Questões de Serviço Social do ano 2008

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A respeito das concepções acerca da reforma psiquiátrica e da nova lógica assistencial em saúde mental, julgue os itens seguintes.

A reforma psiquiátrica teve início no segundo mandato do atual governo, época em que eclodiu a crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico estimulado pelas denúncias da mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, referentes à compreensão de noções básicas de psicopatologia.

O autismo é considerado um transtorno de personalidade que se caracteriza por alterações no comportamento, gerando atitudes negativistas e contatos excessivos e pegajosos com as pessoas, tornando o seu tratamento impossível de ser realizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a Norma Operacional Básica − Recursos Humanos − Sistema Único de Assistência Social − NOBRH/ SUAS, a composição de uma equipe de referência de um CRAS − Centro de Referência de Assistência Social de um município de grande porte é:

  • A.

    2 técnicos de nível superior e 2 técnicos de nível médio, para cada 2.500 famílias referenciadas.

  • B.

    4 técnicos de nível superior e 2 técnicos de nível médio, para cada 3.500 famílias referenciadas.

  • C.

    4 técnicos de nível superior e 4 técnicos de nível médio, para cada 5.000 famílias referenciadas.

  • D.

    4 técnicos de nível superior, sendo preferencialmente 2 assistentes sociais e 2 psicólogos, para cada 5.000 famílias acompanhadas.

  • E.

    3 técnicos de nível superior, sendo preferencialmente 2 assistentes e 1 psicólogo, para cada 1.000 famílias acompanhadas.

A política de gestão do trabalho no âmbito da Assistência Social, constante na NOB-RH/SUAS − Norma Operacional Básica − Recursos Humanos − Sistema Único de Assistência Social, surge como eixo delimitador e imprescindível à qualidade da prestação de serviços da rede socioassistencial. Essa gestão deve

  • A.

    garantir que a contratação do quadro de pessoal do SUAS seja de profissionais qualificados, em confor midade com as condições de cada ente.

  • B.

    proporcionar encontros de supervisão aos trabalha dores da área.

  • C.

    definir níveis de produtividade a serem atingidos.

  • D.

    estabelecer parâmetros para a contratação de profis sionais, financiando inclusive esse quadro de pessoal.

  • E.

    garantir a 'desprecarização' dos vínculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da terceirização.

A PNAS − Política Nacional de Assitência Social deve garantir as seguintes seguranças:

  • A.

    dignidade e autonomia.

  • B.

    manutenção de vínculos de afetividade e pertencimento.

  • C.

    sobrevivência, acolhida e convívio familiar.

  • D.

    reprodução social e padrão digno de vida.

  • E.

    prevenção de riscos e vulnerabilidades.

Os instrumentos de gestão se caracterizam como ferramentas de planejamento técnico e financeiro da PNAS − Política Nacional de Assistência Social e do SUAS − Sistema Único de Assistência Social, nas três esferas de governo, tendo como parâmetro o diagnóstico social e os eixos de proteção social, básica e especial. São eles:

  • A.

    Secretaria Executiva do Conselho de Assistência Social; Orçamento; Monitoramento; Avaliação e Gestão de Informação; e Política de Recursos Humanos para servidores de Assistência Social.

  • B.

    Plano de Assistência Social; Fundo de Assistência Social; Conselho de Assistência Social; Monitoramento, Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.

  • C.

    Conselhos de Assistência Social, de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar; Fundo de Assistência Social; Secretaria Executiva do Conselho de Assistência Social; e Plano de Carreira para os servidores da Assistência Social.

  • D.

    Conselho de Assistência Social; Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual; Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.

  • E.

    Plano de Assistência Social; Orçamento; Monitoramento, Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.

O Sistema Único de Assistência Social − SUAS materizaliza o conteúdo da LOAS, cumprindo as exigências para a realização dos objetivos e resultados esperados que devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social. Assim, os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

  • A.

    matricialidade sociofamiliar, proteção social e vigilância social.

  • B.

    financiamento, proteção social e controle social.

  • C.

    vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

  • D.

    descentralização, territorialização e intersetorialidade.

  • E.

    informação, monitoramento e avaliação.

A centralidade sociofamiliar é estruturante para a Política de Assistência Social. Para o desenvolvimento de suas ações, é necessário reconhecer

  • A.

    a dinâmica demográfica e socioeconômica.

  • B.

    a dinâmica entre as instituições sociais e suas práticas.

  • C.

    as metas setoriais a partir de suas demandas.

  • D.

    os programas e projetos que atendam a demanda de uma realidade social.

  • E.

    o financiamento dos benefícios de forma direta aos beneficiários.

Considere o texto abaixo.

"(...) Visa o repasse direto de recursos dos fundos de Assistência Social aos beneficiários, como maneira de combate à fome, à pobreza e outras formas de privação de direitos, que levem à situação de vulnerabilidade social, criando possibilidades para a emancipação, o exercício da autonomia das famílias e indivíduos atendidos e o desenvolvimento local."

O texto se refere

  • A.

    à rede socioassistencial.

  • B.

    ao programa de transferência de renda.

  • C.

    ao benefício eventual.

  • D.

    à proteção social básica.

  • E.

    à segurança de sobrevivência.

Como política social pública, a Assistência Social permite aos cidadãos acessar recursos, bens e serviços. É nesse sentido que ela deve estar voltada para

  • A.

    a promoção social de alguns segmentos da população.

  • B.

    o conjunto de iniciativas benemerentes e filantrópicas da sociedade civil.

  • C.

    a intervenção direcionada para mudanças políticas e sociais sob a ótica do ideário neoliberal.

  • D.

    a regulação e normatização dos valores éticos e morais da população usuária.

  • E.

    a realização de direitos, necessidades e potencialidades dos cidadãos.

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