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Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Durante o período ditatorial iniciado no Brasil em 1964, a renovação do Serviço Social, contemporânea ao chamado "Movimento de Reconceituação" latino-americano, expressou-se especialmente através da:
assimilação do marxismo na elaboração de metodologias de intervenção.
recusa dos paradigmas, anteriores a 1964, relacionados à ideologia desenvolvimentista.
incorporação de influências do estrutural-funcionalismo norte-americano.
generalizada influência do "Método Belo Horizonte", apoiado na educação popular.
difusão maciça das propostas metodológicas embasadas nas teorias fenomenológicas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Iamamoto e Carvalho (1983) apresentam uma análise inovadora do Serviço Social, na qual a profissão é interpretada:
como produto do tardio desenvolvimento do capitalismo na sociedade brasileira.
como atividade de caráter contraditório, que só pode ser compreendida na rede das relações sociais.
como resultado da evolução natural da filantropia privada no rumo da filantropia patrocinada pelo Estado.
como resultado das políticas sociais desenvolvidas no marco da "República Velha".
a partir das posições liberais defendidas pela Doutrina Social da Igreja Católica.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O "conservadorismo gerencialista", mencionado por L. M. B. Freire (2003), está vinculado:
aos impactos da tendência da "intenção de ruptura" na atuação dos assistentes sociais de empresas.
ao período em que a atuação do assistente social nas empresas era dirigida pelo humanismo abstrato.
à fase inicial da inserção do Serviço Social no universo empresarial brasileiro.
à acumulação flexível do capital e se expressa nas estratégias de reestruturação produtiva.
à pressão exercida pelo movimento sindical sobre a atuação do Serviço Social nas empresas.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Nas condições contemporâneas da atuação dos assistentes sociais nas empresas, é correto afirmar-se que a legitimação social da profissão:
depende da sua capacidade de prestar assessoria às gerências e instâncias administrativas.
está hipotecada à qualificação teórica e intelectual dos assistentes sociais.
reside ainda na sua capacidade de intervir na administração das "necessidades humanas".
consiste na habilidade de reduzir os controles existentes sobre a força de trabalho.
não é mais o resultado de sua vinculação à prestação de serviços sociais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo J. P. Netto (2001), a institucionalização do Serviço Social como profissão está vinculada:
às propostas dos socialistas utópicos e dos reformadores católicos em face da questão social.
à emergência das políticas sociais públicas como resposta à questão social.
ao desempenho do Estado burguês do período do capitalismo concorrencial.
ao enfrentamento da questão social mediante as políticas sociais privadas.
ao surgimento da questão social e ao não-reconhecimento dos direitos sociais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Analisando a inserção do Serviço Social no âmbito das políticas sociais, J. P. Netto (2001) observou que, tradicionalmente, o assistente social desempenhou seu papel profissional como um:
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
A intervenção profissional junto à família do adolescente que responde à medida sócio-educativa exige uma fundamentação teórica e metodológica, sustentada pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da profissão. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Sob o ponto de vista da demanda, quando o Assistente Social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de "linha de frente" e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição.
Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado
escravocrata.
feudal.
socialista.
capitalista.
comunista.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A intervenção, em Serviço Social, consiste na articulação combinada de mediações, de trajetórias e estratégias de ação de diferentes atores, que se entrecruzam numa conjunção de saberes e poderes, no campo da Assistência Social. Para tanto, o Serviço Social está situado nesta dinâmica relacional e requer do profissional
domínio de situações diversas para dominar eventos competitivos.
experiência e vivência em vários campos de trabalho empresarial.
conhecimento eclético para distanciar-se de situações conflitivas.
prática constante e contínua para compreender os aspectos críticos.
conhecimento teórico-prático aliado a uma capacidade operativa.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para desenvolver a prática, ou seja, a intervenção profissional em qualquer instituição, o assistente social necessita conhecer e compreender
a definição, a implementação e a particularização de políticas globais voltadas ao assistencialismo.
a história de vida, a identificação, a definição e a solução dos problemas do usuário.
a luta dos movimentos sociais no contexto histórico para afirmação do poderio da ação católica.
a situação e o contexto em que se insere e seus limites para operacionalização do seu saber profissional de forma apropriada.
as causas determinantes e a intervenção necessária no processo de psicologização.
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