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Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das concepções acerca da reforma psiquiátrica e da nova lógica assistencial em saúde mental, julgue os itens seguintes.
A reforma psiquiátrica teve início no segundo mandato do atual governo, época em que eclodiu a crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico estimulado pelas denúncias da mídia.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, referentes à compreensão de noções básicas de psicopatologia.
O autismo é considerado um transtorno de personalidade que se caracteriza por alterações no comportamento, gerando atitudes negativistas e contatos excessivos e pegajosos com as pessoas, tornando o seu tratamento impossível de ser realizado.
Segundo a Norma Operacional Básica − Recursos Humanos − Sistema Único de Assistência Social − NOBRH/ SUAS, a composição de uma equipe de referência de um CRAS − Centro de Referência de Assistência Social de um município de grande porte é:
2 técnicos de nível superior e 2 técnicos de nível médio, para cada 2.500 famílias referenciadas.
4 técnicos de nível superior e 2 técnicos de nível médio, para cada 3.500 famílias referenciadas.
4 técnicos de nível superior e 4 técnicos de nível médio, para cada 5.000 famílias referenciadas.
4 técnicos de nível superior, sendo preferencialmente 2 assistentes sociais e 2 psicólogos, para cada 5.000 famílias acompanhadas.
3 técnicos de nível superior, sendo preferencialmente 2 assistentes e 1 psicólogo, para cada 1.000 famílias acompanhadas.
A política de gestão do trabalho no âmbito da Assistência Social, constante na NOB-RH/SUAS − Norma Operacional Básica − Recursos Humanos − Sistema Único de Assistência Social, surge como eixo delimitador e imprescindível à qualidade da prestação de serviços da rede socioassistencial. Essa gestão deve
garantir que a contratação do quadro de pessoal do SUAS seja de profissionais qualificados, em confor midade com as condições de cada ente.
proporcionar encontros de supervisão aos trabalha dores da área.
definir níveis de produtividade a serem atingidos.
estabelecer parâmetros para a contratação de profis sionais, financiando inclusive esse quadro de pessoal.
garantir a 'desprecarização' dos vínculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da terceirização.
A PNAS − Política Nacional de Assitência Social deve garantir as seguintes seguranças:
dignidade e autonomia.
manutenção de vínculos de afetividade e pertencimento.
sobrevivência, acolhida e convívio familiar.
reprodução social e padrão digno de vida.
prevenção de riscos e vulnerabilidades.
Os instrumentos de gestão se caracterizam como ferramentas de planejamento técnico e financeiro da PNAS − Política Nacional de Assistência Social e do SUAS − Sistema Único de Assistência Social, nas três esferas de governo, tendo como parâmetro o diagnóstico social e os eixos de proteção social, básica e especial. São eles:
Secretaria Executiva do Conselho de Assistência Social; Orçamento; Monitoramento; Avaliação e Gestão de Informação; e Política de Recursos Humanos para servidores de Assistência Social.
Plano de Assistência Social; Fundo de Assistência Social; Conselho de Assistência Social; Monitoramento, Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.
Conselhos de Assistência Social, de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar; Fundo de Assistência Social; Secretaria Executiva do Conselho de Assistência Social; e Plano de Carreira para os servidores da Assistência Social.
Conselho de Assistência Social; Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual; Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.
Plano de Assistência Social; Orçamento; Monitoramento, Avaliação e Gestão de Informação; e Relatório Anual de Gestão.
O Sistema Único de Assistência Social − SUAS materizaliza o conteúdo da LOAS, cumprindo as exigências para a realização dos objetivos e resultados esperados que devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social. Assim, os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:
matricialidade sociofamiliar, proteção social e vigilância social.
financiamento, proteção social e controle social.
vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.
descentralização, territorialização e intersetorialidade.
informação, monitoramento e avaliação.
A centralidade sociofamiliar é estruturante para a Política de Assistência Social. Para o desenvolvimento de suas ações, é necessário reconhecer
a dinâmica demográfica e socioeconômica.
a dinâmica entre as instituições sociais e suas práticas.
as metas setoriais a partir de suas demandas.
os programas e projetos que atendam a demanda de uma realidade social.
o financiamento dos benefícios de forma direta aos beneficiários.
Considere o texto abaixo.
"(...) Visa o repasse direto de recursos dos fundos de Assistência Social aos beneficiários, como maneira de combate à fome, à pobreza e outras formas de privação de direitos, que levem à situação de vulnerabilidade social, criando possibilidades para a emancipação, o exercício da autonomia das famílias e indivíduos atendidos e o desenvolvimento local."
O texto se refere
à rede socioassistencial.
ao programa de transferência de renda.
ao benefício eventual.
à proteção social básica.
à segurança de sobrevivência.
Como política social pública, a Assistência Social permite aos cidadãos acessar recursos, bens e serviços. É nesse sentido que ela deve estar voltada para
a promoção social de alguns segmentos da população.
o conjunto de iniciativas benemerentes e filantrópicas da sociedade civil.
a intervenção direcionada para mudanças políticas e sociais sob a ótica do ideário neoliberal.
a regulação e normatização dos valores éticos e morais da população usuária.
a realização de direitos, necessidades e potencialidades dos cidadãos.
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