Questões de Serviço Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 80, o serviço social na área de saúde alcançou avanços na profissão tanto na produção de conhecimentos quanto no trabalho profissional. No entanto, enquanto categoria esteve desarticulado

  • A.

    dos conselhos de saúde.

  • B.

    dos conselhos da assistência.

  • C.

    das entidades representativas da saúde.

  • D.

    do movimento de reforma sanitária.

  • E.

    dos movimentos sociais de saúde.

A mudança na Assistência Social, no sentido de sua transformação em uma Política Pública, só acontece quando ela passa a diferenciar-se

  • A. do liberalismo.
  • B. da filantropia.
  • C. do Estado.
  • D. da cidadania.
  • E. da ideologia.

O conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social, juntamente com um compromisso éticopolítico, permite que

  • A. a prática profissional nas instituições não se reduza ao atendimento imediato das demandas.
  • B. se tenha uma visão compreensiva do Serviço Social, tendo em vista a relação dos espaços de intervenção e o caráter interdisciplinar.
  • C. a relação do saber profissional se sobreponha ao cotidiano do sujeito.
  • D. haja um envolvimento permanente com a prática emergente e pura.
  • E. se privilegie atenção às estratégias técnicas do trabalho social.

O Serviço Social e a interdisciplinaridade estão intrinsicamente ligados, uma vez que o Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento crítico entre prática-teoria e teoria-prática. Isto, entendendo- se interdisciplinaridade como

  • A. soma de conhecimentos e alargamento de saberes.
  • B. fonte de conhecimento e sistematização de outros conhecimentos, que vêm a constituir um novo conhecimento.
  • C. pluralidade de conhecimentos e diferentes formas de entender o real.
  • D. prática profissional e objetivação na construção coletiva de novos conhecimentos.
  • E. postura profissional e princípio constituinte da diferença e da criação.

Considerando a relação teoria-prática, o saber que informa a ação profissional cotidiana é complexo. É uma combinação histórica específica de diversos modos de conhecimento, de certa forma hierarquizados. Em síntese, a construção do saber do profissional, tendo em vista a intervenção, realiza um tríplice movimento de

  • A. crítica, de construção de um conhecimento novo e de nova síntese no plano do conhecimento e da ação.
  • B. mediação, de criação de novas propostas e de novos conhecimentos.
  • C. experimentação, de reconstrução e de superação de limitações.
  • D. reflexão, de superação de limitações e de resultados.
  • E. elaboração de conhecimentos, de avaliação e redirecionamento de saberes.

A construção e a visualização de uma identidade profissional, no mercado de trabalho, e a luta pela produção de novas práticas sociais que tenham na consolidação da democracia e no fortalecimento da cidadania a sua busca, traz como exigências

  • A. o reposicionamento das práticas institucionais e as determinações políticas nelas implícitas e as relações entre as áreas do saber.
  • B. o redirecionamento de algumas áreas do saber para o fortalecimento da cidadania.
  • C. a superação da relação hegemônica das diferentes áreas do saber em detrimento das práticas institucionais.
  • D. a paralização do movimento, reduzindo o próprio exercício do saber à transmissão do conhecimento acumulado.
  • E. a elaboração de uma nova práxis profissional, baseada na heterogeneidade das diversas áreas do saber.

A reconceituação apontava para uma crítica radical ao tradicionalismo. A passagem dos anos 70 aos 80 e o movimento operário sindical, o protagonismo dos chamados novos sujeitos sociais abriu novas perspectivas para os assistentes sociais que pretendiam a ruptura com este tradicionalismo, com implicações para a profissão. Neste contexto, os Assistentes Sociais investiram fortemente em dois planos:

  • A. organizou-se a categoria profissional e investiu-se na formação por meio da pós-graduação.
  • B. reforçou-se a erosão do Serviço Social tradicional e reafirmou-se a liderança dos profissionais no contexto da América Latina.
  • C. validou-se o tradicionalismo e propiciou-se condições sociais novas ao desenvolvimento da profissão.
  • D. integrou-se a profissão no circuito universitário e bloqueou- se o processo de renovação da área.
  • E. organizou-se a classe trabalhadora e qualificou-se a categoria profissional.

A conjuntura do pós 64 abriu no Brasil a necessidade de um processo de renovação do Serviço Social, que assumiu três direções. Uma delas está voltada para a adequação do serviço social à ordem sócio-política implantada em 1964. Essa tendência da renovação do Serviço Social se qualifica como

  • A. reatualização do conservadorismo.
  • B. reformismo profissional.
  • C. perspectiva modernizadora.
  • D. paradigma fenomenológico.
  • E. político-ideológica.

É desafio ao profissional do Serviço Social desenvolver mediações que levem

  • A. à acomodação dos dominados diante das ações dos dominadores.
  • B. à sublevação dos dominados.
  • C. ao controle democrático dos recursos institucionais pela própria população.
  • D. ao usuário a reconhecer suas limitações.
  • E. à instituição a reconhecer os limites do saber profissional.

O surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a ocupação de um espaço na divisão sócio-técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho é resultante

  • A. da caridade das "senhoras da sociedade" em favor dos menos favorecidos.
  • B. das ações da Igreja Católica numa perspectiva assistencial, religiosa e filantrópica.
  • C. da mobilização do Estado e do empresariado, com o suporte da Igreja Católica para a cristianização da sociedade.
  • D. do enfrentamento do proletariado à classe dominante e os posicionamentos da sociedade perante esse conflito.
  • E. de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e definem os seus usuários.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...