade e sentido na história da sociedade da qual é parte e expressão; a desconsideração do primado da produção social.

  • C.

    A tendência a centralizar a análise no mundo da produção e não no mundo da distribuição e do consumo; a colocação da história em lugar privilegiado em detrimento da teoria

  • D.

    A priorização da análise da intervenção do Estado e a colocação, em plano secundário, do movimento das classes sociais, da sociedade; a tendência a uma análise politicista das demandas sociais, ou seja, o descolamento das determinações econômicas na análise da política.

Há uma dimensão política na profissão de assistente social que se potencializa, à medida que o assistente social

  • A.

    reivindica para si o papel de mediador entre o poder público e a população que demanda os direitos constitucionalmente assegurados e que ainda não alcançaram concreção.

  • B.

    em seu trabalho cotidiano, assegura uma maior visibilidade às desigualdades manifestas nas variadas expressões de exploração, subordinação e exclusão de expressivos segmentos de população no que tange ao usufruto das conquistas da civilização.

  • C.

    compreende a necessidade de inserir-se em atividades políticas quer no âmbito de associações ou entidades de defesa de direitos humanos quer em partidos políticos de esquerda.

  • D.

    apresenta habilidades em lidar com os conflitos resultantes das desigualdades sociais, reduzindo, assim, o grau de tensão entre o usuário demandante e a esfera pública demandada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...