Questões de Serviço Social do ano 2007

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Durante o período ditatorial iniciado no Brasil em 1964, a renovação do Serviço Social, contemporânea ao chamado "Movimento de Reconceituação" latino-americano, expressou-se especialmente através da:

  • A.

    assimilação do marxismo na elaboração de metodologias de intervenção.

  • B.

    recusa dos paradigmas, anteriores a 1964, relacionados à ideologia desenvolvimentista.

  • C.

    incorporação de influências do estrutural-funcionalismo norte-americano.

  • D.

    generalizada influência do "Método Belo Horizonte", apoiado na educação popular.

  • E.

    difusão maciça das propostas metodológicas embasadas nas teorias fenomenológicas.

Iamamoto e Carvalho (1983) apresentam uma análise inovadora do Serviço Social, na qual a profissão é interpretada:

  • A.

    como produto do tardio desenvolvimento do capitalismo na sociedade brasileira.

  • B.

    como atividade de caráter contraditório, que só pode ser compreendida na rede das relações sociais.

  • C.

    como resultado da evolução natural da filantropia privada no rumo da filantropia patrocinada pelo Estado.

  • D.

    como resultado das políticas sociais desenvolvidas no marco da "República Velha".

  • E.

    a partir das posições liberais defendidas pela Doutrina Social da Igreja Católica.

O "conservadorismo gerencialista", mencionado por L. M. B. Freire (2003), está vinculado:

  • A.

    aos impactos da tendência da "intenção de ruptura" na atuação dos assistentes sociais de empresas.

  • B.

    ao período em que a atuação do assistente social nas empresas era dirigida pelo humanismo abstrato.

  • C.

    à fase inicial da inserção do Serviço Social no universo empresarial brasileiro.

  • D.

    à acumulação flexível do capital e se expressa nas estratégias de reestruturação produtiva.

  • E.

    à pressão exercida pelo movimento sindical sobre a atuação do Serviço Social nas empresas.

Nas condições contemporâneas da atuação dos assistentes sociais nas empresas, é correto afirmar-se que a legitimação social da profissão:

  • A.

    depende da sua capacidade de prestar assessoria às gerências e instâncias administrativas.

  • B.

    está hipotecada à qualificação teórica e intelectual dos assistentes sociais.

  • C.

    reside ainda na sua capacidade de intervir na administração das "necessidades humanas".

  • D.

    consiste na habilidade de reduzir os controles existentes sobre a força de trabalho.

  • E.

    não é mais o resultado de sua vinculação à prestação de serviços sociais.

Segundo J. P. Netto (2001), a institucionalização do Serviço Social como profissão está vinculada:

  • A.

    às propostas dos socialistas utópicos e dos reformadores católicos em face da questão social.

  • B.

    à emergência das políticas sociais públicas como resposta à questão social.

  • C.

    ao desempenho do Estado burguês do período do capitalismo concorrencial.

  • D.

    ao enfrentamento da questão social mediante as políticas sociais privadas.

  • E.

    ao surgimento da questão social e ao não-reconhecimento dos direitos sociais.

Analisando a inserção do Serviço Social no âmbito das políticas sociais, J. P. Netto (2001) observou que, tradicionalmente, o assistente social desempenhou seu papel profissional como um:

  • A. gerenciador.
  • B. planejador.
  • C. avaliador.
  • D. mediador.
  • E. executor terminal.

A intervenção profissional junto à família do adolescente que responde à medida sócio-educativa exige uma fundamentação teórica e metodológica, sustentada pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da profissão. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A família deve ser entendida no contexto das relações histórico-sociais como instituição que se constitui e se reconstitui no processo de socialização.
  • B. A dinâmica de uma família empobrecida ou nãoconvencional é suficiente para que tal família seja considerada desestruturada.
  • C. Novos arranjos familiares constituem-se desvios e/ou famílias desestruturadas.
  • D. A família deve ser compreendida a partir de sua composição, tomando-se o modelo nuclear como ideal.
  • E. A família desestruturada deve ter contato restrito com o adolescente que responde às medidas sócio-educativas evitando-se a orientação desviante de sua conduta.

Sob o ponto de vista da demanda, quando o Assistente Social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de "linha de frente" e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição.

Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado

  • A.

    escravocrata.

  • B.

    feudal.

  • C.

    socialista.

  • D.

    capitalista.

  • E.

    comunista.

A intervenção, em Serviço Social, consiste na articulação combinada de mediações, de trajetórias e estratégias de ação de diferentes atores, que se entrecruzam numa conjunção de saberes e poderes, no campo da Assistência Social. Para tanto, o Serviço Social está situado nesta dinâmica relacional e requer do profissional

  • A.

    domínio de situações diversas para dominar eventos competitivos.

  • B.

    experiência e vivência em vários campos de trabalho empresarial.

  • C.

    conhecimento eclético para distanciar-se de situações conflitivas.

  • D.

    prática constante e contínua para compreender os aspectos críticos.

  • E.

    conhecimento teórico-prático aliado a uma capacidade operativa.

Para desenvolver a prática, ou seja, a intervenção profissional em qualquer instituição, o assistente social necessita conhecer e compreender

  • A.

    a definição, a implementação e a particularização de políticas globais voltadas ao assistencialismo.

  • B.

    a história de vida, a identificação, a definição e a solução dos problemas do usuário.

  • C.

    a luta dos movimentos sociais no contexto histórico para afirmação do poderio da ação católica.

  • D.

    a situação e o contexto em que se insere e seus limites para operacionalização do seu saber profissional de forma apropriada.

  • E.

    as causas determinantes e a intervenção necessária no processo de psicologização.

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